Reality ShowTelevisão

10 anos de Largados e Pelados! Por que o reality show da Discovery é tão bem-sucedido?

Um grupo de sobreviventes isolados em um ambiente selvagem, sem comida, água ou roupas, deve enfrentar o desafio de superar as condições mais extremas, demonstrando sua força mental e habilidades para se manter em segurança. Esse é o lema de LARGADOS E PELADOS (Naked and Afraid), o programa de maior sucesso da DISCOVERY, que estreou seu primeiro episódio há 10 anos, em novembro de 2013, e transcendeu fronteiras com várias adaptações feitas em diferentes partes do mundo, tornando-se o programa mais assistido do canal na América Latina. Mas o que leva os telespectadores a consumir esse formato? Por que são tão atraídos para testemunhar a luta pela sobrevivência humana nas condições mais extremas? Uma investigação da DISCOVERY analisa esse fenômeno e as razões por trás de seu sucesso. 

O estudo da DISCOVERY sobre o que está por trás do interesse pelo reality show LARGADOS E PELADOS foi feito pela consultoria Netquest em agosto de 2023, que entrevistou um grande grupo de telespectadores em países da América Latina, incluindo Brasil, México, Colômbia, Argentina, Chile e Peru, sobre suas preferências e motivações para assistir a esse tipo de conteúdo, que é baseado na vida real.   

O Estudo  

Entre os participantes da pesquisa, quase todos conheciam LARGADOS E PELADOS.  No entanto, o programa é mais popular entre o grupo jovem de entrevistados, com idade entre 18 e 34 anos. Além disso, a maior parte dos parte de espectadores é do sexo masculino, embora também haja um grande interesse no reality show entre as mulheres.   

Tratando-se dos elementos mais atraentes do formato reality de aventura, em primeiro lugar destaca-se a curiosidade sobre as habilidades de sobrevivência (43%), seguida pelo interesse na natureza humana e sua reação em contextos de alta pressão (41%), a atração por ambientes hostis e o estresse que essas situações extremas despertam (40%) e o entretenimento gerado pelas aventuras e desafios propostos pelo programa (39%). As motivações dos espectadores para escolher um reality show de sobrevivência são principalmente o fato de que o programa os entretém (36%), que gera curiosidade (32%), que existe um interesse por aventura, vida animal ou sobrevivência (30%), que é divertido (25%) ou que são atraídos pela proposta do programa em geral (23%).   

Os entrevistados também foram questionados sobre seus hábitos de assistir ao formato. Embora a maioria das pessoas opte por assistir a esse tipo de programa sozinha (38%), um número significativo de participantes prefere assisti-lo com seu parceiro (31%) e, em uma proporção bem menor, outros optam por assisti-lo com seus pais, filhos ou amigos.   

Os participantes também demonstraram grande interesse em produções baseadas na vida real, como documentários, séries de não-ficção estreladas por pessoas reais e outros tipos de reality shows. Nesses formatos, eles encontram um conteúdo imersivo, que desperta a curiosidade e tem o fator surpresa do inesperado. Além disso, o formato pode ser uma ótima fonte de conhecimento, promovendo também uma conexão muito especial entre os protagonistas e seu público, por meio de empatia, identificação e emoção.   

Falando mais sobre Brasil  

Ainda, tratando-se especificamente do Brasil, dados coletados pelo Kantar Ibope Media, demonstram que a franquia de Largados e Pelados é líder absoluta do canal Discovery há seis anos consecutivos, não saindo da primeira posição desde o ano de 2018! De acordo com a pesquisa, das cinco produções Discovery mais vistas em 2023, 4 integram a franquia, sendo elas: a versão original de Largados e Pelados e os spin-offs Largados e Pelados: França, Largados e Pelados: Latam e Largados e Pelados: Sozinhos.  

LARGADOS E PELADOS se estabeleceu como o programa de maior sucesso da DISCOVERY na América Latina, com uma grande comunidade de fãs que compartilham sua profunda paixão pela aventura e sobrevivência nas condições mais extremas, bem como outros tipos de espectadores atraídos pela curiosidade.    

Comemore os 10 anos de LARGADOS E PELADOS com a DISCOVERY e não perca a programação especial durante o mês de novembro: a estreia de seu spin-off LARGADOS E PELADOS: A COMPETIÇÃO (Naked and Afraid: Last One Standing), além de rever os episódios mais extremos ao longo do mês. 

Sobre o Discovery  

O Discovery Channel é uma marca global dedicada a criar conteúdo de alta qualidade baseado na vida real. Sua missão é informar, entreter e satisfazer a curiosidade de seu público, através de uma programação variada nas áreas de ciência, tecnologia, natureza, história, aventura humana e cultura mundial. Lançado nos Estados Unidos em 1985, e na América Latina, em 1994, o Discovery Channel está presente em mais de 200 países e territórios.  

©2023 Warner Bros. Discovery. Discovery Channel e seu logotipo são marcas da Warner Bros. Discovery. Todos os direitos reservados.  

Sobre discovery+ 

discovery+ é o serviço definitivo de streaming da vida real da Discovery, Inc. discovery+ apresenta mais de 25 mil episódios de programas clássicos e atuais do portfólio icônico de canais da Discovery, além de uma ampla gama de séries originais e exclusivas dispostas em segmentos nos quais as marcas Discovery têm uma forte posição de liderança, incluindo Kids, Família, Casa e Decoração, Comida, Sobrevivência e Aventura, Relacionamentos, Crime, Paranormal e Mistério, Saúde e Estilo de Vida, documentários de alta qualidade, além de Natureza e Animais, Ciência e Tecnologia e Motores. Para mais informações, visite discovery+ e também em uma variedade de plataformas e dispositivos. 

©2023 Warner Bros. Discovery. discovery+ e seu logotipo são marcas da Warner Bros. Discovery. Todos os direitos reservados.

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Instagram e Twitter @thiaggocamilo
Botão Voltar ao topo