NoticiasTeatro

“Djavan – O retorna ao Rio de Janeiro em novo palco, no Teatro Claro Mais

A partir de 8 de janeiro, o Teatro Claro Mais RJ recebe a nova temporada de “Djavan – O , produção da Turbilhão de Ideias, com realização da Nove Produções, apresentada pelo Ministério da Cultura e pela Caixa Vida e Previdência, com apoio da Caixa Seguridade. O retorno ao Rio de Janeiro acontece em novo palco após uma trajetória marcada por casas lotadas e ampla repercussão junto ao público, com temporadas no próprio Rio e em São Paulo, além de uma turnê nacional que passou por cidades como Belo Horizonte, Curitiba, Brasília e Maceió. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site da Uhuu ou pela bilheteria física do teatro.

Idealizado por Gustavo Nunes, com direção artística de João Fonseca e texto de Patrícia Andrade Rodrigo França, o espetáculo percorre a trajetória e a obra do cantor e compositor alagoano a partir de episódios de sua vida pessoal e artística. A dramaturgia organiza esses momentos tomando a própria criação musical do artista como eixo da narrativa, conectando experiências, encontros e escolhas que marcaram sua história.

Com cerca de duas horas de duração, o musical tem direção musical assinada por João Viana, filho do homenageado, ao lado de Fernando Nunes. O repertório reúne canções que marcaram a carreira de Djavan e atravessam diferentes momentos de sua produção, como OceanoUm Amor PuroMeu Bem QuererCorrenteza e Luanda, além de outras composições que ajudam a delinear a identidade de uma obra reconhecida pela diversidade de influências — do samba ao jazz, do pop aos ritmos afro-brasileiros.

Raphael Elias interpreta Djavan em diferentes momentos da narrativa. Negro e natural de Divinópolis (MG), o ator construiu sua trajetória artística a partir do interior de Minas Gerais, movido pela paixão pela música e incentivado pela família, até alcançar seu primeiro papel de protagonismo em uma grande produção nacional. Selecionado entre mais de 250 candidatos, sua escolha dialoga com o percurso do próprio homenageado e com os temas abordados pelo espetáculo, trazendo à cena não apenas a musicalidade do artista, mas também aspectos de sua dimensão humana, marcada por escolhas, deslocamentos e perseverança.

Ao seu lado, o elenco se desdobra em múltiplos personagens que representam figuras centrais da vida pessoal e artística do biografado. Marcela Rodrigues vive Dona Virgínia, sua mãe; Ester Freitas interpreta Djanira, sua irmã; Alexandre Mitre dá vida a Djacir, o irmão mais velho; Thainá Gallo interpreta Aparecida, a primeira esposa e mãe dos três filhos; e Douglas Netto vive João Mello. Aline Deluna interpreta Maria Bethânia, Gab Lara dá vida a Chico Buarque, Tom Karabachian interpreta Caetano Veloso e Milton Filho surge como Elegbara, entidade simbólica presente na narrativa.

A equipe criativa reúne profissionais de reconhecida atuação nas artes cênicas. A coreografia e a direção de movimento são assinadas por Marcia Rubin; a iluminação, por Daniela Sanchez; a cenografia, por André Cortez; e os figurinos, por Karen Brusttolin. Os arranjos e a preparação vocal ficam a cargo de Jules Vandystadt, ao lado do design de som de João Paulo Pereira. O visagismo é assinado por Sidnei Oliveira.

O retorno do espetáculo celebra também seu percurso no circuito de prêmios, acompanhando a recepção da montagem desde a estreia. “Djavan – O  conquistou o Prêmio Arcanjo de Cultura na categoria Teatro Musical Brasileiro e reuniu indicações em láureas como o Prêmio Destaque Imprensa Digital — nas categorias Destaque Direção Musical e Destaque Revelação para o protagonista Raphael Elias —, além da recente indicação ao Prêmio Shell de Teatro na categoria Cenografia.

Combinando música, teatro e dança em uma encenação estruturada a partir da obra de Djavan, o espetáculo retorna para novas temporadas em 2026, ano em que o artista celebra 50 anos de carreira, convidando o público a reencontrar, em cena, sua trajetória e parte do repertório eternizado ao longo de quase 30 discos, de um dos grandes nomes da música brasileira.

SERVIÇO:

Local: Teatro Claro MAIS RJ  (Shopping Rio Sul)
Rua Siqueira Campos, 143, 2º Piso – Copacabana, Rio de Janeiro
Temporada: 08 de Janeiro de 2026 a 08 de Fevereiro de 2026
Quinta e Sexta às 20h | Sábados 16h30 e 20h30 | Domingos 18h

Valor: a partir de R$ 19,80 em até 6x
Vendas: Site Uhuu

informações importantes:

Assento para obesos: informamos que este assento é duplo e se destina ao conforto do cliente obeso.

acesso aos setores balcão, frisa e camarote por escadas.

Reservas para grupos:

Léo Carvalhais – grupos.teatroclarorio@brainmais.com / 21 – 96629 0020

Classificação Indicativa: 12 Anos

Duração aproximada: 150 min (com intervalo)

Capacidade do Teatro: 660 lugares

*Sujeito a lotação

Canal oficial
Instagram @djavanomusical

Ficha Técnica:

Idealização: Gustavo Nunes
Texto: Patrícia Andrade e Rodrigo França

Direção Artística: João Fonseca

Direção Musical: João Viana e Fernando Nunes

Coreografia e Direção de Movimento: Marcia Rubin

Iluminação: Daniela Sanchez

Cenografia: André Cortez

Figurino: Karen Brusttolin

Arranjos e Preparação Vocal: Jules Vandystadt

Designer de Som: João Paulo Pereira

Visagismo: Sidnei Oliveira

Produção de Elenco: Ciça Castello

Coordenação de Produção: Anna Sant´Ana

Coordenação de Marketing: Rodrigo Medeiros

Produção: Turbilhão de Ideias

Realização: Nove Produções

Elenco:

Aline Deluna – Maria Bethânia e múltiplos papéis

Alexandre Mitre – Djacir (irmão mais velho de Djavan) e múltiplos papéis

Douglas Netto – João Mello e múltiplos papéis

Thainá Gallo– Aparecida e múltiplos papéis

Ester Freitas – Djanira (mãe de Djavan) e múltiplos papéis

Gab Lara – Chico Buarque e múltiplos papéis

Marcela Rodrigues – Dona Virgínia e múltiplos papéis

Milton Filho – Elegbara e múltiplos papéis

Raphael Elias – Djavan

Tom Karabachian – Caetano Veloso e múltiplos papéis

Patrocínios e Apoios

Patrocínio: Caixa Vida e Previdência
Apoio cultural: Caixa Seguridade

A CAIXA Vida e Previdência, empresa que apresenta e patrocina o espetáculo “Djavan – O  , é especializada em produtos de Seguro de Vida, Seguro Dívida Zero e Previdência Privada. É uma das maiores seguradoras do país, com R$150 bilhões em reservas e mais de 8 milhões de clientes que confiam na solidez da marca CAIXA. Nascida em 2021, a empresa é fruto da parceria celebrada pela CAIXA Seguridade com a CNP Assurances, líder do mercado francês de Seguro de Vida. O propósito da CAIXA Vida e Previdência é garantir à família brasileira tranquilidade no presente e segurança no futuro, com produtos que atendem às mais variadas faixas de renda e realidades dos nossos clientes, e que estão disponíveis em canais digitais e físicos, nas mais de 4 mil agências CAIXA e de 22 mil Lotéricas e Correspondentes CAIXA Aqui.

Sobre TURBILHÃO DE IDEIAS

A Turbilhão de Ideias produz projetos de arte, cultura e entretenimento em diversas plataformas, desde 2008. Realiza espetáculos em todos os estados e capitais do Brasil, tendo circulado por mais de 50 cidades. Em nível internacional, realizou Festivais em Londres e Dublin (Nelson Rodrigues Festival) e apresentações de teatro em Portugal. Entre mais de 40 espetáculos realizados, Cássia Eller, O Musical”, um dos maiores sucessos do teatro musical brasileiro; “Meu Quintal é maior do que o Mundo”, com Cássia Kis; “Simples Assim”, com Julia Lemmertz; “A História de Nós 2”, de Lícia Manzo; “O Menino que vendia palavras”, com Du Moscovis; “R&J de Shakespeare – Juventude Interrompida”, vencedor do Prêmio APTR (melhor produção); “Rio Mais Brasil, o nosso musical” com direção de Ulysses Cruz; “Isso Que É Amor – O Musical”, inspirado nas canções de Luan Santana, entre muitos outros. No cinema, é recordista de público com “Maria – Ninguém Sabe Quem Sou Eu”, documentário sobre a vida e obra de Maria Bethânia. O segmento que mais tem se destacado nos últimos anos é a produção de musicais no Cássia Eller – o musical”, “Rio mais Brasil, o nosso musical”, “Isso que é amor – o musical”, O REI DO ROCK, o musical”, “Céu Estrelado – o musical” aclamado pelo público e pela crítica especializada, sobre o cancioneiro popular brasileiro, o infantil “A Fabulosa Fábrica de Música”, e seu mais recente projeto “Vital – O Musical do Paralamas”. Suas produções já ultrapassam 3 milhões de espectadores em mais de 5 países, tendo sido indicadas a mais de 30 prêmios nacionais e internacionais

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Instagram e Twitter @thiaggocamilo
Botão Voltar ao topo