O Museu da Língua Portuguesa, instituição do Governo do Estado de São Paulo, realiza a roda de conversa Palavras em fluxo: intervenções artísticas das ruas ao museu no dia 8 de abril, das 16h30 às 18h. O evento, que será híbrido, acontecerá com público presencial no espaço Línguas do Cotidiano, da exposição principal do Museu, e também será transmitido pelo canal do YouTube do Museu da Língua Portuguesa.
Com a participação dos convidados Coletivo Coletores e Coletivo Transverso, a roda de conversa é uma livre troca de ideias sobre intervenções artísticas que partem da palavra para ocupar, simbolicamente, espaços urbanos por meio de projeções efêmeras. Além disso, buscará discutir o que acontece quando essas obras são incorporadas por espaços culturais. No Museu da Língua Portuguesa, por exemplo, isso acontece na experiência Rua da Língua por meio de trabalhos de artistas como GG (Susto) e Coletivo Bijari.
O Coletivo Coletores, formado em 2008 na zona leste paulistana por Toni William e Flávio Camargo, usa a cidade como meio e suporte para suas ações, a partir de conceitos como arte e jogo, arquitetura do precário e design social. Já o Coletivo Transverso trabalha com arte urbana e poesia por meio de técnicas como estêncil, lambe-lambe, projeção luminosa e performance, atuando, desde 2011, em São Paulo e Brasília. Ambos os grupos vão falar sobre a relação de seus respectivos trabalhos com a transformação no olhar e a forma de fruir a cidade – os centros e as periferias -, o uso de tecnologias de baixo custo na sua reprodutibilidade e a mudança de perspectiva quando se tornam acervo de museus.
O evento será realizado em formato híbrido, com possibilidade de participação de duas maneiras: presencialmente no Museu da Língua Portuguesa ou remotamente, ambos sem necessidade de inscrição prévia. Para participação presencial, basta se apresentar no Portão A do Museu (vagas limitadas, sujeita à disponibilidade, distribuídas por ordem de chegada a partir das 14h30). Para participação remota, basta acessar o canal do Museu da Língua Portuguesa no YouTube, no dia e horário programados. Aos interessados em receber certificado de participação, é necessário preencher os dados na lista de presença disponibilizada no dia da atividade.
A realização da roda de conversa Palavras em fluxo: intervenções artísticas das ruas ao museu faz parte das ações do Lab_Língua Portuguesa para 2022. O Lab é uma das frentes de atuação do Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa, que mediará a conversa.
SERVIÇO
Roda de conversa “Palavras em fluxo: intervenções artísticas das ruas ao museu”
Dia 8 de abril (sexta-feira), das 16h30 às 18h
Evento híbrido
No Museu da Língua Portuguesa (15 vagas, distribuição d a partir das 14h30, no próprio dia 8 de abril) e no canal do YouTube do Museu da Língua Portuguesa (sem limitação de vagas)
Grátis, sem necessidade de inscrição prévia
Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz s/n – Luz – São Paulo
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até as 18h)
R$ 20 (inteira), R$ 10 (meia)
Grátis aos sábados
Grátis para crianças até 7 anos
Ingressos pela internet: https://bileto.sympla.com.br/event/68203
Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa
O Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa, apresentado pela EDP, é o setor da instituição responsável por pesquisar, documentar e difundir as referências patrimoniais materiais e imateriais que compõem o acervo do MLP.
Comprometido com a inovação, o Centro de Referência elabora projetos voltados para o uso e reúso de conteúdos do acervo, lançando mão de tecnologias e de estratégias colaborativas para ampliar e preservar o repertório patrimonial da instituição e realizar sua difusão no cumprimento da função social do Museu. Nesse sentido, uma de suas linhas de atuação é desenvolver ações voltadas a apoiar o ensino e aprendizagem da língua portuguesa, potencializando a vocação do Museu para a educação. Visando este objetivo, o Centro de Referência tem como uma de suas frentes o Lab_Língua Portuguesa.
Quem vem ao Museu pode visitar a sala do Centro de Referência, que fica no térreo, na ala oeste, próximo ao hall do Pátio B, novo espaço expositivo do Museu da Língua Portuguesa. Por lá, podem acessar o acervo da exposição principal do museu, como o conteúdo das experiências Falares e Português do Brasil, e ainda consultar alguns livros.
O horário de atendimento do Centro de Referência é de terça a sábado, das 10h às 12h e das 13h às 17h, exceto feriados.
SOBRE O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA
O Museu da Língua Portuguesa é uma realização do Governo Federal e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, concebido e realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.
A reconstrução do Museu tem patrocínio máster da EDP e patrocínio do Grupo Globo, Itaú Unibanco e Sabesp – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O apoio é da Fundação Calouste Gulbenkian.
A Temporada 2022 conta com patrocínio do Grupo Volvo, do Instituto Cultural Vale e do Itaú Unibanco, apoio da Booking.com e do Grupo Ultra e das empresas parceiras Cabot, escritório Mattos Filho, Verde Asset Management, Faber-Castell e Bain&Company. Rádio CBN, Revista Piauí e Guia da Semana são seus parceiros de mídia. A Temporada é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo
(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162
(11) 98849-5303 (plantão)
[email protected]