O “Menestrel do Brasil”, Juca Chaves nos deixa hoje, aos 84 anos, em decorrência de complicações de problemas respiratórios, no Hospital São Rafael, em Salvador (BA). Juca residia na capital baiana há décadas e estava internado havia cerca de 15 dias.
Com uma carreira premiada no cenário artístico brasileiro, Juca Chaves era compositor, humorista, e apresentador de TV. Sua trajetória no veículo se iniciou na década de 50, tendo passagens pelas redes Tupi e Record.
No SBT, além de participar de diversas atrações como convidado, comandou o humorístico Juca Chaves, o Menestrel do Brasil, em 1988. Exibido em pílulas de 5 minutos, Juca entoava cantigas que satirizavam o cenário político nacional e os assuntos em voga à época. O cenário, um céu estrelado com uma grande lua onde Juca se sentava, ficou marcado pela estética minimalista, destacando e exaltando exclusivamente o talento do apresentador, que se sentava sobre a lua com seu inseparável alaúde.
A emissora, onde Juca deixa as melhores lembranças e será sempre reverenciado por fazer parte de nossa história, se solidariza com a esposa Yara e suas filhas Maria Morena e Maria Clara. O corpo do artista será cremado.