Finalizado no último dia 23, o Salão de Milano promoveu novidades em seu formato. Realizado anualmente em Milão desde 1961, essa feira é referência universal para designers, arquitetos, fabricantes e entusiastas de decoração. Por toda sua história, apresentou produtos, artistas, designs e conceitos que revolucionaram a indústria.
A importância do Salão de Milano é enorme para o setor mobiliário e de decoração, pois, é um espaço para apresentação de novas tendências, tecnologias e materiais, bem como em arquitetura e construção. Segundo o empresário Eduardo Sandron, os principais fabricantes e designers lançam seus produtos no evento, e conquistam a atenção de compradores, jornalistas e críticos de todo o mundo. Esse evento tem um impacto significativo na indústria da arquitetura, pois influencia desenvolvimentos na construção de edifícios e de decoração.
“O Salão de Milano é um ponto de encontro importante para os profissionais do setor, possibilitando o networking e a troca de ideias entre as principais mentes criativas do mundo do design. É um espaço onde se discutem tendências, desafios e oportunidades, contribuindo para o desenvolvimento de soluções inovadoras e criativas para as casas e empresas”, afirmou.
Entre tantos outros assuntos, o evento apresentou novas tendências para o segmento. De acordo com Eduardo Sandron, a utilização de vidros inteligentes será uma das principais novidades para o futuro. Eles podem ser controlados eletronicamente, para fornecer maior ou menor transparência, de acordo com as necessidades do usuário.
“Outra tendência é a utilização de vidros de baixo teor de ferro que oferecem maior transparência. Esses vidros também podem ser utilizados em combinação com outros materiais, como madeira e metal, criando fachadas modernas e elegantes”.
“Além disso, a utilização do vidro em fachadas, escadas, pisos e coberturas também tem sido uma tendência crescente na arquitetura moderna, oferecendo uma sensação de transparência e leveza, além de permitir a entrada de luz natural em áreas internas, assim contribuindo também para a sustentabilidade, uma vez que boa parte desse material tem o fator energético que minimiza a entrada de calor diminuindo a utilização do ar-condicionado”, complementou o empresário.
O impacto da realização de grandes eventos como o Salão de Milano é extremamente forte, devido à movimentação financeira, a grande estrutura envolvida e a necessidade de muito planejamento e organização. Ainda segundo o empresário, eles geram empregos, movimentam a indústria do turismo, impulsionam o comércio, além de aumentar a visibilidade e o prestígio do país ou cidade-sede.
“No caso do Salão de Milano, a cidade de Milão se torna um centro global de negócios e inovação durante os dias do evento, atraindo milhares de visitantes de todo o mundo. A feira gera empregos diretos e indiretos em áreas como turismo, transporte e gastronomia, além de aumentar a demanda por produtos e serviços locais. No âmbito global, eventos como esse têm um papel importante no fortalecimento da indústria do mobiliário e do design de interiores, contribuindo para a promoção da inovação e da criatividade, além de estimular a competição saudável e o desenvolvimento de soluções mais eficientes e sustentáveis”, finalizou.