Segundo Fábia Oliveira, do site “Metrópoles”, a justiça condenou Dani Calabresa, Bento Ribeiro e a MTV Brasil a indenizarem o jornalista Marcelo Bandeira, em R$ 15 mil.
A punição, segundo revelou a colunista do site “Metrópoles”, é reflexo de uma piada contada pelos ex-comandantes do “Furo MTV”, da extinta MTV Brasil, em 2011.
Para quem não se recorda, Claudete Troiano parabenizou a angolana Leila Lopes, vencedora do concurso de Miss Universo, e engatou um recado para sua homônima, a falecida artista brasileira.
“Um beijo pra você, Leila Lopes. Por onde será que anda a Leila Lopes, a atriz?”, indagou. Coube a ele corrigir e avisá-la: “Ela faleceu, Clau”. “É mesmo? Não fiquei nem sabendo”, respondeu, visivelmente sem graça. O momento viralizou, rendeu uma série de memes na internet e até hoje é lembrado nas redes sociais.
Vale citar que tudo saiu de controle quando Dani e Bento repercutiram o episódio no “telejornal” e passaram a chamar Marcelo de “ajudante homossexual” e “a bicha que trabalha com Claudete”. Mencionando ter sido humilhado e ridicularizado, o rapaz ingressou com a ação e teve êxito depois de 11 anos.
Dani Calabresa afirmou que, na época dos fatos, “os conteúdos televisivos, em especial os de humor, que envolvessem a questão da orientação sexual eram comuns e aceitos em nossa sociedade” e “‘bicha’ era uma expressão totalmente permitida”, mas a juíza Daniela de Paula não acolheu a argumentação.
“Ainda que os réus aleguem que as falas seriam jocosas e não teriam intenção de ofender, os comentários direcionados ao autor constituíram notória ridicularização de sua identidade. A homoafetividade, historicamente marginalizada, deve ser protegida de comportamentos degradantes”, ressaltou a magistrada na sentença.
Fábia Oliveira também destacou que a apresentadora do “Cat BBB”, da Globo, resolveu recorrer da decisão por não concordar com o valor estabelecido, frisando que o considerou alto. Procurado, Bandeira, que assina uma coluna no portal iG e está à frente de um quadro no programa de rádio de Paulinho Boa Pessoa, confirmou que ainda não recebeu a indenização.