Televisão

Ao completar  59 anos no ar, “Programa Silvio Santos” terá Silvia Abravanel mediando disputa entre seu pai e Dudu Camargo no “Jogo das 3 Pistas”

Atração mais alegre da televisão brasileira, o “Programa Silvio Santos” deste domingo, 5 de junho, não poderia ter outro clima que não o de festa e diversão, duas marcas registradas ao longo da trajetória dos 59 anos de exibição do programa comandado pelo maior comunicador do país, completados na última quinta-feira (2).

E na primeira vez que vai ao ar após a data comemorativa, é claro, que Silvio Santos não deixaria de inovar. Dessa vez, ele convida Silvia Abravanel para comandar a disputa do “Jogo das 3 Pistas” entre ele e Dudu Camargo. Quem será que adivinha mais palavras secretas com o menor número de dicas e leva a melhor?

No “Jogo dos Pontinhos”, o apresentador dá nova oportunidade para a plateia subir no palco e responder as perguntas curiosas e irreverentes feitas por ele. Já no quadro “Não Erre a Letra”, os convidados da semana são Biel. Felipe Rodriguez, Flávia Viana, Marcelo Zangrandi, Simony e Tays Reis. Eles terão que completar as músicas escolhidas pela produção para chegar até a decisão, onde quem adivinhar de quem é a voz da canção final ganha o game. 

Silvio Santos ainda interage bastante com os convidados, distribuindo os famosos aviõezinhos e fazendo diversos outros games.

Além disso, tem ainda muita risada com as “Câmeras Escondidas”, incluindo a inédita “Zumbis na TV”, onde durante uma dinâmica de uma entrevista de emprego as pessoas têm que assistir um vídeo e fazer anotações que a atriz Aline Serrano pede. De repente, o dublê Robin Castro quebra o televisor e sai dele. Em seguida, vários outros zumbis começam a entrar na sala, encurralando as vítimas.

O “Programa Silvio Santos” vai ao ar neste domingo, a partir das 20h, no SBT! 

Sobre o Programa Silvio Santos

O apresentador mais longevo da televisão mundial, que se mantém em atividade em um mesmo programa, comanda a atração que leva o seu nome  desde o dia 02 de junho de 1963. Inicialmente exibido na TV Paulista, canal 5, foi pioneiro em reunir nas tardes de domingo um misto de gincanas, musicais, brincadeiras e muita diversão, com o auditório participando ativamente dos diversos quadros.

No início, a atração era composta por três grandes programas: Cuidado com a Buzina, o primeiro programa de calouros apresentado por Silvio Santos, Pra Ganhar é Só Rodar, com o pião que dava prêmios aos clientes do Baú da Felicidade, e Justiça dos Homens, um tribunal no palco que trazia emoção e dramaturgia.

Com o sucesso das atrações, o Programa Silvio Santos foi ganhando tempo, e novidades vieram, com formatos que foram pioneiros na TV brasileira na década de 60 como Rainha por Um Dia, presenteando mulheres com prêmios e uma renovação do visual, Música e Alegria, uma gincana com provas inusitadas e muitos musicais, Os Galãs Cantam e Dançam aos Domingos, uma super parada de sucessos com os maiores cantores da década, encontrando e dançando com suas fãs.

Em setembro de 1969, já pela TV Globo, o programa passa a ir ao ar para todo o Brasil durante oito horas seguidas, ao vivo, um feito inovador e vanguardista, chegando a produzir mais de 40 programas por mês. Na virada da década, novas atrações tomam forma e conquistam a audiência como o game Só Compra Quem Tem, o espetacular Sinos de Belém, onde Silvio Santos cumpria diversas provas, o musical Viva o Samba, o emocionante Arrisca Tudo, o novo programa de calouros Show de Talentos Anônimos, e o infantil que marcou uma geração de brasileirinhas: Boa Noite Cinderela.

Em 1976, o dominical passa a ser apresentado pela Rede Tupi para todo o Brasil, em conjunto com a TVS Rio, canal 11, e uma nova geração de programas vai ar: Domingo no Parque, a divertida gincana entre colégios, Show de Calouros, então reformulado com os inesquecíveis jurados, a nova versão do Cidade Contra Cidade, e um dos maiores sucessos da TV: o musical Qual é a Música.

Na década de 80, passa a ser apresentado pelo SBT, e os novos programas mostram a verve inovadora de Silvio Santos, que traz Roletrando, O Preço Certo, as novas versões de Cinderela e Ela Disse Ele Disse, O Dia que Você Nasceu, Arrisca Tudo, e o programa que emocionou os brasileiros: Porta da Esperança. Namoro na TV era o app de relacionamentos da época.

Os anos 90 chegam para consolidar de vez o Programa Silvio Santos, com os inesquecíveis ícones do domingo: Topa Tudo por Dinheiro e Em Nome do Amor, além deles estreiam o novo Festival da Casa Própria, Tentação, Hot Hot Hot e Isto é o Amor, entre outros.

Em 2000, a inovação se faz presente novamente com o game show que marca gerações: Show do Milhão vem pra divertir e ensinar. Além dele, outra grande novidade surpreende o público: Casa dos Artistas inaugura um novo gênero da programação da TV: os realities de confinamento. Em 2003, Roda a Roda chega para todo mundo adivinhar as palavras do painel. O Nada Além da Verdade colocava os artistas a prova do detector de verdades.

Em 2008 o novo Programa Silvio Santos reúne os mais de 50 anos de TV em atrações modernas e divertidas com destaque para Jogo das Três Pistas, Jogo dos Pontinhos, Não Erre a Letra, e as Câmeras Escondidas, que viralizam nas redes e rodam o mundo conquistando bilhões de visualizações.

Silvio Santos mantem a tradição dos domingos nestes anos todos, com suas colegas de trabalho no auditório mais feminino do Brasil, trazendo a força do comunicador que há mais tempo continua no ar inovando e se reinventando sem perder sua essência: a alegria e a diversão.

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Instagram e Twitter @thiaggocamilo
Botão Voltar ao topo