Nesta última semana, o internacional Palhaço Bozo, que é a alegria da criançada, que é interpretado pelo artista André Luiz Sucesso uma criação do ator hollywoodiano David Arquette, esteve no Hemonúcleo do Hospital Universitário São Francisco para incentivar os amiguinhos adultos a doarem sangue como boa causa. Em sua frase, o Bozo afirma rindo “Doe Sangue, doe vida!”
Todos os dias acontecem centenas de acidentes, cirurgias e queimaduras violentas que exigem transfusão, assim como os portadores de hemofilia, leucemia e anemias.Além disso, doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro que não provoca risco.
Após o cadastro, o doador é orientado a se dirigir a um local onde será realizado um questionário individual e confidencial sobre sua saúde, a fim de avaliar se está apto para realizar a doação.
Com base nos resultados do questionário será realizado o teste de hematócrito e verificado os sinais vitais. Se o doador não tiver condições para doar, o triador irá lhe explicar o motivo da inaptidão e se esta situação é temporária ou definitiva. Se o doador estiver apto para doar, assinará um termo de consentimento e será encaminhado para a sala de coleta.