Na novela O Cravo e a Rosa, que está sendo reprisada em edição especial pela Globo atualmente, Cornélio (Ney Latorraca) acabará sendo o anjo salvador de Dalva (Bia Nunnes) e (Miriam Freeland), as impedindo de perder suas fortunas. É que elas quase cairão na armação do advogado Ursulino (Henrique César) e do jornalista Serafim (João Vitti), os quais não contarão com uma presença inesperada no momento da assinatura dos documentos.
“Ah, a senhora não precisava trazer ninguém, eu sou homem de absoluta confiança”, dirá o advogado. “Se é de confiança, não se incomoda com a minha presença, né?”, responderá Cornélio, chegando com tudo e logo perguntando se pode dar aquela olhada nos papéis antes que as jovens assinem qualquer um dos documentos.
“Assine só a sua herança e mande esse homem pra rua”, dirá Cornélio, que ainda negará os honorários de 30% que Dalva entregaria ao advogado, afirmando se tratar tudo de um grande roubo: “Não vai ganhar nenhum centavo. E tem mais, eu vou contar centavo por centavo da herança da prima Dalva”, disparará.
“Ah, Cornélio. Eu fico muito grata”, falará Dalva. Serafim dirá que foi muito bom Cornélio ter ido porque as salvou de um salafrário, mentindo ainda que não tinha percebido as más intensões de Ursulino. “Se fosse mais esperto, teria percebido, jornalista Serafim, não é?”, alfinetará Cornélio no folhetim da Globo.