O ‘Esporte Espetacular’ vai até Goiás para contar a história de Pedro Paulo, um estudante com deficiência visual que, impulsionado por um projeto da faculdade, começou a narrar jogos de futebol. Para realizar a façanha, ele conta com a ajuda de amigos e ouve outras narrações para conseguir reproduzir exatamente o que está acontecendo em campo. O programa ouviu familiares, amigos e professores; acompanhou um dia de narração de Pedro; e promoveu o encontro com o seu ídolo Everaldo Marques. “Fiquei emocionado quando a produção me contou a história do Pedro. A gente não faz ideia de que inspira as pessoas. Para mim, estou apenas fazendo o meu trabalho e aí ouvir uma história de superação como essa e ainda saber que ele admira o meu trabalho me deixou muito feliz”, afirma Everaldo.
Superação também é a palavra de ordem da série “Mestres do Tempo”, que mostra o papel crucial que o exercício físico adquiriu no processo de longevidade das pessoas. No segundo episódio, o quadro conta a história do carioca Ricardo “Bocão”, surfista experiente que, aos 68 anos, quando encarou pela primeira vez as temidas ondas gigantes de Nazaré, em Portugal, surfou uma onda de 18 metros. Outro que precisou se superar para voltar a competir é o ciclista mineiro Ivanir Teixeira, personagem da série “Reencontros”, criada para celebrar os 50 anos do ‘Esporte Espetacular’. Em 1996, ano em que participou dos Jogos Olímpicos de Atlanta, o programa mostrou toda a sua rotina de treinamentos, que incluía acordar cedo diariamente para tirar leite das vacas. Dezessete anos depois, a repórter Debora Gares reencontrou Ivanir, que segue pedalando, agora entre os veteranos. Mas quem o vê em atividade, nem imagina que no final de 2008 o ciclista sofreu um acidente doméstico e fraturou a coluna, o que lhe tirou das competições por nove anos.
Sem desacelerar, porque é hora é decisão na segunda edição do ‘Desafio de Kart’. Neste domingo será conhecido o grande campeão da temporada. Seguem na disputa do quadro, apresentado por Tiago Medeiros e Bárbara Coelho, a campeã olímpica de vôlei Paula Pequeno; o ex-jogador de futebol e comentarista Richarlyson; a bicampeã mundial de skate Pâmela Rosa; a ex-atleta paralímpica Verônica Hipólito; os cantores Bruninho e Gabily; o radialista David Brazil; além dos influenciadores digitais “Xurrasco” e Matheus Costa. A novidade é que neste último episódio, um corredor surpresa, fã de automobilismo, chega para participar da segunda e decisiva bateria e promete bagunçar o resultado final.
No futebol, o programa relembra a curiosa história que completou 50 anos no último mês de agosto, do título do Campeonato Paulista de 1973. Por conta de um erro de contagem do árbitro durante as cobranças dos pênaltis, a taça precisou ser dividida entre Santos e Portuguesa. Ainda nos campos, o quadro “Biografia de um Lance” traz um dos lances mais memoráveis para a torcida do Fluminense – o gol de cabeça de Washington “Coração Valente” diante do São Paulo na Libertadores de 2008. Além do próprio jogador, o repórter Richard Souza conversou com pessoas que viram tudo de pertinho, como os comentaristas Dodô e Richarlyson; o ex-jogador Hernanes; o repórter Eric Faria; e alguns torcedores do clube.
O ‘Esporte Espetacular’ deste domingo, dia 22, tem a apresentação de Lucas Gutierrez e Bárbara Coelho e começa às 10h, logo depois do ‘Auto Esporte’.