Comunicamos que haverá um debate aberto ao público e gratuito com o tema ‘O teatro e a poesia em um mundo à venda: um debate sobre o espetáculo Teatro à Venda’ com as presenças do poeta Cássio Junqueira, a pesquisadora Lucy Ribeiro e todo elenco, neste domingo, dia 22 de outubro, às 21h, logo após a apresentação do espetáculo no teatro Arthur Azevedo.
Teatro à Venda, o espetáculo de teatro que satiriza o mundo perfeito das propagandas comerciais, chega ao Teatro Arthur Azevedo em temporada inédita com oito apresentações, de 19 a 29 de outubro (quintas, sextas e sábados às 20h30, domingos às 19h00). O espetáculo é realizado pelo Coletivo Parêntesis de Teatro, grupo fundado em 2016 por Pedro Tancini, que também assina a dramaturgia e direção.
Teatro à Venda é uma tragicomédia que nos faz rir e nos faz chorar. Rimos porque reconhecemos o ridículo das narrativas publicitárias, prontas para nos vender a ideia de que a felicidade é um refrigerante, um aspirador de pó ou um papel higiênico. Choramos porque entendemos que um mundo onde tudo tem um preço é um mundo onde nada tem valor, que humaniza os objetos e objetifica as pessoas.
Porém, mais do que nos fazer rir e chorar, Teatro à Venda é um espetáculo que não hesita em ir à raiz do problema, e faz uma crítica completa ao sistema capitalista e sua elite, desesperada em nos comprar com o consumismo e nos convencer de que a história acabou, enquanto produz um futuro de lixo e destruição.
No fim, Teatro à Venda faz o que poucos ousam: “ensaia um futuro de esperança, feito possível pelo poder do teatro, em sua expressão mais popular e revolucionária”, conclui Pedro Tancini, ator, diretor, dramaturgo e produtor do Coletivo Parêntesis de Teatro.
O espetáculo Teatro à Venda é um projeto patrocinado pelas empresas Metadil, Aleluia Serviços Médicos e Flexitech do Brasil.
Sinopse
Em um mundo à venda, quatro atores fazem uma peça-propaganda, onde todas as cenas são comerciais de TV, só que no teatro. Eles interpretam a clássica família margarina, mas não demora para que essa máquina de mentiras vá se mostrando cada vez mais insustentável, sendo revelados os profundos dramas que movimentam suas engrenagens.
TEATRO À VENDA
Onde
Teatro Arthur Azevedo
Avenida Paes de Barros, nº 955, Alto da Mooca, São Paulo, SP
Telefone: (11) 2604-5558
Quando
De 19 a 29 de outubro
Quintas, sextas e sábados às 20h30, domingos às 19h00
Ingressos
R$ 20,00 inteira, R$ 10,00 meia
Ingressos online: SYMPLA
Para ingressos meia é necessária a apresentação de comprovante válido
Ingressos online sujeitos a taxas de conveniência
O espetáculo tem a duração de 120 minutos e classificação indicativa de 16 anos
Ficha técnica
Dramaturgia, Direção e Produção: Pedro Tancini. Elenco: Ivan Balista (O Pai), Vuka Pereira (A Mãe), Pedro Tancini (O Filho), Winnie Moriyama (A Filha) e Caio Caldas (O Vendedor). Contrarregragem: Bibi Escabrós, Guilherme Biazao, Sofia Franco e Valter DeMiranda. Música ao vivo: Luiz Viola e Marcelo Crispim. Iluminação: Wagner Pinto. Cenário: Moshe Motta e Flora Carolina. Figurinos: Pedro Tancini. Design gráfico: Denis Diosanto. Fotografia: Alan Kevin. Audiovisual: Ilha Quatro Dois Filmes. Comunicação e Assessoria de imprensa: M2 Comunicação. Patrocínio: Metadil, Aleluia Serviços Médicos e Flexitech do Brasil. Realização: Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e Coletivo Parêntesis de Teatro.
Sobre Pedro Tancini
Pedro Tancini é fundador do Coletivo Parêntesis de Teatro, onde dirigiu e produziu seis espetáculos de teatro (2018 a 2023), todos de sua autoria. É formado em Arte Dramática do Teatro pelo Teatro Escola Macunaíma (2015), em Publicidade e Propaganda pela ESPM-SP (2014), é mestre em Comunicação e Práticas de Consumo também pela ESPM-SP (2018), além de ter participado de diversos cursos de interpretação e de escrita literária (2015 a 2018). Como escritor, escreveu oito peças e teve seus poemas e crônica selecionados pelo 26º Concurso Nacional de Poesias Augusto dos Anjos (2017) e pelo Prêmio Off Flip (2021). Como ator, integrou o elenco de mais de vinte espetáculos, foi vencedor do 26º Concurso Nacional de Poesias Augusto dos Anjos como melhor intérprete do poema “perdido, sozinho” (2017) e ganhou o prêmio de melhor atuação no Festival CURTE de Teatro Online pelo espetáculo “Entrevista” (2021).
Sobre o Coletivo Parêntesis de Teatro
O Coletivo Parêntesis de Teatro foi fundado em agosto de 2016 e desde então idealizou e produziu os seguintes espetáculos:
– “O Chá Mais Idiota de que Já Participei em Toda a Minha Vida”, com direção e dramaturgia de Pedro Tancini, apresentado no Teatro da Cia. do Feijão (2018);
– “Entrevista”, com direção e dramaturgia de Pedro Tancini, apresentado no Festival CURTE de Teatro Online (2021);
– “Pedaços de Mim”, com direção e dramaturgia de Pedro Tancini, apresentado no Festival CURTE de Teatro Online (2021);
– “Dicas para Lucrar com o Fim do Mundo”, com direção e dramaturgia de Pedro Tancini (2023).
Pelo Festival CURTE de Teatro Online de 2021, Pedro Tancini ganhou o Prêmio de Melhor Atuação pela peça “Entrevista”, e Caio Caldas e Julia Perini receberam indicações para o Prêmio de Melhor Atuação Coadjuvante pelas peças “Entrevista” e “Pedaços de Mim”, respectivamente.
Atualmente, o Coletivo conta com quatro núcleos: o Núcleo de Teatro Presencial, o Núcleo de Teatro Online, o Núcleo de Performances e o Núcleo de Escrita Criativa. No Núcleo de Teatro Presencial há o processo de produção e estreia da peça “Teatro à Venda” e “Professores Online”. No Núcleo de Performances estão produzindo diversas unidades performáticas individuais e coletivas, presenciais e online. Por fim, no Núcleo de Escrita Criativa, produzem dramaturgias autorais a partir de experimentos cênicos.