“Nas ondas de Dorival Caymmi”, dirigido por Locca Faria, será o filme de abertura dia 26 de março, do 26º Festival de Cinema Brasileiro de Paris, ano em que o ator Antonio Pitanga será o grande homenageado.
Selecionada para participar do 25º Festival de Cinema do Rio (em outubro de 2023, época do seu lançamento), a película já participou da 47º Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e, em dezembro, do 44º Festival de Cinema de Havana/Cuba.
Atualmente lançando o filme documentário longa-metragem “Nas Ondas de Dorival Caymmi”, Locca Faria, que fez a direção, roteiro e direção de fotografia, conta que o filme faz “- um recorte sobre a criação das obras musicais do cantor, compositor, fala de sua importância na música brasileira, e conta com a participação de grandes artistas brasileiros convidados, poetas, amigos, familiares, pesquisadores, jornalistas, entre eles: Maria Bethânia, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Djavan, Dori, Danilo e Nana C aymmi, João Bosco, Alfredo Del-Penho, BNegão, Grupo Casuarina, Paulo Cesar Pinheiro, Hermínio Bello de Carvalho, Nelson Motta, Gal Costa, Elza Soares, Tárik de Souza, entre outros”. Locca teve uma relação, desde jovem, com Dorival Caymmi e isso trouxe um novo olhar sobre a obra deste artista absolutamente genial.
LOCCA FARIA (multifacetado e amante das culturas amazônica e nacional)
Locca é diretor, fotógrafo, diretor de fotografia, designer e realizador que vem desenvolvendo grandes projetos no Brasil, na Amazônia e na cultura de nosso país. Locca Faria é um dos grandes criadores nas artes brasileiras e temos que estar atentos aos nossos talentos.
Realizador de projetos gráficos e fotografias de dezenas de capas de discos de artistas como Milton Nascimento – “Clube da Esquina 2”, Sarah Vaughan – “O Som Brasileiro de Sarah Vaughan “, Egberto Gismonti – Alma, Bandeira do Brasil, e todos os discos de seu selo “CARMO” (17 ao todo), além de várias capas de Nana Caymmi – (várias), Danilo Caymmi, Família Caymmi, Dorival Caymmi, Dori Caymmi, Boca Livre (primeiro LP), Ângela Maria, Robertinho Silva, Selma Reis (várias), Joyce, Nelson Gonçalves, Jorge Aragão, entre outros.
Diretor e criador do Especial sobre o Centenário de Lupicínio Rodrigues para a TV Brasil com a participação de artistas como Ney Matogrosso, João Bosco, Zé Renato, Léo Gandelman, João Cavalcanti, Dori Caymmi, Júlia Vargas e Iara Ferreira.
Realizou a direção de fotografia da minissérie intitulada “Rainha da Vida” protagonizada por Florinda Bolkan e dirigida por Walter Campos para a TV Manchete.
Direção e fotografia para o canal MultiShow, de dois especiais de música produzidos pelo canal dos artistas Ney Matogrosso e Selma Reis. Direção de fotografia e câmera na minissérie intitulada “Os Brasileiros” sobre as teses do antropólogo Roberto da Matta, com direção de Maurice Capovilla – supervisão de Walter Salles, para a produtora Intervideo Comunicações.
Direção de fotografia e câmera do Especial para a Tv Antene 1 – França, sobre a obra de Jorge Amado e Tom Jobim com direção de Bernard Borderie
Locca Faria é o criador, produtor e diretor do Festival de Cinema de Alter do Chão, também na Amazônia e em todas as suas edições desde 2019: um festival de cinema totalmente gratuito, com inscrições de mais de 2 mil filmes e a participação de mais de 100 países em cada edição.