Noticias

Mostra de cinema no MIS apresenta sessões gratuitas de filmes sobre o Holocausto

Como parte da programação paralela à exposição “A tragédia do Holocausto: a vida de Julio Gartner”, o MIS apresenta, de 09 a 21 de abril, a Mostra Holocausto no Cinema. Através de uma curadoria precisa, realizada pelo diretor-geral do MIS e cineasta André Sturm, o museu exibe 19 produções em curta e longa-metragem. Dentre os títulos, que incluem documentários e ficções, seis são inéditos no Brasil, a maioria com seus direitos de exibição adquiridos em primeira mão, exclusivamente para a composição desta mostra. Todas as sessões são gratuitas, com retirada de ingressos na bilheteria física do museu.

A mostra se inicia com a principal inspiração para o segundo ato da exposição, intitulado “Anjos do Holocausto”. Em parceria com a Diamond Films, o MIS exibe Uma vida – A história de Nicholas Winton” (2023). O filme traz Anthony Hopkins e Johnny Flynn como Nicholas Winton, o britânico que salvou mais de 600 crianças, em sua maioria judias, levando-as de Praga para Londres às vésperas da Segunda Guerra Mundial. 

A programação conta com filmes que se tornaram clássicos, como “Adeus, meninos” (1987), do diretor francês Louis Malle, vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza; e o documentário “Noite e neblina” (1956), do também francês Alain Resnais, editado apenas dez anos após a descoberta dos campos de concentração. 

Já na seleção de filmes inéditos, documentários realizados em Israel, Grécia e Estados Unidos nos últimos três anos trazem olhares e novas leituras para subtemas contidos nos horrores dos anos 30 e 40 na Europa. Entre os destaques, estão “Histórias de Muranow” (2021), documentário sobre os fantasmas que habitam o bairro de Varsóvia, onde foi estabelecido o maior gueto; e “Sabotagem” (2022), que narra a história de mulheres enforcadas pouco antes da evacuação do campo de extermínio Auschwitz-Birkenau, a partir do relato em diário de uma delas. 

A mostra ainda conta com duas sessões especiais seguidas de bate-papos. A primeira, numa edição do programa Doc.MIS, exibe o longa-metragem “Sobrevivi ao Holocausto” (2014), road movie que conta a trajetória de um dos principais personagens da exposição no MIS, o sr. Julio Gartner. A sessão tem presença dos diretores e produtores do filme, que respondem a perguntas da plateia após a exibição. Já a segunda sessão exibe o filme brasileiro inédito “Mulheres em Auschwitz – Escritas de resistência” (2023), das diretoras Regina Miranda e Patrícia Niedermeier. A história é contada de modo teatral e íntimo, do ponto de vista de uma mulher revisitando sua passagem pelo campo de extermínio e, assim, sua própria vida e existência. A sessão conta com a presença das diretoras do filme e do produtor Cavi Borges, que participarão de uma conversa com a plateia.

A programação completa da Mostra Holocausto no Cinema pode ser conferida no site do MIS: https://mis-sp.org.br/evento/mostra-holocausto-no-cinema/

O MIS é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

Serviço | Mostra Holocausto no Cinema

Local: Auditório MIS e Auditório LabMIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo

Data: de 09 a 21 de abril

Ingresso: gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS) 

Classificação indicativa: de acordo com cada filme

Programação completa: https://mis-sp.org.br/evento/mostra-holocausto-no-cinema/

A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo e Museu da Imagem e do Som, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

O MIS tem patrocínio institucional das empresas Livelo, B3, John Deere, NTT Data, TozziniFreire Advogados e Grupo Comolatti e apoio institucional das empresas Vivo, Grupo Travelex Confidence, PWC, Colégio Albert Sabin, Unipar e Lenovo. O apoio operacional é da Telium, Kaspersky, Pestana Hotel Group, Quality Faria Lima e Hilton Garden Inn São Paulo Rebouças.

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Instagram e Twitter @thiaggocamilo
Botão Voltar ao topo