Desde “Renascer”, as plantações de cacau se modernizaram, e adotaram práticas sustentáveis e tecnologias avançadas para aumentar a produtividade e garantir a qualidade do produto final. Os empreendedores estão mais conscientes da importância da responsabilidade ambiental e social em suas operações.
Ao longo das últimas três décadas, os empreendedores cacaueiros testemunharam avanços notáveis. A tecnologia, inovações agrícolas e mudanças nas práticas sustentáveis têm moldado um cenário mais dinâmico e competitivo.
Wellington Viana, fundador da Interlaser Máquinas conta que: “a demanda por produtos premium e a crescente busca por opções orgânicas e veganas têm incentivado os empreendedores a diversificarem suas ofertas. Marcas inovadoras exploram novas receitas, ingredientes e métodos de produção para atender às exigências de um consumidor cada vez mais consciente” explica o empreendedor.
A conscientização sobre saúde e bem-estar também influencia as escolhas dos consumidores. Os empreendedores cacaueiros respondem a essa tendência, e desenvolvem produtos com benefícios à saúde, que reduzem o teor de açúcar. Além disso, a busca por certificações de comércio justo e práticas sustentáveis está em ascensão, e reflete a preocupação dos consumidores com a origem ética de seus produtos. “Embora tenha tido progresso, os empreendedores cacaueiros ainda enfrentam desafios, como as mudanças climáticas e a pressão por práticas mais sustentáveis. No entanto, esses desafios também representam oportunidades para inovação e diferenciação no mercado”, esclarece o CEO Interlaser Máquinas Viana.