O Terra da Gente, programa da EPTV, afiliada à Globo no interior paulista e sul de Minas Gerais, estreia o documentário especial “Eu Passarinho” em comemoração ao aniversário de 27 anos, celebrado em 21 de junho. Considerado o único programa 100% dedicado à natureza na TV aberta no Brasil, a produção destaca como a prática de observação de aves, comum no país, colabora para a preservação do meio ambiente. Além de exibição única pela EPTV, o documentário também está disponível no Globoplay.
Inspirada no verso de Mário Quintana, poeta brasileiro do Modernismo, o documentário aborda a história da observação de aves no Brasil, prática que ganhou força no país nos últimos 50 anos, mas já muito difundida no exterior. A produção ouviu cientistas e observadores pioneiros da atividade para retratar seu desenvolvimento no território brasileiro e aponta como a observação contribui para a conservação da natureza, ressaltando o respeito que os observadores têm perante a natureza e sua preocupação com questões sustentáveis.
Lizzy Martins, editora executiva do Terra da Gente, comenta que a observação de aves tem sido muito trabalhada ao longo dos anos pelo programa, que celebra a diversidade da fauna e da flora do Brasil. Por essa razão, “Eu Passarinho” chega para comemorar tudo o que o programa representa e compartilhar, em um episódio documental, a riqueza e a biodiversidade das aves do país.
“Não temos dúvidas de que o Terra da Gente contribuiu, nesses 27 anos, para a ampliar a consciência ambiental dos telespectadores da área de cobertura da EPTV. Ao compartilhar conhecimento, despertamos a vontade de conservar o meio ambiente. Com esse documentário, destacamos como todos nós devemos ser um pouco ‘observadores’ para cuidar de um terra que não é apenas ‘da gente’, mas de todos os seres vivos”, comenta Lizzy Martins.
“Eu Passarinho” celebra a riqueza da fauna brasileira – Crédito: Divulgação
Oportunidade comercial
Renê Moia, diretor de Comercial do Grupo EP, ressalta que o documentário “Eu Passarinho” é um convite para as pessoas e marcas a também pensarem em projetos de conteúdo que estejam relacionados a importantes temáticas, como o meio ambiente, um dos pilares de ESG (Ambiente, Social e Governança). Para isso, oferece, durante o mês de junho, oportunidades de inserção da marca em conteúdos especiais comemorativos, veiculados no intervalo dos jornais da EPTV e dos programas Globo Rural, Terra da Gente e EP Agro, além de patrocínio e mídia avulsa em conteúdos das redes sociais, como Facebook, Instagram e TikTok, do conglomerado de mídia.
“Mais do que nunca, espera-se que as marcas demonstrem estar conscientes de seu papel na preservação do meio ambiente, abraçando valores sustentáveis e sociais. E o Terra da Gente é referência no assunto e o único programa de TV aberta no país dedicado 100% a questões da natureza”, comenta Renê Moia.
O Terra da Gente é veiculado nas tardes de sábado (14h) da EPTV, emissora do Grupo EP e afiliada Globo no interior de São Paulo e no sul de Minas Gerais, e está inserido na vertical de ESG do grupo de comunicação.
Terra da Gente – Eu Passarinho
EPTV: sábados, às 14h – também disponível no Globoplay
Redes sociais: @terradagente
Sobre o Grupo EP
O Grupo EP é formado por um conglomerado de empresas de comunicação fundado pela família Coutinho Nogueira em Campinas (SP) há 44 anos, com atuação nas regiões de Campinas, Ribeirão Preto, Central e Sul de Minas Gerais.
As empresas de mídia do Grupo EP incluem a EPTV, afiliada da Rede Globo, sites Globo (g1 e ge), acidade on, Tudo EP, rádios CBN, EP FM e Jovem Pan, OA Eventos, EP Painéis (Mídia OOH) e participação societária na Rede Bahia.
O conglomerado de mídia alcança mais de 12 milhões de telespectadores e representa 7,07% do consumo de todo o país (Fonte: Cobertura EPTV 2020 / IPC Maps 2020).
Redes sociais: @eptvoficial