Moda

O Auge dos Brechós: A Moda Sustentável Conquista o Mercado

Brechós impulsionam consumo consciente e sustentável no Brasil

O mercado de brechós e lojas de consignação vem apresentando um crescimento expressivo nos últimos anos no Brasil. De acordo com um estudo da Associação Brasileira de Brechós e Lojas de Consignação (ABBRC), o setor movimentou cerca de R$ 2,5 bilhões em 2023, um aumento de 30% em relação a 2022. Essa tendência reflete a crescente preocupação dos consumidores com a sustentabilidade e a busca por alternativas mais conscientes de consumo.

Mariza Rezende, sócia e proprietária da Dig For Fashion, a maior rede de brechós do Brasil, compartilha sua trajetória e insights sobre esse mercado em ascensão. “A Dig For Fashion nasceu através do meu sonho de expandir os bazares que eu realizava na garagem de casa, em Maringá-PR, desde a adolescência”, conta Mariza. “Em 2017, tive a ideia de arrecadar toneladas de alimentos em prol de causas beneficentes, e a partir daí, a primeira loja foi inaugurada em 2019.”

Mariza explica que o consumo em brechós vai muito além de uma visão estética. “Quando iniciei esse projeto, já tinha em mente espalhar a máxima de que o consumo de roupas e sapatos de segunda mão, de qualidade, é a saída para um consumo mais sustentável.” Atualmente, a Dig For Fashion conta com 12 lojas espalhadas pelo Brasil, com a décima terceira inauguração a caminho.

Imagem do WhatsApp de 2024 06 20 as 15.59.01 458702cd

Diferente das lojas varejistas tradicionais, os brechós oferecem peças únicas, exclusivas e de maior qualidade, muitas vezes descontinuadas. “Além da acessibilidade, o consumidor contribui para o bem do meio ambiente, reduzindo o consumo de lixo e descarte do planeta”, destaca Mariza.

A Dig For Fashion adota a estratégia de “Compra & Troca” de peças, permitindo que os clientes tragam seus desapegos e troquem por outras do acervo do brechó. “Assim, aumentamos a rotatividade de produtos e conseguimos oferecer garimpos de diversas marcas para o público consumidor”, explica Mariza. As peças mais procuradas são as de marcas populares, como Nike, Adidas, Farm e Zara.

O crescimento do mercado de brechós no Brasil reflete a crescente demanda por um consumo mais consciente e sustentável. Empresas como a Dig For Fashion estão liderando essa transformação, oferecendo aos consumidores uma alternativa acessível e ecologicamente responsável para se vestir.

Acompanhe nas redes sociais:

https://www.instagram.com/digforfashioncampinas

https://www.instagram.com/marizarezendee

Gabriella Vivere

Gabriella Vivere, tem em seu currículo um vasto conhecimento tanto na comunicação, quanto em gestão de empresas. Além de jornalista, em seus mais de 15 anos de experiência em conectar pessoas e empresas, ela também é especialista em vendas, grandes marcas, commodities e mercado internacional. A paixão por comunicação surgiu após trabalhar em uma agência multinacional de notícias. Seu talento e expertise com novos negócios lhe deram visão para ampliar suas conexões e experiências profissionais.
Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo