Noticias

Nova contratada da Globo, Eliana revela com exclusividade ao Fantástico seus novos projetos

O ‘Fantástico’ promove neste domingo, dia 30, um encontro com três grandes artistas da cultura brasileira que juntos somam 259 anos de história: Tony Tornado, de 94 anos, Antônio Pitanga, de 85, e Zezé Motta, que acabou de completar 80 anos. É a estreia da série ‘Negritudes’ que, em quatro episódios, traz as narrativas negras para o centro da conversa. Em um papo com a apresentadora Maju Coutinho, os três falam sobre arte, ancestralidade, e relembram papeis marcantes que fizeram na TV, no teatro e no cinema, como o filme “Quilombo”, de Cacá Diegues, que completou 40 anos em junho. A série é uma parceria com a Plataforma Negritudes Globo.

“Adoro ter feito aquele personagem, a Dandara. Eu sou muito risonha e foi o primeiro personagem que não sorria nunca. Então, foi um exercício bem bacana para mim”, diz Zezé. Tony também lembra que foi difícil para ele encenar o Ganga Zumba. “O Cacá também me chamou e falou ‘olha, segura a pemba. Porque o Ganga Zumba é rei e você precisa ter uma postura de rei’. Então, precisava de mais seriedade e eu tive que buscar isso. A diferença do ator negro está nas oportunidades. Tem que dar oportunidade e me deram oportunidade. Então, “Quilombo”, para mim, foi épico”. Pitanga ressalta que o “Quilombo” foi uma das caminhadas mais bonitas de sua vida.  “Cacá me chamou para ser o diretor de elenco, assistente de direção. E saí pelo Brasil inteiro procurando o Ganga Zumba que eu tinha feito em 1963. Mas foi na Bahia que caiu a ficha. Tony Tornado foi uma imagem tão revolucionária, tão forte, que fez aquele Maracanãzinho superlotado em pé gritar”.

Outra estreia do Fantástico neste domingo é a série olímpica ‘O cérebro dos atletas’ que aborda, em quatro episódios, grandes descobertas sobre a mente dos esportistas. Como eles tomam decisões? O que pensam na hora e como se comportam? O primeiro episódio trata da antecipação do cérebro. A precisão visual que os atletas desenvolvem torna mais fácil capturar detalhes do ambiente ao seu redor. Assim, com treino e repetição de movimentos, esportistas desenvolvem atalhos no cérebro que aceleram tomadas de decisão. Com mais informações, eles conseguem definir qual é a melhor jogada. O repórter Guilherme Roseguini conversa com neurologistas e faz algumas simulações curiosas no escuro com os atletas Igor Coelho, que vai disputar sua terceira Olimpíadas no Badminton em Paris; Rosamaria Montibeller, uma das principais jogadoras de vôlei do mundo e medalha de prata com o Brasil nos Jogos de Tóquio, em 2021; e a tenista Luisa Stefani, que também conquistou uma medalha olímpica de bronze nas duplas em Tóquio. Independentemente do nível que você joga tênis, é possível melhorar essa antecipação, a sua reação, o seu controle motor, sua coordenação motora de pensar, saber o que ela vai fazer, ver a bola abrir, reagir e fazer o movimento correto também”, diz Luisa. 

E é ao ‘Show da Vida’ deste domingo que a apresentadora Eliana, mais nova contratada da Globo, vai revelar os seus projetos na emissora. Em entrevista à repórter Renata Capucci, que vai até a sua casa em São Paulo e acompanha a sua visita aos Estúdios Globo, onde foi recebida com muito carinho por famosos e anônimos, a apresentadora fala também sobre sua vida pessoal e a atual fase profissional.

O ‘Fantástico’ vai ao ar neste domingo, dia 30, logo após o ‘Domingão com Huck’.

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Instagram e Twitter @thiaggocamilo
Botão Voltar ao topo