São José do Belmonte, cidade localizada no Sertão Central do Estado de Pernambuco, será palco, no próximo domingo (14), de um momento histórico. O cantor e compositor Sâmi Rico, filho do lendário José Rico, natural do município pernambucano, será uma das principais atrações da Tradicional Festa do Carmo. O evento é um dos mais importantes do município e anualmente movimenta a economia do distrito de Carmo.
“Minha primeira vinda a essa cidade maravilhosa, que tanto meu pai comentava, ele sempre falava que um dia ele ia pegar um “busão” e levar a família toda pra São José do Belmonte, então é de uma felicidade sem fim saber que já já estarei pisando nessa terra tão sagrada! Eu tenho muito orgulho de saber que meu pai nasceu aqui e tem o sangue belmontense”, diz o jovem artista.
Como conta a letra de uma de suas mais famosas composições, “Estrada da vida” (1977), José Rico sabe bem o que é percorrer as estradas por este Brasil. Nasceu no Estado de Pernambuco, em São José do Belmonte, viveu sua infância, em Terra Rica, no Paraná, conheceu seu parceiro de dupla, Milionário, em Dourado, no Mato Grosso do Sul, até se mudar para as cidades paulistas de Limeira e Americana. “Nesta longa estrada da vida, vou correndo e não posso parar, na esperança de ser campeão, alcançando o primeiro lugar”.
Mesmo tão jovem e em início de carreira, Sâmi segue o exemplo deixado pelo pai, desbravando novos lugares e levando a sua música, o seu dom, de cantar e encantar por onde se apresenta nos quatro cantos do país. “Este é o exemplo da vida, para quem não quer compreender, nós devemos ser o que somos, ter aquilo que bem merecer”, já dizia José Rico em outro trecho de “Estrada da vida”.
Feliz em se apresentar pela primeira vez na cidade onde seu pai nasceu, Sâmi vai cantar entre clássicos que fizeram história na música sertaneja – inclusive de seu pai – e sucessos atuais, a sua atual música de trabalho, “Erro e a errada”, que contou com a participação especial de Gustavo Mioto. Lançada no mês passado, o clipe já ultrapassou meio milhão de acessos no Youtube.
“Com certeza tem muita música do meu pai, o mínimo como filho e como fã de Milionário & José Rico, é trazer a minha verdade, minha criação, minha inspiração, que é a dupla Milionário & José Rico. É um show pra se divertir, completo”, garante Sâmi.
Erro e a errada:
Plataformas digitais:
https://onerpm.link/samiricoerroeaerrada
SÂMI RICO
Aos 24 anos, morando na cidade de Americana, Sâmi Rico carrega as influências do pai. Milionário & José Rico formaram dupla no início dos anos 70 e ficaram conhecidos como “gargantas de ouro”. Ao longo da carreira venderam mais de 30 milhões de cópias. José Rico morreu em 2015, devido a uma parada cardíaca, na cidade de Americana.
Em 2022, Sâmi Rico lançou o seu primeiro trabalho autoral. Trata-se do EP “Na Moagem”, com sete releituras, sendo quatro dos “gargantas de ouro”. A produção musical ficou a cargo de Ivan Miyazato. Um dos destaques do projeto, a música “Preguiça e pijama”, já ultrapassou 386 mil visualizações no YouTube.
Neste ano, Sâmi deu início a uma série de lançamentos. Primeiro, com “Bêbado sem noção”, depois com “Marmitinha”, e atualmente trabalha a divulgação da romântica “Erro e a errada”, que contou com a participação especial do cantor Gustavo Mioto.
Entre as referências que o faz “beber na fonte” do pai, estão o comprometimento e a dedicação, qualidades sempre exaltadas em Zé Rico por grandes nomes do gênero. Apesar de todas as influências deixadas pelo pai, inclusive na hora da escolha do repertório, Sâmi faz uma mescla da música sertaneja raiz com a modernidade que a própria idade traz ao seu trabalho. E é exatamente essa ideia que ele quer criar
no público.
Para ouvir suas músicas e conhecer um pouco mais de Sâmi Rico, acesse as redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/samiricooficial/
Youtube: https://www.youtube.com/c/S%C3%A2miRico
Facebook: https://www.facebook.com/samiricooficial