Viagens e passeios permitem descobrir novas culturas e perspectivas em lugares diferentes. Um estudo recente apoiado pela Deezer mostra que esses momentos de diversรฃo e lazer tambรฉm podem criar uma mudanรงa duradoura no nosso gosto musical.
Com dados da plataforma de experiรชncias musicais, pesquisadores do INSEAD, UC-Irvine e da Universidade de Chicago esclareceram como grandes mudanรงas expressivas de hรกbitos, incluindo viagens, podem impactar a exploraรงรฃo musical e causar transformaรงรตes no estilo das pessoas.
O estudo analisou mais de 100 milhรตes de streams de mรบsica de dezenas de milhares de usuรกrios Deezer em nove paรญses*, incluindo dados do Brasil. Os pesquisadores descobriram um padrรฃo impressionante: quando as pessoas visitam novas cidades ou paรญses, suas preferรชncias musicais se tornam mais diversas e conectadas ao lugar para onde viajaram.
“Os resultados deste estudo nรฃo sรณ nos dรฃo uma visรฃo de como o ambiente de uma pessoa pode afetar sua relaรงรฃo com a mรบsica, mas tambรฉm mostram que experimentar novos lugares pode ter um efeito duradouro sobre o que escolhemos ouvir. Estamos muito felizes por ter contribuรญdo com dados para este estudo”, disse Aurรฉlien Herault, CIO da Deezer.
Um exemplo desse efeito duradouro รฉ imaginar um fรฃ de rock que mora em Londres, na Inglaterra, e viaja para o Rio de Janeiro. Escutar um samba na sua casa, tem um sentimento diferente do que ouvir o ritmo onde ele foi criado. Isso faz com que o que ele sentiu na cidade carioca permaneรงa mesmo quando ele volta para casa. Alรฉm disso, a pesquisa ainda revela que quando uma pessoa estรก viajando para um lugar com uma grande distรขncia musical, independente da distรขncia em km, o impacto da mรบsica รฉ ainda maior. Isso quer dizer que o mesmo fรฃ londrino citado anteriormente tem mais chances de ser impactado pelo som do Rio de Janeiro do que de Joanesburgo, por exemplo. Mesmo sendo mais longe, a cidade da รfrica do Sul tem mรบsicas parecidas com a da capital inglesa.
Outro dado curioso รฉ que dos paรญses analisados pelo estudo, os que mais se diferem musicalmente sรฃo Brasil e Franรงa. Isso foi apontado atravรฉs da anรกlise feita durante sete dias das 100 mรบsicas mais populares ouvidas diariamente na Deezer. Usando o coeficiente de similaridade de Jaccard, medida estatรญstica utilizada para comparar a afinidade e a diversidade do conjunto de um dado em questรฃo โ neste caso, de mรบsica โ o resultado foi que o coeficiente mais baixo รฉ encontrado entre as naรงรตes brasileira e francesa, revelando uma maior distรขncia entre gostos musicais de ambos.