As obras da nova rede de tubulação, construídas pela BRK, concessionária responsável pelos serviços de saneamento em Porto Ferreira, atingiram um marco importante ao concluir 100% da instalação da tubulação até o final de julho. A rede, que se estende por 1.400 metros entre a Estação de Tratamento de Água (ETA) Oswaldo da Cunha Leme e a interligação com uma rede existente na rua Daniel O. Carvalho, será responsável por transportar os resíduos gerados no processo de produção de água tratada até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Fazendinha para tratamento adequado.
A obra utilizou tubulações de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), com diâmetros variando entre 160 e 200 milímetros, dependendo da localização. A instalação foi realizada pelo Método Não Destrutivo, que evita a necessidade de abrir valas ao longo de toda a via, reduzindo os transtornos para pedestres e motoristas. Além da tubulação, foram construídos Poços de Visita (PV) para facilitar o acesso à rede em caso de manutenção.
Com a conclusão dessa etapa, as obras avançam agora para a construção de um reservatório semienterrado dentro da ETA, que armazenará os resíduos antes de serem enviados à ETE Fazendinha. Atualmente, esta fase está 20% concluída, com a obra total alcançando 45% de progresso. A última etapa, que incluirá a montagem hidromecânica, instalação elétrica e automação, ainda não foi iniciada.
Para aqueles interessados em acompanhar o andamento da obra, a BRK disponibiliza atualizações em suas redes sociais e em seu site. Informações adicionais também podem ser obtidas através dos canais de atendimento ao cliente da BRK, disponíveis pelo telefone 0800 771 0001, que opera 24 horas, e pelo WhatsApp (11) 9 9988-0001, disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 14h.
Fonte: Cristian Barbosa – Comunicação – Regional SP