Conhecida por interpretar personagens emblemáticas em novelas como ‘Gabriela’ (1975), ‘O Clone’ (2001), ‘América’ (2005) e ‘Caminho das Índias’ (2009), a artista compara seus trabalhos nos palcos e na TV, destacando a versatilidade dos papéis em espetáculos: “O teatro sempre me proporcionou a oportunidade de sair da caixinha que a teledramaturgia televisiva me colocou, que é a doce, a romântica, a meiga. (…) Fui lutando com o passar dos anos para, na televisão, levar personagens diferentes.”
Também com uma atuação memorável em ‘Dona Xepa’, Nívea Maria ainda recorda quando deu vida à vilã Rosália na trama de 1977. “Outro dia encontrei uma pessoa que me falou assim: ‘Nossa, você era desagradável em Dona Xepa’. Uma novela de televisão, que também foi peça de teatro e eu fazia, e briguei para fazer a antagonista”, conta.
Relembrando outros momentos que marcaram sua trajetória de mais de seis décadas na dramaturgia, Nívea revela que pensou em desistir da carreira de atriz no momento mais difícil de sua vida pessoal. “A escolha da minha profissão foi muito por causa da minha mãe, porque ela era uma mulher que tocava piano, sensível, e ela morreu cedo, com 54 anos. A primeira coisa que pensei foi: ‘Não quero mais trabalhar’”, declara.
“Na verdade, foi também, ao mesmo tempo, uma reviravolta na minha vida, porque o diretor Roberto Talma, na época, conversou comigo e disse: ‘Estou te oferecendo uma personagem que é a sua mãe, faça uma homenagem a ela’. Foi na série ‘Anos Dourados’ (1986) e fiz exatamente uma mulher dos anos 1940”, completa a convidada, hoje aos 77 anos.
Na conversa com Ronnie Von, a veterana também opina sobre um assunto que vem dividindo opiniões nas telinhas: a produção de remakes de novelas. “Não sou contra, mas acho que está precisando de um pouco de criatividade, principalmente dentro da dramaturgia brasileira, porque a parte de entretenimento na televisão está se mexendo, está tentando conquistar o público, mas a dramaturgia está com um sinal vermelho”, afirma.
A partir de hoje, 7 de agosto, todas às quartas-feiras, às 23h45, o público tem um encontro marcado com Ronnie Von e seus convidados em um ambiente acolhedor, que será palco de grandes conversas. Com toda a elegância e versatilidade do anfitrião, o ‘Companhia Certa’ abordará temas variados como cultura, viagens, saúde e lifestyle, tudo harmonizado com um bom vinho, refletindo um gosto declarado do apresentador e suas habilidades como barman e sommelier.
Apresentado por Ronnie Von, o ‘Companhia Certa’ estreia hoje (7), às 23h45, na RedeTV!.