CinemaNoticias

Premiado “Saudade fez Morada aqui Dentro” ganha data de estreia nos cinemas após circuito de festivais nacionais e internacionais

O longa-metragem baiano “Saudade Fez Morada Aqui Dentro”, com direção de Haroldo Borges e produção do coletivo Plano 3 Filmes, tem data de estreia confirmada para o dia 19 de setembro no circuito de salas nacional, após uma trajetória de premiações em festivais como o Festival de Mar del Plata (Melhor Filme e Prêmio do Público), Festival de Málaga (Melhor Montagem), Festival do Rio (Melhor Filme na Competição Novos Rumos da Première Brasil) e Mostra de Cinema de São Paulo (Prêmio Netflix e Prêmio Paradiso). 

“Saudade fez Morada aqui Dentro” conta a história de Bruno (Bruno Jeferson), um menino de 15 anos que está perdendo a visão de forma irreversível. Com todas as incertezas da adolescência, amplificadas pela cegueira iminente, o filme converte o destino trágico de seu protagonista em um relato de aprendizagem coletivo.

A ideia de abordar a perda da visão surgiu após as eleições de 2018. “Após mergulharmos no período onde a política brasileira tomou o rumo para a escuridão, o mais impressionante foi encontrar amigos e familiares que estavam torcendo pelo governo fascista. Parecia uma verdadeira epidemia de cegueira que se espalhava por todo o país. Precisávamos de uma história sobre a cegueira. E a história de Bruno parecia ser a metáfora perfeita para o que estávamos vivendo. Mas não queríamos uma cheia de desesperança, porque já estávamos todos mergulhados naquele cenário apocalíptico. “, explica o diretor e roteirista Haroldo Borges. “Queríamos contar uma história que apontasse para a luz, que mesmo dentro dessa escuridão, houvesse a possibilidade de luz”.

O filme, além de levar as paisagens do interior da Bahia para a tela, também buscou incorporar representantes da comunidade local ao elenco e à equipe. Os atores, Bruno JefersonRonaldy GomesAngela Maria e Terena França, foram escolhidos após um processo de seleção que envolveu 1.300 jovens de escolas públicas do sertão baiano. A direção optou por não revelar o roteiro para os atores. “Toda a história foi transmitida oralmente, cena a cena”, explica Haroldo Borges. “Os atores entendem a situação e defendem seus personagens com vocabulário próprio.”

Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. A Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar no 195, de 8 de julho de 2022. O filme também conta com o apoio do Projeto Paradiso para sua distribuição em salas de cinema.

Ficha Técnica:

Direção: Haroldo Borges / Roteiro: Haroldo Borges, Paula Gomes / Diretor Assistente: Ernesto Molinero / Produção: Paula Gomes, Ernesto Molinero, Marcos Bautista / Direção de Fotografia: Haroldo Borges / Direção de Arte: Marcos Bautista / Montagem: Haroldo Borges, Juliano Castro / Som: Pedro Garcia, Victor Coroa / Elenco: Bruno Jefferson, Ângela Maria, Ronnaldy Gomes, Terena França, Wilma Macêdo, Heraldo de Deus, Vinicius Bustani.

Sobre a Plano 3 Filmes

Criado por Haroldo Borges (@haroldo_borges), Paula Gomes (@paula_tgomes), Ernesto Molinero (@ernestomolinero) e Marcos Bautista (@bautistamarcos), o coletivo baiano Plano 3 Filmes está à frente de filmes premiados como o documentário “Jonas e o Circo sem Lona” e o longa de ficção “Filho de Boi”, que circularam por festivais de mais de 30 países, como IDFA (Holanda), Festival de Málaga (Espanha), Festival de Busan (Coreia do Sul) e Festival de Mar del Plata (Argentina) Seu novo filme “Saudade fez Morada aqui Dentro” recebeu até então 22 prêmios em festivais nacionais e internacionais, entre eles o de Melhor Filme do Festival de Mar del Plata e Melhor Filme da Competição Novos Rumos do Festival do Rio.

Sobre a Cajuína Audiovisual

A Cajuína Audiovisual surge na intenção de contribuir com a diversidade na distribuição do audiovisual brasileiro, tornando-o mais representativo das pluralidades existentes no país. Estabelecida em Salvador, Bahia, nossa missão é impulsionar a circulação de conteúdos independentes através de estratégias de mobilização e impacto. Fundada em 2023, a distribuidora já possui um catálogo com mais de uma dezena de filmes, entre eles “Saudade fez morada aqui dentro”, “Parque de Diversões” e “Samuel e a Luz”. Siga: https://www.instagram.com/cajuinaaudiovisual/

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Instagram e Twitter @thiaggocamilo
Botão Voltar ao topo