Após 11 dias de intensa programação, a 69ª Festa do Peão de Barretos chegou ao fim neste domingo, 25 de agosto, consagrando os campeões do 31º Barretos International Rodeo e já preparando o palco para a tão aguardada edição especial de 70 anos, que ocorrerá em 2025. Durante o evento, mais de R$ 1 milhão foram distribuídos em premiações, destacando a grandiosidade e a importância desse tradicional evento no cenário dos rodeios.
Expectativas para 2025:
Hussein Gemha Júnior, presidente de Os Independentes, celebrou o sucesso da festa e adiantou os preparativos para a edição comemorativa do próximo ano: “Fechamos mais um ano de grandes conquistas e de sucesso da Festa e começamos, a partir de agora, a preparação para a edição especial de 70 anos. Vamos ter muitas boas notícias, estamos preparando uma edição marcante.”
Entre as novidades já anunciadas estão a escolha da cantora Ana Castela como embaixadora e a organização de um cruzeiro que fará parte das comemorações de 70 anos. Pedro Muzeti, diretor cultural da Festa, também destacou: “Nosso objetivo é uma edição histórica em todos os sentidos, no esporte, no entretenimento e valorizando nossas raízes.”
Campeões da 69ª Festa do Peão de Barretos:
- Barretos International Rodeo: Everton Natan da Silva, de Viradouro/SP, brilhou ao vencer a competição de montarias em touros, após parar em cinco touros ao longo do evento. Ele também foi o campeão da Liga Nacional de Rodeio 2023/2024, somando R$ 300 mil em prêmios e garantindo vaga no The American, o rodeio mais bem pago do mundo. Entre as boiadas, as companhias Tércio Miranda e Califórnia foram premiadas, com o touro Cobiçado, da Tércio Miranda, sendo eleito o melhor animal.
- Cutiano: Luiz Henrique de Almeida, de Piracicaba/SP, conquistou o título de montarias em cavalos no estilo cutiano, alcançando 91,75 pontos na última montaria. A tropa Cia WR, de Novo Horizonte/SP, e o cavalo Ajax, da Cia Copa 90, receberam os prêmios de melhor animal e melhor tropa, respectivamente.
- Três Tambores: Na categoria 1D, Patrícia Ribeiro de Oliveira, de Taquai/SP, sagrou-se campeã montando o cavalo Tres Diamond Six RCH, com um tempo total de 51,884 segundos. Na categoria 2D, Ana Júlia Chiggi, de Cascavel/PR, foi a vencedora com o tempo de 17,946 segundos.
- Breakaway Roping: A primeira edição da prova na Festa do Peão de Barretos consagrou Maria Felícia Lemos, de São José do Rio Preto/SP, como campeã com o tempo de 2,88 segundos. Ela garantiu uma vaga no The American, nos Estados Unidos. Lavínia Dias, de Mirassol/SP, e Lívia Machi, de Novo Horizonte/SP, completaram o pódio.
- Team Penning: Na “Prova da Família,” os campeões da soma 11 foram Tulio Goulart Soares (Pratápolis/MG), Alceu Melo Carneiro Leão (Carneirinho/MG) e José Júlio Souza Carvalho (Passos/MG). Na soma 6, Felipe Anannias Toledo Silva (Passos/MG), Carlos Alexandre Augustinho (Olímpia/SP) e João Vitor Junqueira Gomes da Silva (Olímpia/SP) conquistaram o título.
- Rodeio Júnior: Guilherme Santana Meira, de São Jorge do Patrocínio/PR, e Gabriel Batista Alcântara, de Mirante do Paranapanema/SP, dividiram o título de campeões, ambos com 329,50 pontos.
- Rodeio em Carneiros: Luís Odair Batista Júnior, de 6 anos, de Porto Feliz/SP, venceu a competição com 86 pontos, recebendo uma bicicleta e um certificado.
A 69ª Festa do Peão de Barretos consolidou sua posição como um dos maiores e mais importantes eventos do gênero, deixando uma expectativa elevada para a edição histórica que celebrará os 70 anos em 2025.
Mais informações estão disponíveis no site oficial independentes.com.br e no Instagram @festadopeaodebarretos_oficial.