Desde 1985, o Rock in Rio se destacou como mais do que somente um festival de música e entretenimento. Ao longo de seus 40 anos, o Rock in Rio se tornou um poderoso agente de transformação social e ambiental, consolidado pelo seu pilar do Por Um Mundo Melhor, lançado em 2001. Para a edição especial em que celebra os seus 40 anos, essa missão se intensifica com grandes projetos de impacto positivo dentro e fora da Cidade do Rock. A operação inédita de copos reutilizáveis, que prevê reduzir a geração de resíduos em mais de 14 toneladas durante os sete dias do festival, e o projeto Favela 3D, desenvolvido pela Gerando Falcões e que tem como parceiros Gerdau, Fundação Grupo Volkswagen, e o Instituto Entre o Céu e a Favela, que já apresenta as primeiras intervenções realizadas nas regiões do Buraco, Sessenta do Morro da Providência se destacam entre as diversas ações.
“Logo em sua estreia, o Rock in Rio se dedica a ser mais do que um simples festival. Nós queremos ser um verdadeiro motor de mudança para um mundo melhor. Sabemos do impacto que o festival tem e como essa influência pode inspirar transformações, tanto na forma como as pessoas pensam quanto nas práticas do dia a dia. Neste ano em que celebramos os nossos 40 anos de história, estamos com dois projetos que vão mudar vidas. A chegada do Favela 3D no festival e a parceria que mantemos com a Ação da Cidadania são a essência do nosso trabalho: unir as pessoas para criar mudanças reais e positivas. Esperamos que os 40 anos do Rock in Rio sirvam de prova de que vale a pena acreditar em um futuro melhor e trabalhar para alcançá-lo. Já fizemos grandes avanços em nossa jornada de sustentabilidade, e ainda temos muito chão pela frente.” comenta Roberta Medina, vice-presidente executiva da Rock World, empresa que criou, organiza e produz o Rock in Rio e o The Town.
Nesta edição, o Rock in Rio fortalece suas parcerias com projetos de impacto social, como o Favela 3D e a Ação da Cidadania. O Favela 3D – Digna, Digital e Desenvolvida,, que já foi implementado com sucesso na Favela do Haiti em São Paulo durante o The Town, em 2023, chega ao Rio de Janeiro para atuar por dois anos nas regiões do Buraco, Sessenta e Ladeira do Faria, no Morro da Providência. O projeto, criado pela Gerando Falcões e que para essa implantação tem como apoiadores Gerdau, Fundação Grupo Volkswagen, e o Instituto Entre o Céu e a Favela, busca transformar a realidade de 250 famílias, promovendo o desenvolvimento social e gerando renda.
“Quando idealizamos o Favela 3D, sabíamos que para ter sucesso nessa iniciativa era essencial que os moradores da favela estivessem envolvidos desde o início do processo. Essa articulação com a comunidade permite que a gente entenda as principais necessidades e proponha soluções verdadeiramente efetivas para a emancipação da pobreza e empoderamento das famílias. Outro ponto que dá ainda mais força ao projeto é a união de diferentes atores sociais para tirar o Favela 3D do papel. Estamos muito felizes em poder contar com o apoio de todos os parceiros nessa empreitada”, afirma Edu Lyra, Fundador e CEO da Gerando Falcões.
As obras em duas importantes áreas, na Praça do Buraco e na Praça Sessenta, começaram em julho deste ano. Com a previsão de serem concluídas até o início do Rock in Rio, em setembro, as melhorias vão revitalizar e transformar esses espaços em pontos de entretenimento e lazer para reunião e encontro de moradores, com brinquedos para as crianças, paisagismo, instalações artísticas, bancos, iluminação em led, remanejo e organização do lixo com descarte consciente e coleta seletiva de lixo, pintura de fachadas, melhora dos pisos e calçadas, entre outros elementos.
Após o diagnóstico realizado com os moradores da região para identificação do cenário atual e priorização de melhorias urgentes, o Dignômetro – painel de acompanhamento dos avanços de indicadores de dignidade – aponta que 75% de crianças e jovens estão matriculados, 22% de pessoas qualificadas e 59% empregadas no mercado de trabalho, além de 85% pessoas alfabetizadas; a meta é atingir 100% em todos os indicadores levantados.
Os próximos passos incluem urbanismo social, empoderamento feminino, geração de renda, acesso à saúde, educação, e cultura de paz, sempre em diálogo com os moradores locais.
Cinthia Santana, a fundadora do Instituto Entre o Céu, ressalva a relevância da iniciativa: “É muito importante a existência de um projeto como o Favela 3D, que tem como princípio o desejo do morador. Realizamos encontros, bate papos, votações e todas as ferramentas possíveis para que juntos possamos chegar a uma decisão que a maioria concorde. O programa decolagem é todo baseado nas necessidades específicas de cada um e no sonho de cada indivíduo.
Isso tudo faz o projeto ser cada vez mais inovador para que, de fato, possamos transformar a vida das pessoas. Muito orgulho de ser a primeira favela do Rio de Janeiro a receber o projeto. Não existem coincidências: somos a primeira favela. O termo favela nasceu aqui e temos 126 anos de história. Então estamos escrevendo um novo capítulo cheio de esperança com aqueles que realmente são os protagonistas dessas história, os favelados!”.
O apoio e compromisso das marcas são fundamentais para o sucesso das iniciativas e para a concretização de nosso propósito de transformar o mundo. Parceiras no Favela 3D desde o The Town, Gerdau e Fundação Grupo Volkswagen demonstram que a colaboração entre diferentes setores pode gerar mudanças significativas e duradouras.
“Unimos esforços mais uma vez para atuar em um projeto que impactará transversalmente a vida das famílias que residem no Morro da Providência. Esta iniciativa reafirma o compromisso da Gerdau em ser parte das soluções para os desafios da sociedade e em transformar o cenário habitacional no Brasil, uma vez que a habitação é um dos pilares estratégicos da nossa atuação social”, afirma Gustavo Werneck, CEO da Gerdau. “Essa parceria possibilitará a construção de um novo futuro por meio de um projeto transformador e indutor do desenvolvimento socioeconômico da população local.”
“Os avanços promovidos pelo projeto Favela 3D no Morro da Providência nos inspiram. Com essa parceria, transformamos áreas essenciais para o desenvolvimento social e econômico da comunidade, em linha com o propósito da Fundação Grupo Volkswagen: Juntos pela Mobilidade Social. O impacto dessas intervenções reforça nosso compromisso com a mobilidade social por meio da inclusão produtiva e do fortalecimento das comunidades. Seguiremos apoiando e expandindo essas iniciativas, com o objetivo de alcançar resultados que impactem positivamente a vida das pessoas”, afirma Vitor Hugo Neia, diretor-geral da Fundação Grupo Volkswagen.
Outra parceria importante é com a Ação da Cidadania, uma organização com a qual o Rock in Rio é parceiro há anos. Em 2021, a campanha Natal Sem Fome entregou 1.700 toneladas de alimentos para mais de 700 mil pessoas. Em maio deste ano, o Rock in Rio se comprometeu a doar 1.5 milhão de doações para as vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul. O público do festival também pode contribuir, fazendo doações no site oficial ou durante a compra de ingressos ou participando do tradicional leilão de guitarras, com os instrumentos autografados por alguns dos astros que se apresentam na Cidade do Rock em setembro.
“Esta parceria reafirma a importância histórica da cultura no combate à fome. Da criação da Ação da Cidadania, ainda em 1993, até hoje, os artistas sempre nos apoiaram e mobilizaram a sociedade. Poder contar com o Rock in Rio foi fundamental no momento em que tivemos um dos maiores desastres naturais do país, e a ajuda que levamos, e ainda vamos levar, para o Sul, nos alegra e enche de orgulho.” Enaltece Daniel Souza, presidente do Conselho da Ação da Cidadania.
Operação inédita de copos reutilizáveis e plano de acessibilidade são alguns dos destaques da Cidade do Rock nesta edição
A organização anunciou outras ações socioambientais que se destacam pela inovação e impacto positivo. Pela primeira vez, acontecerá uma operação de copos reutilizáveis, em parceria com Heineken, Red Bull, Coca-Cola, Schweppes Mixed e Braskem, incentivando o consumo consciente e o descarte correto. Além do meio ambiente, os fãs também serão beneficiados pela parceria, já que receberão um desconto ao realizarem a segunda compra de uma mesma bebida. Com esta medida, o festival prevê evitar a geração de mais de 14 toneladas de resíduos durante seus sete dias de evento, tornando-se uma das maiores operações de copos reutilizáveis no mundo.
Cada bebida será servida em um copo específico de cada uma das marcas. Heineken, Coca-Cola, Schweppes Mixed e Red Bull terão seus próprios copos personalizados. Ao retornar com o copo do mesmo produto para a segunda compra, os consumidores receberão desconto. Para agilizar o atendimento, o copo será trocado por um limpo já abastecido com a mesma bebida, enquanto o usado será enviado diretamente para a higienização, retornando para a cadeia do evento. O desconto será válido para as compras do mesmo produto, e, caso o participante deseje mudar de bebida, será necessário adquirir o copo correspondente a nova escolha. A iniciativa é crucial para evitar o descarte de milhões de copos, que representaram uma grande parte do volume total da operação de recolha de resíduos na edição passada, quando mais de 2,4 milhões de copos foram distribuídos e 2,2 milhões foram recuperados na operação.
A Braskem apoiará a iniciativa fornecendo cordinhas para que os fãs mantenham os copos à mão e incentivará a participação de todos na reciclagem por meio de prêmios para quem entregar seus resíduos plásticos nos pontos de troca espalhados pelo festival. O stand da marca conta com um espaço exclusivo para lavagem dos copos e, ao final do evento, haverá promotores para incentivar o público a devolver seu copo para que o material possa ser reutilizado na cadeia.
Durante o festival, a Comlurb será responsável pela limpeza e logística, enquanto a ANCAT (Associação Nacional dos Catadores) cuidará da separação dos recicláveis. Na Cidade do Rock, as lixeiras estarão adesivadas para a separação em “Recicláveis” e “Restos de Alimentos”. Haverá também quatro pontos de coleta de resíduos operados pela Braskem, onde os participantes poderão trocar resíduos plásticos por brindes, lavar seus copos e ganhar tirantes para segurar os copos. Todos os resíduos coletados nesses pontos serão encaminhados para cooperativas que fazem parte da Rede Movimento. Inclusive, o espaço da Cooperativa Recicla Mais, em Bangu, estará totalmente dedicado ao festival.
Outro grande destaque é o plano robusto de acessibilidade, que visa garantir que todos os visitantes possam desfrutar ao máximo as 500 horas de experiência na Cidade do Rock. O festival que já é pioneiro em iniciativas como empréstimo de kit motorizado para cadeiras de rodas e audiodescrição, vai além, proporcionando aumento das plataformas elevadas, transporte exclusivo, espaço sensorial com a presença de terapeutas ocupacionais, suporte para cães-guia, além de outras iniciativas como kits sensoriais, banheiros PCD, implementação da comunicação alternativa, presença do cordão de girassol oficial, equipe especializada de acessibilidade (atendimento PCD) e mochilas vibratórias. Todo esse suporte, em parceria com Doritos®, é gratuito ao público e visa oferecer uma experiência inclusiva, segura e confortável para todos. Através da página exclusiva de acessibilidade no site do Rock in Rio, atualizada constantemente, as pessoas que se enquadram nos grupos atendidos podem realizar um pré-cadastro para ter todo o suporte necessário, além de se atualizarem sobre todas as informações detalhadas dos serviços na Cidade do Rock.
A partir dessas ações, o Rock in Rio segue firme em sua jornada rumo a um mundo melhor, com metas claras para serem alcançadas até 2030. O festival busca oferecer 50% de alimentação saudável e sustentável, garantir 100% de satisfação em bem-estar e segurança dos participantes, formar 100.000 pessoas em temas relevantes para o festival e a sociedade, e assegurar que todos os stakeholders estejam alinhados com sua política de sustentabilidade. Além disso, o festival pretende que 100% dos eventos sejam diversos, acessíveis e inclusivos, e que 100% dos resíduos gerados sejam reutilizados, reciclados ou valorizados.
Outras iniciativas de impacto positivo do festival
O plano de sustentabilidade do Rock in Rio abrange diversas áreas do ESG (Ambiental, Social e Governança). Em Environmental, destaca-se, além da operação de copos reutilizáveis, a separação e reciclagem de resíduos em parceria com a Braskem, a reciclagem de aço e cenografia do Palco Mundo em parceria com a Gerdau, e a doação de lonas para produção de novos produtos. Também são destaques as ações de mitigação da pegada carbônica, com o foco em energia limpa e descarbonização junto à Neoenergia que vai instalar postes de iluminação abastecidos por energia solar e oferecer carrinhos elétricos a serem utilizados pela organização do evento, e a operação de mobilidade com incentivo ao uso de transporte público
Na área Social, o festival convida todos a conhecer o novo Espaço Rock in Rio Plural, que fomenta a diversidade e inclusão e prevê ativações imersivas. O Rock in Rio e Tim, em parceria com o Instituto Gloria e Mulheres Positivas, vão criar ações para tornar o ambiente do festival mais diverso, acolhedor e inclusivo prevendo vários espaços físicos de acolhimento com time especializado em combate à violência de gênero, além de sinalização em banheiros com informações e orientações às vítimas de como acionar a equipe de suporte.
No âmbito de Governance, o Rock in Rio realiza sessões de esclarecimento e promove jornadas de felicidade com encontros sobre diversidade. O festival também conduziu
uma avaliação de maturidade ESG e um estudo de materialidade para identificar questões de sustentabilidade relevantes.
Rock in Rio em prol de um mundo melhor desde 1985
Logo em sua estreia, o festival foi um catalisador de transformação social, unindo pessoas em torno de causas maiores como a paz, a liberdade e a harmonia social. Em um contexto de pós-ditadura no Brasil, o Rock in Rio nasceu com o propósito de celebrar a nova era de liberdade, enquanto promovia valores que ecoam até hoje em suas edições. Esse espírito de mudança culminou no lançamento do projeto Por Um Mundo Melhor, durante a edição de 2001. O festival, que já era um marco na cultura brasileira, deu um passo à frente e integrou causas socioambientais em sua essência. Com o memorável momento de três minutos de silêncio, onde todo o país parou em um chamado pela paz, o Rock in Rio deixou claro que estava ali para provocar reflexões e inspirar mudanças.
Em 2004, a iniciativa alcançou um novo patamar com a primeira edição do Rock in Rio em Portugal, ampliando sua mensagem além das fronteiras brasileiras. Em 2006, o Rock in Rio se destacou como o primeiro grande evento europeu a compensar sua pegada carbônica, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade. No ano seguinte, foi implementado o primeiro manual de boas práticas para a redução da pegada carbônica, estabelecendo novos padrões ambientais para eventos de grande porte.
A cada edição, o festival expandiu seus horizontes. Em 2009, o projeto Rock in Rio Escola Solar, que instalou painéis fotovoltaicos em escolas, recebeu o prêmio Energy Globe Award, um reconhecimento internacional pela inovação em sustentabilidade. Em 2013, o festival se tornou um dos primeiros grandes eventos da América Latina a obter a certificação ISO 20121, um marco para a gestão sustentável de eventos.
Outros projetos importantes incluem o Amazonia Live, lançado em 2016, que já contribuiu para o reflorestamento da Amazônia com a plantação de 4 milhões de árvores, e o conceito de Evento Lixo Zero em Lisboa, implementado no mesmo ano. Em 2018, a adoção do copo reutilizável em Lisboa marcou mais um avanço no compromisso ambiental do festival, recebendo o prêmio “Sê-Lo Verde” do Ministério do Ambiente português. As ações sustentáveis continuaram a ser reconhecidas em 2022, quando o Rock in Rio foi premiado no Festival Iberian Awards, consolidando-se como um líder em sustentabilidade na Península Ibérica.
Até hoje, o Rock in Rio já investiu R$ 118 milhões em projetos socioambientais, apoiou mais de 200 instituições e beneficiou diretamente mais de 1 milhão de pessoas.
Rock in Rio terá esquema de mobilidade para garantir mais conforto e agilidade aos fãs
Para facilitar a ida e o retorno do público durante os dias de festival, o MetrôRio funcionará com esquema especial. A estação Jardim Oceânico/Barra da Tijuca, terminal de integração com o Serviço Especial BRT Rock in Rio, ficará aberta 24 horas para embarque. As demais estações do sistema funcionarão em seu horário normal para embarque e, durante a madrugada, seguirão abertas, mas somente para desembarque. O MetrôRio recomenda a compra antecipada dos bilhetes da concessionária, que custa R$ 7,50 por trecho.
Neste ano, o Rock in Rio facilitará ainda mais a vida dos fãs com o lançamento do Serviço BRT “Expresso Rock in Rio”, que amplia as opções de transporte para quem quer aproveitar o festival ao máximo. Utilizando a faixa exclusiva do BRT, o serviço oferecerá viagens diretas e expressas para o Terminal Centro Olímpico. As partidas serão dos terminais Jardim Oceânico e Alvorada, sem paradas ao longo do trajeto, e do terminal Paulo da Portela, com paradas nas estações Praça Seca, Tanque e Taquara, garantindo uma chegada rápida e tranquila ao festival, tanto na ida quanto na volta.
Para utilizar o serviço BRT “Expresso Rock in Rio”, os fãs terão à disposição duas formas de aquisição de bilhetes: por meio do Rio Card, que segue o sistema tradicional de aquisição de cartões em máquinas de autoatendimento, ou pelo “Jáé”, o novo sistema de bilhetagem da Prefeitura que permite a compra de passagens diretamente pelo site e aplicativo (Link), facilitando ainda mais o acesso ao transporte. No site oficial do festival, os fãs também vão encontrar os links para realizar as compras das passagens. A tarifa para o serviço do BRT “Expresso Rock in Rio” custa R$ 23 (ida e volta) e estará em operação das 11h até as 5h do dia seguinte, atendendo à demanda do público em todos os horários do evento.
Já bastante conhecido pelo público do Rock in Rio, o Primeira Classe é a opção mais confortável e prática, além de ser a única que deixa os clientes em uma entrada exclusiva dentro da Cidade do Rock, perto do palco New Dance Order. Com 16 pontos de embarque em toda a cidade do Rio de Janeiro e outros 22 espalhados por 20 municípios entre Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, os passageiros serão transportados em ônibus executivos — equipados com cadeiras de transbordo, garantindo acessibilidade — que realizam o percurso sem paradas, garantindo uma viagem tranquila. Os interessados em garantir seus lugares já podem acessar o site e adquirir sua passagem, com valores que variam de R$ 160 a R$ 600, dependendo do ponto de embarque. A venda inclui passagens de ida e volta e os pagamentos podem ser realizados exclusivamente por PIX ou cartões de crédito. O Primeira Classe opera a partir de um dos maiores terminais rodoviários já montados para um festival de música e entretenimento, garantindo uma experiência completa para todos os participantes.
Rock in Rio Brasil: Com quatro dias já esgotados, público pode adquirir ingressos somente para três dos sete dias
O Rock in Rio vai acontecer nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2024, com 700 mil pessoas na Cidade do Rock. Será a celebração de 40 anos do festival que colocou o Brasil na rota da cena musical do mundo, e que, em 2022, recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial pela Cidade e Estado do Rio de Janeiro. Já são 23 edições realizadas, mais de 3.800 artistas escalados, mais de 11.5 milhões na plateia e mais de 134 dias de magia desde 1985. E, para 2024, os fãs podem aguardar uma festa especial, com novas experiências e vivências dentro da Cidade do Rock. O público ainda tem a oportunidade única de adquirir ingressos para 15 de setembro, quando se apresenta Avenged Sevenfold, Evanescence e Deep Purple; 19 de setembro, com apresentações de Ed Sheeran, Charlie Puth e Gloria Groove; e ainda 21 de setembro, quando as celebrações do Dia Brasil acontecerão ao longo de 12 horas de festival com grandes nomes do país em encontros inéditos e exclusivos em todos os palcos. A venda acontece exclusivamente na plataforma da Ticketmaster (www.ticketmaster.com.br).
Confira o line-up dos dias ainda disponíveis para a edição que celebra os 40 anos do Rock in Rio
Na programação do primeiro fim de semana, no dia 15 de setembro, se apresentam Avenged Sevenfold, Evanescence, Journey e Os Paralamas do Sucesso no Palco Mundo. No Sunset, Deep Purple, Incubus, Planet Hemp convida Pitty e Barão Vermelho. No Global Village, Anees, Terra Celta e Larissa Luz. No Espaço Favela, o MC Poze do Rodo, MC Hariel e Ster. No NDO, Artbat, Mila Journèe, Binary e Ruback. No Supernova, tocam Dead Fish, Crypta, Black Pantera, The Mönic convida Eskrota. No NDO, Artbat, Mila Journèe, Binary e Ruback.
No fim de semana seguinte, Ed Sheeran é o headliner do dia 19 e no Palco Mundo também se apresentam Charlie Puth, Joss Stone e Jão. Nesse mesmo dia, Gloria Groove sobe ao palco Sunset como headliner da noite, que também conta com apresentações de Ferrugem convida Gilsons, Filipe Ret convida Caio Luccas e Pedro Sampaio. Xande de Pilares é o embaixador e principal atração do Espaço Favela, que também recebe Fundo de Quintal e Vinny Santa Fé. Na Global Village, Noa Kirel, Bixiga 70 e Sambaiana. No New Dance Order, Wade, Victor Lou, Gabe e Illusionize. No Espaço Favela, Pocah, Mc Dricka e Brisa Flow. No Supernova, performam Lil Whind convida Omni Black e Rapadura, WC No Beat convida Gabzin, Felp 22 e MC Th, Aka Rasta e Young Piva. No NDO: Wade, Victor Lou, Gabe e Illusionize.
Já no chamado Dia Brasil, 21 de setembro, no Palco Mundo, acontecem os shows de Capital Inicial, Detonautas, NX Zero, Pitty, Rogério Flausino, Toni Garrido, Ana Castela, Chitãozinho & Xororó, Junior Lima, Luan Santana, Simone Mendes, Orquestra Heliópolis, BaianaSystem, Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Majur, Ney Matogrosso, Margareth Menezes, MC Cabelinho, Kayblack, Matuê, Orochi, Filipe Ret, MC Ryan SP e Veigh. O Palco Sunset contará com apresentações de Duda Beat, Gloria Groove, Ivete Sangalo, Jão, Lulu Santos, Luísa Sonza, Alcione, Diogo Nogueira, Jorge Aragão, Maria Rita, Xande de Pilares, Zeca Pagodinho, Criolo, Rael, D2, Djonga, Karol Conká, Rincon Sapiência e Xamã. Enquanto isso, o Global Village recebe Bossacucanova com participação de Cris Delanno, Leila Pinheiro, Roberto Menescal, Wanda Sá, Banda Black Rio, Claudio Zoli, Hyldon, Leo Gandelman, Jonathan Ferr, Antônio Adolfo e Joabe Reis, além de Gang do Eletro e Suraras do Tapajós. No Espaço Favela acontecem shows de MC Don Juan, MC Hariel, MC IG, MC Livinho, MC Dricka, MC Ph, Nathan Amaral, Orquestra Jovem Da Sinfônica Brasileira, Buchecha, Funk Orquestra, MC Carol, Tati Quebra Barraco, Cidinho e Doca e Kevin o Chris, Nathan Amaram e OSB, Kaê Guajájara, DJ Totonete e grupo Dance Maré. Por fim, o New Dance Order recebe os DJs Mochakk, Beltran X Classmatic, Eli Iwasa X Ratier e Maz X Antdot. No Supernova, tocam Jean Tassy, Vanguart, Autoramas e Chico Chico.
Saiba mais sobre os ingressos para o Rock in Rio 2024
Para a edição do Rock in Rio Brasil 2024, o valor do ingresso é de R$ 795 (inteira) e R$ 397,50 (meia-entrada) e não há cobrança de taxa de serviço. O pagamento pode ser feito por PIX ou cartão de crédito e o valor parcelado em até seis vezes. Clientes que efetuarem o pagamento com os cartões de crédito Itaú, Credicard e Iti têm 15% de desconto na compra de ingressos, por R$ 675,75 (não cumulativos com a meia-entrada) e poderão parcelar sua compra em até oito vezes sem juros.
O limite de compra do público em geral é de até 4 (quatro) ingressos por CPF, sendo uma meia-entrada, com exceção para meia-entrada para pessoas portadoras de necessidade especial, que têm direito a comprar outra meia-entrada também para seu acompanhante. Os clientes que adquirirem ingressos nesta modalidade terão que informar no próprio site todas as informações referentes ao documento que comprove tal condição, para posterior validação, assim como será necessário apresentá-lo no acesso à Cidade do Rock, no dia do evento.
O ingresso de meia-entrada é garantido por lei para estudantes, menores de 21 anos, maiores de 60 anos, deficientes e seu acompanhante, profissionais e professores da rede de ensino do Rio de Janeiro e jovens de baixa renda.
Para que o público tenha o acesso ao ingresso digital, todos que garantiram presença em um ou mais dias do festival deverão ficar de olho no e-mail cadastrado. Será via endereço eletrônico que os fãs receberão todas as instruções, como ativação, transferência etc. A partir do recebimento, o cliente deverá seguir o passo a passo para ativar o seu ingresso digital – o “Quentro” é compatível com os aparelhos Android e iOS. A plataforma conta com um alto nível de segurança, sendo anticópia, rastreável e compatível com a maioria dos smartphones disponíveis no mercado. Ao baixá-lo, o ingresso já vem salvo com o nome de quem vai acessar o festival.
Sobre o Rock in Rio
1984 marca o início das preparações para a primeira edição do evento idealizado por Roberto Medina e que hoje, 40 anos depois, é considerado o maior festival de música e entretenimento do mundo – o Rock in Rio. A história do evento se entrelaça com a do entretenimento no Brasil, sendo responsável por colocar o país na rota dos eventos internacionais, já que pela primeira vez, um país da América do Sul sediou um evento musical dessa magnitude. Em uma área de 250 mil m2, em Jacarepaguá, durante dez dias, 1 milhão e 380 mil pessoas foram iluminadas pela primeira vez e começaram a fazer parte do grande espetáculo. No palco — o maior do mundo na época, com 80m de boca de cena — 15 atrações nacionais e 16 internacionais. Originalmente organizado no Rio de Janeiro, o festival ganhou o mundo chegando a Lisboa (Portugal), onde é realizado até hoje, passando por Madrid (Espanha) e Las Vegas (USA).
Desde a primeira edição, já gerou mais de 265 mil empregos diretos e indiretos e, apenas na última, em 2022, um impacto econômico de mais de 2 bilhões na cidade do Rio de Janeiro. Também na edição passada, o Rock in Rio foi considerado patrimônio cultural imaterial do estado do Rio de Janeiro. Pelas Cidades do Rock, desde 1985, já passaram mais de 11.5 milhões de visitantes, que assistiram a mais de 3.816 artistas em 134 dias de magia. Dentre os números gigantes do festival, mais de 64 milhões de pessoas alcançadas nas redes sociais apenas em 2022 e mais de 12 milhões de fãs online.
Gerando impactos positivos nos países onde é realizado e consciente do poder disseminador da marca, o Rock in Rio pauta-se por ser um evento com o propósito de construir um mundo melhor para pessoas mais felizes, confiantes e empáticas num planeta mais saudável. Adotando e incentivando práticas que apoiam o coletivo, se une a empresas que possuem este mesmo olhar e diretriz. O festival investiu, junto com seus parceiros, mais de R$ 118 milhões em diferentes projetos, passando por temas como sustentabilidade, educação, música, florestas, entre outros. Apenas na Amazônia, mais de 4 milhões de árvores foram plantadas. A marca foi pioneira em ter a certificação ISO 20121 — Eventos Sustentáveis, é neutra em carbono desde 2006 e, em 2022, começou a trabalhar ambiciosas metas para 2030, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O ano de 2024 será de muitas comemorações para o Rock in Rio. O ano em que tudo começou, 40 anos depois, dá início às celebrações. E a festa brasileira já está marcada: 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2024, no Parque Olímpico, Rio de Janeiro; e a lisboeta também: 15, 16, 22 e 23 de junho de 2024, no Parque Tejo. Das 23 edições anteriores, nove ocorreram no Brasil (1985, 1991, 2001, 2011, 2013, 2015, 2017, 2019 e 2022), dez em Portugal (2004, 2006, 2008, 2010, 2012, 2014, 2016, 2018, 2022 e 2024), três na Espanha (2008, 2010 e 2012) e uma nos Estados Unidos (2015).