Jéssica Oliveira, psicóloga e escritora, têm uma história de superação que a distingue no campo da psicologia contemporânea, tornando-se uma referência quando o assunto é relacionamento abusivo com narcisistas. Após enfrentar essas experiências, Jéssica transformou sua própria dor em uma missão: ajudar outras vítimas a romper ciclos de abuso, conquistar sua autoestima, independência emocional e financeira. Durante muitos anos, foi protegida pela Lei Maria da Penha, um recurso que garantiu sua segurança enquanto enfrentava essas adversidades. Hoje, ela utiliza a ciência da psicologia aliada às suas vivências pessoais como combustíveis para ajudar outras pessoas. “Eu escolhi a psicologia porque queria ajudar mulheres de forma prática. Eu vivi na pele o que muitas delas estão passando, e isso faz toda a diferença no meu trabalho”, explica.
Por ser uma das poucas psicólogas que abertamente compartilha sua experiência pessoal com relacionamentos abusivos e narcisistas, isso a torna uma referência com grande capacidade de compreensão e empatia. Jéssica escolheu a terapia cognitivo-comportamental, uma abordagem que, segundo ela, permite uma atuação mais educativa e prática, oferecendo técnicas e ferramentas que visam uma transformação efetiva. “Ter compaixão nos atendimentos e um bom feedback é muito importante, mas, devido à abordagem escolhida possibilita educar emocionalmente o paciente, orientar e abrir novas possibilidades para que ele veja outras saídas.”
Seu trabalho não se limita a atender apenas mulheres. Com o passar dos anos, ela percebeu que homens começaram a procurá-la, pois também enfrentam relacionamentos abusivos. “Comecei ajudando mulheres, mas hoje homens também me procuram. O abuso não tem gênero, e tanto homens quanto mulheres podem sofrer nas mãos de parceiros abusivos ou narcisistas”, afirma. Com uma abordagem humanizada e direta, ela atende brasileiros que vivem no exterior e no Brasil, realizando consultas online e ajudando pessoas em diferentes partes do mundo.
Sua presença nas redes sociais é robusta e vem atraindo vítimas que encontram um rico conhecimento sobre relacionamentos tóxicos em seus perfis das redes sociais. Com mais de 700 mil seguidores somados no Instagram, YouTube, Spotify, TikTok e Kwai, Jéssica compartilha conteúdos que abordam temas como narcisismo, dependência emocional,dependência financeira, amor-próprio, autoestima e relacionamentos abusivos. “Ver alguém entrar em terapia chorando e sair sorrindo, mulheres que eram maltratadas e estavam presas no vício do relacionamento abusivo se libertando e conquistando sua independência, não tem preço, é a maior recompensa que posso ter”, conta.
Jéssica é autora de três livros digitais: Empodere-se, Liberte-se e Treze Chaves – O Que Fazer Enquanto o Amor Não Chega.
Liberte-se se destaca por ser focado em vítimas de relacionamentos abusivos e narcisistas. Empodere-se é voltado para mostrar as causas da dependência emocional, fortalecendo o amor-próprio e a autoestima na prática. Já Treze Chaves – O Que Fazer Enquanto o Amor Não Chega é para aqueles que já passaram pelas fases anteriores e agora buscam se preencher, lidar com a carência, aprender a gostar da própria companhia e escolher melhor um parceiro de vida. Juntos, esses títulos formam o “combo perfeito” para quem deseja fazer um mergulho prático em si mesmo.
Diferente de muitos títulos do gênero, suas obras são práticas, oferecendo exercícios que podem ser aplicados no dia a dia para fortalecer a autoestima, o amor próprio e romper padrões abusivos. Diariamente, Jéssica recebe depoimentos de pessoas que fizeram os exercícios de seus livros e conseguiram superar desafios emocionais. Esses testemunhos, que estão em destaque no seu perfil do Instagram, são a prova do impacto transformador de seu trabalho.
Além dos livros digitais, Jéssica também foi coautora do livro Mulheres Extraordinárias, um projeto cuja oitava edição contou com prefácio de Luisa Brunet. Essa conquista marcou sua carreira, validando seu caminho como escritora e psicóloga comprometida com a causa do empoderamento feminino.
Além da psicologia, Jéssica tem uma paixão pelo mundo artístico. Ela se dedica a aulas de canto e já participou de comerciais de televisão, sempre buscando formas criativas de se expressar e dar voz à sua criança interior. “A arte também é terapêutica e sempre indico para todos que busquem aquele sonho de infância para deixar sua criança interior feliz”, afirma.
Com planos de expandir sua atuação, Jéssica pretende levar sua mensagem para mais pessoas, seja em palestras, entrevistas em programas de televisão ou podcasts de maior visibilidade. Suas lives podem ser encontradas no YouTube e Spotify, com episódios no podcast PodpáqueéTóxico, onde aborda temas como narcisismo e abuso emocional. Seu desejo é ajudar o maior número possível de pessoas a romper o ciclo de abuso e a reconstruírem suas vidas.
“Ser psicóloga, para mim não é apenas uma profissão, é uma missão de amor e cuidado, ver em cada paciente uma oportunidade de oferecer conforto , além de excelência”, conclui. Sua jornada é um exemplo claro de que é possível transformar dor em força e resiliência. Se você está em um relacionamento abusivo, Jéssica Oliveira é a prova viva de que existe vida além do abuso e que, com as ferramentas certas, é possível superar até as situações mais difíceis.
Para mais informações sobre seus livros e atendimentos, você pode acessar seu site oficial jessicaoliveirapsi.com, onde também é possível encontrar seu podcast PodpáqueéTóxico no Spotify e no YouTube. Siga todas as suas redes sociais em @psijessicaoliveira88.