Noticias

Jornalista Sonia Consiglio se debruça sobre a temática da vivência e elaboração do Luto a partir da sua própria experiência

A jornalista paulistana Sonia Consiglio, nome de referência nacional e internacional em sustentabilidade/ESG, lança seu segundo livro, desta vez com um tema íntimo, pessoal e sensível a todos: o processo de Luto e sua elaboração: “#SOBREVIVI, O QUE LI, APRENDI E VIVI NO MEU LUTO’, Editora Heloisa Belluzzo, disponível na Internet e livrarias a partir de março de 2024 (R$50).

O livro surgiu em função da perda repentina de seu ex-marido e “companheiro de alma”, como ela o define. Ao longo dos meses, após esse trágico evento, Sonia mergulhou na leitura de 24 livros que tratam do assunto, na tentativa de amainar sua dor. 

“Este livro nasceu de um exercício de elaboração de uma grande dor, tão particular e, ao mesmo tempo, tão comum a todos nós, que é a perda de um ente querido. Trata-se de uma curadoria de obras delicadas e essenciais. Um enxugar de lágrimas compartilhado e, portanto, menos doloroso”explica a jornalista.

Nessa sua introspectiva jornada, Sonia também percebeu que há muitos mitos e até preconceitos em relação ao processo de Luto: “Precisamos falar mais a respeito, poder dizer o nome de quem partiu sem que as pessoas pensem que não estamos ‘superando’. Aliás, não se supera a morte de alguém importante. Apenas aprendemos a viver com essa nova realidade, que nos modifica para sempre. Espero que o #SOBREVIVI ajude nisso”.

Freud, Jung, Santo Agostinho, Christian Dunker, Allan Kardec, Chico Xavier, Carpinejar, Lya Luft, Joan Didion, Roland Barthes, Chimamanda Ngonzi Adichie, C.S.Lewis… São alguns dos nomes visitados por Sonia, que encontrou amparo nos livros para seguir adiante na fase mais profunda do Luto. “Destaquei no ‘#SOBREVIVI’ os trechos que mais me marcaram e que, acredito, possam ser uma leitura reflexiva, leve e acolhedora, pelo viés que o leitor preferir”.

Os livros são apresentados em seis categorias: Ciência, Psicológicos, Espíritas, Autoajuda, Testemunhais e Diários e podem ser lidos na ordem proposta ou aleatoriamente: “Este é um livro para ler e poder chorar; copiar trechos e enviar para aquela pessoa especial que precisa de apoio. Um livro para levar na bolsa e grifar pensamentos aos quais precisamos recorrer de tempos em tempos. Os textos cuidadosamente escolhidos por Sonia confortam, elucidam e trazem luz às almas doloridas”, finaliza a Agente Literária Heloisa Belluzzo.

Botão Voltar ao topo