O maior campeonato de futebol entre favelas do mundo chega ao seu momento decisivo. A ‘Taça das Favelas’, competição idealizada pela Central Única das Favelas (CUFA), conhece neste sábado, dia 21, os campeões dos torneios masculino e feminino em oito estados do Brasil. No Rio de Janeiro, São Paulo e em Minas Gerais, as finais serão exibidas pela TV Globo, a partir das 14h15. Por conta das decisões, neste dia excepcionalmente não serão exibidos o capítulo da ‘Edição Especial’ de ‘Cabocla’ e o filme da ‘Sessão de Sábado’. Outros cinco estados brasileiros – Bahia, Ceará, Goiás, Paraíba e Rio Grande do Sul – também conhecerão os campeões, logo depois do ‘Jornal Hoje’, com transmissão ao vivo das afiliadas da Globo espalhadas pelo país. As demais praças seguem com as suas programações normais.
Mais uma vez, o palco das decisões cariocas é o Estádio de Moça Bonita, em Bangu. Antes de a bola rolar para as disputas, o ‘Globo Esporte’ apresenta a competição e traz ao vivo as últimas informações dos finalistas, direto do campo de jogo. Mais tarde, às 14h, estarão em campo na decisão feminina duas equipes tradicionais do estado: Cidade de Deus e Complexo da Coreia. O duelo terá narração de Renata Silveira e os comentários de Grafite e Renata Mendonça. Já entre os homens, se enfrentam Morro da Mina e Jardim Sumaré para definir o campeão carioca inédito da Taça das Favelas. Gustavo Villani conta a história desta final, com as análises de Paulo Nunes e Ricardinho.
Em São Paulo, mais uma rodada dupla de decisões da Taça das Favelas. Desta vez, o palco das finalíssimas é o Estádio do Pacaembu, que volta a receber jogos de futebol. Na decisão feminina, a Cidade Tiradentes encara o time de São Rafael, com a narração de Natália Lara e os comentários de Alline Calandrini e Richarlyson; enquanto o torneio masculino paulista será definido no confronto entre as Favela Erundina e Jardim Santo André. Everaldo Marques comanda a transmissão, com as análises de Caio Ribeiro e Roger Flores.
O sábado é também de decisão na Taça das Favelas em Minas Gerais. A partir das 14h, se enfrentam na Arena Independência os times do Alto Vera Cruz e da Barragem Santa Lucia em busca do título feminino. Na sequência, entram em campo na final masculina as equipes da Vila Tiradentes e do Taquaril. Comandam as transmissões, respectivamente, os narradores Rodrigo Franco e Rogério Corrêa, sempre com as análises de Henrique Fernandes e Fábio Junior.