O lançamento do livro “Sutilezas do Patriarcado”, movimentou a programação da Janela Livraria, na noite da última terça-feira (17. O cinema Net Gávea ficou abarrotado convidados para um bate-papo com as autoras, e, posteriormente, todos os presentes se encaminharam para a sessão de autógrafos na livraria. O evento reuniu familiares, escritores, artistas, formadores de opinião e imprensa interessadas no tema que é, sem dúvida, bastante atual e com ampla exposição na mídia.
O livro é uma coletânea que reúne 26 contos sobre abusos naturalizados no cotidiano das mulheres, escritos por autoras estreantes e renomadas de diferentes regiões do Brasil. Dentre elas, as atrizes Claudia Mauro e Fernanda Nobre, Dani Balbi, Dilea Frate, Lucia Tucuju, Isadora Wilkinson, Leila Meirelles e Mirna Brasil Portella, idealizadora e organizadora da coletânea.
Violência psicológica, moral, obstétrica, laboral, patrimonial, jurídica. Tudo isso está presente nos contos da obra. “Há relatos comoventes de como, nos recantos do Brasil, o machismo opera, aliado a outros tantos preconceitos construídos pelo patriarcado, retrato de realidades adversas deste imenso país, mostrando que a violência sofrida por mulheres, é, sem dúvida, maior ou menor a depender da etnia, da identidade de gênero, da classe social e da região”, disse Mirna que apostou na potência e diversidade femininas.
A capa do livro é assinada pela artista e ativista, Panmela Castro que traz a obra “Irmãs Siamesas”, símbolo de sororidade. “Sutilezas do Patriarcado” está disponível para compra no site da editora Rebuliço e em livrarias por R$ 69,90 e também em livrarias.