“Vitória”, longa-metragem estrelado por Fernanda Montenegro, Alan Rocha e grande elenco, acaba de divulgar seu primeiro trailer e novas fotos da produção. Dirigido por Andrucha Waddington e produzido por ele e Breno Silveira, o filme marca o retorno de Fernanda Montenegro, única atriz brasileira indicada ao Oscar, às telas do cinema como protagonista. Trazendo uma prévia emocionante do filme, o trailer mostra a rotina de violência próximo ao apartamento de Dona Nina e seu primeiro encontro com o jornalista que mudaria sua vida, interpretado no filme por Alan Rocha, e apresenta parte do elenco como Linn da Quebrada, Laila Garin e Thawan Lucas. O filme tem produção assinada pela Conspiração em coprodução com a MyMama Entertainment e o Globoplay, com apoio da Globo Filmes. O lançamento nos cinemas está marcado para o dia 13 de março, com distribuição da Sony Pictures.
O diretor Andrucha Waddington comenta como foi a construção da personagem Vitória, interpretada por Fernanda Montenegro, e o impacto da história no contexto de insegurança pública das grandes cidades. “Minha busca foi construir essa personagem enfatizando sua humanidade com seus sonhos e fragilidades. Ela é uma personagem extraordinária, uma mulher fiel aos seus princípios e disposta a ultrapassar os limites de sua vida cotidiana para lutar pelo que acredita ser certo. Ela é testemunha de uma realidade em que a violência se impõe no seu dia a dia. Sente-se profundamente perturbada pela omissão da polícia e também pela inação dos que vivem no seu prédio. Uma câmera caseira é sua única aliada. “Vitória” conta a jornada de uma improvável heroína que, contra todas as probabilidades, encontrou uma coragem incansável para lutar por seus direitos como cidadã. Um drama comum a tantas grandes cidades do mundo, mas que nos toca de perto como cariocas. Para isso, criamos um filme cru, neorrealista, onde a dura realidade se impõe em todos os aspectos da vida da nossa personagem. Interpretada por uma das maiores atrizes brasileiras de todos os tempos, Fernanda Montenegro – indicada ao Oscar e vencedora dos prêmios de Melhor Atriz no Emmy Int’l e Urso de Prata no Festival de Berlim – que aos 95 anos, retrata nossa protagonista em uma performance emocionante e arrebatadora”, afirma Andrucha.
Inspirado em uma história real, o filme narra um dos casos mais emblemáticos do jornalismo brasileiro, trazendo a história de Vitória, nome pelo qual ficou conhecida Joana da Paz, uma aposentada que desmascarou uma quadrilha de traficantes e policiais corruptos a partir de filmagens em fitas VHS, feitas da janela de seu apartamento na Zona Sul do Rio. Apelidada de Vitória, por questões de segurança, a idosa teve sua identidade mantida em sigilo por 17 anos, até 2023, quando faleceu, já com as filmagens do longa-metragem em andamento.
“Vitória” é um filme Original Globoplay, produzido pela Conspiração, que reforça o compromisso da plataforma não só com grandes histórias brasileiras, mas também com a experiência das salas de cinema. O roteiro, escrito por Paula Fiúza, é baseado no livro “Dona Vitória da Paz”, de Fabio Gusmão, repórter autor da série de reportagens que narraram o caso. O longa tem produção executiva de Renata Brandão, Mariana Vianna, Tania Pacheco, Mayra Faour Auad e Ilda Santiago, e produção associada de Leonardo M. Barros.
CONSPIRAÇÃO | Produtora
Com 10 indicações ao Emmy Internacional, a Conspiração é a produtora independente da América Latina com o maior número de indicações na premiação, sendo vencedora na categoria melhor comédia, com “A Mulher Invisível”. É realizadora de séries como “Fim” (Globoplay), “Sob Pressão” (TV Globo), “Dom” (Prime Video), “Anitta: Made in Honório” (Netflix), “Detetives do Prédio Azul” (Gloob) e “1 Contra Todos” (Fox), além dos shows de não ficção “Viajando com Os Gil” (Prime Video), “Angélica: 50 & Tanto” (Globoplay) e “Se Eu Fosse Luísa Sonza” (Netflix). No cinema, participou dos mais importantes festivais do mundo, como Cannes, Berlim, Sundance, Veneza e Toronto, e foi responsável pelos sucessos de crítica e bilheteria como “Eu Tu Eles” (menção especial de Un Certain Regard), “Casa de Areia” e “2 Filhos de Francisco” – indicação oficial do Brasil ao Oscar® de melhor filme estrangeiro. Atualmente, a produtora prepara títulos como “O Auto da Compadecida 2”, “Ainda Estou Aqui”, “Detetives do Prédio Azul 4”, “A Droga da Obediência” e “Vini Jr”.
GLOBOPLAY | Coprodutora
O Globoplay é a maior plataforma brasileira de streaming, onde os assinantes têm acesso exclusivo a conteúdos originais e licenciados e às produções da Globo. São novelas, séries, realities, humorísticos, filmes, esporte, documentários, infantis e títulos internacionais de sucesso. Com o Globoplay +Canais, além de todo catálogo do Globoplay, o assinante tem ainda a experiência de consumo de 17 canais pagos da Globo, ao vivo e sob demanda. A plataforma também disponibiliza o sinal ao vivo da TV Globo e de outros canais gratuitos. Tudo isso disponível para ver quando e onde quiser.
SONY PICTURES | Distribuidora
A Sony Pictures Entertainment (SPE) é uma subsidiária da Sony Corporation of America, uma subsidiária da japonesa Sony Corporation. As operações globais da SPE abrangem produção, aquisição e distribuição de filmes em cinema, home entertainment, televisão e mídias digitais; uma rede global de canais; operação de estúdio, desenvolvimento de novos produtos audiovisuais, serviços e tecnologias. Tudo isto representa a distribuição de entretenimento em mais de 140 países.
Sobre MyMama Entertainment | Coprodutora
Fundada por Gabrielle Auad e Mayra Faour Auad, a MyMama Entertainment é uma produtora dedicada a projetos autorais de grande relevância, que atraem público e reconhecimento nacional e internacional. Duas vezes vencedora do Emmy Internacional, a MyMama acumula premiações em importantes festivais, como o Festival de Cannes, Belinale, Veneza, TIFF, Sundance, Locarno, San Sebastián, SXSW, Festival do Rio, Mostra de São Paulo, entre outros.
Sobre Globo Filmes
Construir parcerias que viabilizam e impulsionam o audiovisual nacional para entreter, encantar e inspirar com grandes histórias brasileiras. É assim que a Globo Filmes atua desde 1998 como a maior coprodutora e uma das maiores investidoras do cinema brasileiro. Em 2023, completou 25 anos e chegou à marca de mais de 500 filmes no portfólio e mais de 260 milhões de público acumulado. Como produtora e coprodutora, seu foco é na qualidade artística e na diversidade de conteúdo, levando ao público o que há de melhor no cinema brasileiro: comédias, romances, infantis, dramas, aventuras e documentários. A filmografia vai de recordistas de bilheteria, como ‘Minha Irmã e Eu’, maior bilheteria nacional pós-pandemia, com mais de 2 milhões de espectadores nos cinemas, ‘Tropa de Elite 2’ e ‘Minha Mãe é uma Peça 3’ – ambos com mais de 11 milhões de espectadores – a sucessos de crítica e público como ‘2 Filhos de Francisco’, ‘Marighella’, ‘Que Horas Ela Volta?’, ‘Pedágio’ e ‘Carandiru’, passando por longas premiados no Brasil e no exterior, como ‘Cidade de Deus’ – com quatro indicações ao Oscar – e ‘Bacurau’, que recebeu o prêmio do Júri no Festival de Cannes.