NoticiasSolidariedade

ONG Australiana lança campanha de Natal #LembradeCasa para apoiar famílias afetadas pela fome

Criada por brasileiros, a CASA convida a todos para se juntar nessa missão de conexão e compaixão

CASA, organização sem fins lucrativos criada por brasileiros na Austrália, tem o orgulho de anunciar a quarta edição de #LembradeCasa, anual campanha de Natal que apoia e nutre famílias brasileiras em necessidade. O projeto desse ano tem como objetivo arrecadar fundos para alimentar 2.000 famílias que enfrentam grave insegurança alimentar, conectando o Brasil e a Austrália por meio de laços nutritivos. 

A campanha ocorrerá durante o mês de Novembro e o dinheiro arrecado será destinado a compra de cesta básicas. A cada $50 AUD doados é possível financiar uma cesta para alimentar uma família de quatro pessoas por duas semanas, garantindo assim que elas celebrem com esperança e dignidade essa época tão significativa. As doações podem ser feitas pelo site https://acasa.org.au/ e as cestas serão entregues em dezembro, com transmissão ao vivo no canal do YouTube da CASA. 

21,6 milhões de pessoas são afetadas pela fome no Brasil*. “Acreditamos no poder da comunidade global para fazer a diferença na vida dessas famílias, somos sua única chance de ter um jantar de Natal este ano. A CASA já distribuiu mais de 170 toneladas de alimentos no Brasil até o momento”, explica Emilie da Silva Stratford, CEO da CASA. 

Mais de cinquenta voluntários estão engajados na causa que apoia cerca de vinte organizações espalhadas por todo o país. “Se compararmos o número de pessoas que enfrentam insegurança alimentar no Brasil com a população da Austrália, isso representa 80% dos Australianos. Essa causa permite que Brasileiros que vivem longe de casa retribuam, ao mesmo tempo em que oferece aos Australianos a oportunidade de impactar famílias necessitadas”, comenta Emilie. 

Sobre a campanha #LembradeCasa

#LembradeCasa 2024 foi criada para destacar a conexão entre Brasil e Austrália, ajudando a construir uma ponte de gratidão e solidariedade. A ideia da ação não é apenas voltada a alimentação, mas também de unir comunidades e fortalecer a economia local.  As peças de comunicação criadas para a campanha são: site repaginado, conteúdos para redes sociais e ações de marketing, patrocínio em eventos e a participação de influenciadores que ajudaram a divulgar o projeto.  

Organizações que serão ajudadas este ano: ASIC – Associação Semeando Integração a Cidadania (AM), SOMAP – Associação de moradores do bairro de Petrópolis (AM), Movimento das Mulheres Negras da Floresta – Dandara (AM), ADCEA – Associação das Donas de Casa do Estado do Amazonas (AM), Instituto de Inclusão e Cidadania (AM), Instituto Cultural Bantu (BA), Organização Gongombira de Cultura e Cidadania (BA), Águas do Paulista (BA), Raizes da Mãe Terra – Tribo Fulnio (PE), Raizes da Mãe Terra – Tribo Kariri (AL), Paróquia Santa Teresa de Cacultá (SP), Projeto Estrela do Natal (SP), Projeto Refúgio – AOS – Apoio aos Sertanejos (RN), Centro Cultural e Educational Mandingueiros do Amanhã (MA), Grupo Amparar (NGO – Solar Colombino Augusto de Bastos Asilo) (GO), Grupo Amparar (NGO Associação das portadoras de Câncer de Mama) (GO), Amigos Solidários do Galpão (RS), Portal Universalista (RS), Centro de Referência Indigena (RS), Lions Clube and Florestal Lajeado (RS) 

Sobre a CASA

Fundada em 2020, a CASA conecta comunidades Brasileiros em todo o mundo para ajudar a mudar o cenário da fome no Brasil. A ONG nasceu da campanha #LembradeCasa e por meio de ações de crowdfunding, a ONG transforma o valor arrecadado em comida na mesa de famílias em situação de fome.  Uma causa que não apenas apoia famílias, mas também promove a sustentabilidade econômica. Desde sua fundação, a CASA distribuiu mais de 170 toneladas de alimentos no Brasil, contribuindo com mais de 1 milhão de reais para apoiar esforços de alívio em desastres, como no Rio Grande do Sul. A CASA impactou mais de 50.000 vidas em todo o país, incorporando o espírito de retribuir às raízes e ajudar aqueles que mais precisam.

Fontes: 

Nacional, Estado e População do Território, Australian Bureau of Statistics, março de 2024 

PNAD Continua: Segurança Alimentar (2023) IBGE, Brasil 

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Instagram e Twitter @thiaggocamilo
Botão Voltar ao topo