No Brasil, o Mês da Consciência Negra é um momento de reflexão sobre a importância da cultura preta e seu impacto na sociedade. A data oficial, 20 de novembro, foi escolhida em homenagem ao Zumbi de Palmares, assassinado nesse dia no ano de 1695 e considerado símbolo da resistência negra no Brasil e um ícone da luta pela liberdade e pelos direitos humanos.
Na música, a cultura preta moldou ritmos, expressou lutas e inspirou gerações, com influências que vão do samba ao rap, passando pelo jazz, funk e soul. A Deezer se une a essa celebração com uma homenagem que destaca o legado e o talento de artistas pretos através de um canal criado exclusivamente para o tema.
O canal dedicado, disponível o ano todo na aba Explorar da Deezer, é uma vitrine da curadoria especial que celebra artistas pretos 365 dias por ano, reforçando o compromisso da plataforma de dar visibilidade constante à cultura preta musical – que ganha ainda mais destaque neste dia 20 de novembro.
Com o ícone do canal personalizado na cor preta, os módulos da curadoria incluem playlists proprietárias que celebram diferentes gêneros e recortes musicais, como Casa de Bamba, Preto e Dinheiro, Nova Música Negra, Mundo Negro e É Som de Preto. Também estão presentes as playlists 100%, dedicadas aos artistas mais quentes do momento, além de seleções de novos talentos, ícones consagrados e uma curadoria especial de “Excelência Negra”, com os melhores álbuns de 2024. Fechando com chave de ouro, o canal traz Sessions exclusivas e recomendações de podcasts para aprofundar o mergulho na cultura preta. Acesse a aba clicando aqui.