Autores

Clássico San-São: curiosidades imperdíveis e números do duelo

Tradicionais e vitoriosos ao longo de aproximadamente 100 anos, o Peixe e o Tricolor Paulista protagonizam um clássico cheio de emoções. Até 2024, o famoso “San-São” decidiu o Campeonato Paulista nove vezes, se enfrentaram em uma semifinal da Copa do Brasil e muito mais.

Na virada para o século XXI, os clubes paulistas fizeram jogos eletrizantes. Se liga nessas curiosidades sobre o San-São:

Santos superior em mata-mata

Em decisões de campeonato, o Santos tem uma certa dominância sobre o São Paulo. Não há como negar que a vantagem é boa, são quatro vitórias em finais na história. O São Paulo levou a melhor duas vezes.

Se o Santos é superior em finais, o mesmo acontece em confrontos eliminatórios. A vantagem é ainda maior, são oito vitórias do Peixe, contra 4 do Tricolor Paulista.

No século XXI, o Santos defende uma grande invencibilidade em mata-mata contra o São Paulo. Em sete encontros, o time da Vila saiu vencedor de todos. O jejum são-paulino rendeu eliminações no Brasileiro, na Copa do Brasil, Paulista e na Sul-Americana.

2012: Lucas x Neymar

Lucas e Neymar foram a grande atração do futebol brasileiro em 2012. Dribles rápidos, arranques e uma habilidade extrema. Os dois eram os protagonistas de seus clubes. O San-São ganhou notoriedade com ambos roubando a cena.

AD 4nXfk4 a8Zl2rwcr1vk21wkWbXo7IP0ne8e1WG5fZGYXOYvExypJNuZ3sqs5IdmpSEe cn0oLVo8FGK G7cQMBIY2F3OffrMiVVHYvL93Wjphe58 k6FVXc4AVn6U49DiE vfVoaGQg?key=oYfriFT9XdR Li BwdG9srvo

Foto: Marcos Ribolli

Na 14ª rodada do Paulistão de 2012, o São Paulo enfrentou o Santos no Morumbi e saiu com a vitória. Só que não foi fácil. Casemiro abriu o placar nos primeiros minutos, porém, Edu Dracena empatou para o Santos. Luís Fabiano, de pênalti, fez mais um para o São Paulo. 2×1.

Já na reta final da partida, Neymar driblou o goleiro Dênis e igualou o placar novamente. O Santos se animou em busca da vitória, mas o São Paulo foi quem achou o gol salvador. O camisa 7 do São Paulo, Lucas, garantiu o triunfo para o time da casa. 3×2

A história foi outra na semifinal do estadual. No mesmo ano, Neymar deu um show no Morumbi e comandou a vitória do Santos em cima do São Paulo de Lucas.

O garoto Neymar chamou a responsabilidade o tempo todo e fez os três gols da vitória do Peixe. Casemiro descontou para o São Paulo, 3×1. Imparável, o Santos se sagrou campeão paulista diante do Guarani.

Soberania em títulos internacionais

Santos e São Paulo é o clássico que reúne mais títulos internacionais no futebol brasileiro. São 20 conquistas. 12 taças tricolores e oito santistas.

O Santos é tricampeão da Libertadores, duas com Pelé e uma com Neymar. Também é bicampeão mundial, campeão da Copa Conmebol, da Recopa Sul-Americana e, por fim, da Supercopa de Campeões Intercontinentais.

AD 4nXcIRNzmCYhvCR3BpaYRBnqnUW4orjr7XYsTnkUj5 CwS 3egmyIz8y 5NTEGDHUHgmJJauj9JfqExp4lvzmjUwFuC6mpVToq5AF78salOX 5 nfhlmZjCrGOethzV6n29Q5BQTw?key=oYfriFT9XdR Li BwdG9srvo

Santos campeão da Libertadores 2011 (Foto: Reuters/Nacho Doce)

O São Paulo ganhou seu primeiro título internacional 30 anos depois do Santos, mas se aproveitou de uma era muito vitoriosa e lidera com folga a estatística. No currículo são-paulino tem Libertadores (3), Mundial (3), Recopa (2), Copa Conmebol (1), Copa Master Conmebol (1), Supercopa da Libertadores (1) e Copa Sul-Americana (1).

Abaixo de Santos e São Paulo, vem Flamengo, Cruzeiro, Internacional, Grêmio e Palmeiras com os olhos abertos na tentativa de alcançar.

Editar Post
Botão Voltar ao topo