Desde a pandemia, mudanças nos hábitos dos brasileiros impulsionaram a busca por autosserviços de conveniência. Essa tendência levou alguns setores a uma crescente demanda por serviços que entregam praticidade, eficiência e economia de dinheiro e tempo, um ativo cada vez mais valioso. Em meio a esse contexto, as lavanderias self-service se destacam, especialmente aquelas que agregam valor à jornada do cliente. Pioneira e maior franquia desse segmento na América Latina, a Lavanderia 60 Minutos, acelera seu plano de expansão e sozinha, já contabiliza cerca de 50% de participação no mercado, com quase 1000 franquias em todo o país e em franca expansão nacional e internacional para o ano de 2025.
Confirmando a ampliação do setor, dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com base na Receita Federal, o setor de lavanderias no Brasil é um dos segmentos que mais se destacam, com um crescimento de 44% entre 2019 e 2024. De acordo com o Fundador e Presidente do Grupo Hi, franqueadora da marca Lavanderia 60 Minutos, Isaelson Oliveira, a marca vem projetando se em um mercado que deverá movimentar R$ 20 bilhões até 2030. “Nosso modelo é pensado para oferecer rentabilidade e simplicidade operacional para o nosso franqueado, sendo ideal para quem busca um investimento de baixo custo inicial e de fácil gestão, além de operar na nova economia verde, que lucra e ao mesmo tempo cuida do planeta.”, afirma.
A Lavanderia 60 Minutos opera com franquias totalmente automatizadas, destacando-se por sua exclusiva tecnologia de ponta, desenvolvida pela Ikli Tecnologia, empresa do Grupo Hi. O modelo dispensa a necessidade de colaboradores, já que necessita apenas de uma limpeza diária. “Hoje contamos com uma lucratividade média de 50% por operação, com retorno do investimento estimado entre 12 e 18 meses. Estamos presentes em 120 cidades com mais de 1 milhão de clientes e oferecemos suporte 24 horas para clientes e franqueados. São diferenciais assim que nos tornaram os maiores desse mercado”, ressalta Isaelson.
A tecnologia exclusiva da rede inclui sistemas de dosagem automática com telemetria remota e controle de climatização, que geram economia de recursos e eficiência no atendimento ao cliente, com operações disponíveis 24 horas. “A automação é o coração do nosso serviço. Com sistemas que garantem dosagem automática, eficiência energética e atendimento inteligente através do nosso totem, conseguimos oferecer uma experiência única, prática, sustentável e inesquecível ao nosso cliente”, explica Oliveira.
Impacto econômico nas regiões atendidas
A estratégia de expansão da Lavanderia 60 Minutos visa abrir uma nova unidade em cada recanto do Brasil, levando esse serviço cada vez para mais perto dos clientes. “Nosso plano para 2025 prevê a aceleração de nossa expansão em regiões estratégicas, atraindo novos investidores interessados em abrirem múltiplas lojas, consolidando nossa marca como top of mind nesse mercado. Garantimos sempre uma estrutura de baixo custo, contribuindo decisivamente no fomento do empreendedorismo e no crescimento da economia nacional. Apoiamos nossos franqueados em cada passo dessa jornada, desde a escolha do local até a inauguração e operação de sua loja, numa parceria de ganha-ganha”, finaliza o Fundador.
Consolidação no mercado
Celebrando quase uma década de operação, a Lavanderia 60 Minutos adota uma abordagem focada na diferenciação através de tecnologias exclusivas, na experiência do cliente, na lucratividade para os franqueados e na sustentabilidade do planeta. Com um crescimento anual superior a 100%, a rede tem se consolidado não apenas como a maior, mas também como a mais premiada do Brasil e, no que depender de seus gestores, ainda tem muito a crescer.
Atualmente, apenas 5% da população utiliza serviços de lavanderia, mas as projeções indicam um crescimento expressivo até 2030, com a expectativa de que mais de 10% da população adote o uso frequente desse serviço. A Lavanderia 60 Minutos, posicionada como líder do segmento, atrai franqueados de diversas regiões do Brasil, consolidando-se como referência no setor ao apostar em um modelo sustentável, prático, econômico e acessível a todas as classes.
Sobre a Lavanderia 60 Minutos
A Lavanderia 60 Minutos é a pioneira e a maior rede de franquias self-service América Latina, atuando hoje em todo o território nacional em mais de 120 cidades. A marca possui quase 1000 franquias e 1 milhão de clientes, tendo vários prêmios de qualidade e em plena expansão nesse mercado. O modelo de franquia é sustentável e de baixo custo, dispensa a necessidade de colaboradores, necessitando apenas de uma manutenção manual diária, além de promover o consumo consciente, a sustentabilidade do planeta e a economia verde.