Famosos

João Camargo: Os 50 anos do alfaiate que moderniza a silhueta do homem brasileiro

Ele cresceu no varejo de moda masculina ao lado do pai e foi aprendiz de alfaiates consagrados, aprendendo técnicas para valorizar o corpo do homem e permitir ao brasileiro encontrar sua melhor versão. Ao completar 50 anos de idade, Camargo celebra uma trajetória de sucesso, ao lado de sua família e cercado de clientes que viraram amigos. “Neste tempo todo, vejo que consegui inspirar muitos homens a cuidar de si muito além do guarda-roupa”, conta Camargo.“Consegui quebrar tabus e fazer com que meus clientes estejam bem arrumados mesmo na moda casual, que criamos com a mesma excelência da alfaiataria sob medida”A festa dos 50 será para 300 pessoas no dia 14 de abril no Bourbon Street, em São Paulo.

Casado, pai de 5 filhos, com idades entre 1 e 28 anos, Camargo é faixa-preta em jiu-jitsu, pratica ioga, tênis de mesa e motociclismo, segue uma alimentação equilibrada e criou o ‘Desafio do Alfaiate’ para estimular os clientes na busca por uma vida mais saudável. Desde a pandemia, a cada ano ele cria um grupo de whatsapp com 85 integrantes para que compartilhem seus treinos. “Meus clientes são minha maior fonte de inspiração. É curioso como muitas vezes eles chegam para fazer compras como quem vai resolver um problema, e depois percebem que olhar para si mesmo é um exercício de auto-estima que vai ter impacto em diferentes facetas da vida”, comenta.

Camargo tem executivos, empresários e artistas como clientes, homens que sabem que encontrarão na marca a excelência que é inegociável para o designer. “Investi no treinamento da minha equipe para poder multiplicar minha visão e permitir que hoje, aos 50 anos, eu possa ficar 2 meses fora fazendo pesquisa e criando novas coleções na Europa”, conta. O treinamento generoso inclui viagens de reciclagem da equipe à Itália para conhecer mais sobre tecidos, estilo e fabricantes, que permitiram a criação de parceria com marcas globais como Dormeuil e Tombolini, que criam tecidos e peças sob medida para a Camargo.

Se, no início de sua carreira, Camargo realizava cerca de 20 atendimentos por dia na loja, hoje os appointments são com 2 ou 3 clientes, no máximo. “A aliança que minha equipe desenvolveu com os clientes é fruto de um treinamento incansável e do imenso respeito que temos por eles”, resume. “Quis criar uma marca de luxo em que o requinte do trabalho sob medida dos nossos alfaiates seja o mesmo do encontrado na nossa linha Casual, com jeans, malhas, pólos e outras peças que deixam o homem confortável mas com cara de arrumado ao mesmo tempo”, explica.

Camargo acaba de abrir um amplo escritório a algumas quadras de sua flagship, no Itaim, em São Paulo, cujos andares abrigam parte da sua confecção, estoque para as vendas do bem-sucedido e-commerce e o estúdio criativo. Apaixonado por bikes, carros e motos, sendo inclusive parceiro da icônica Ducati, o destaque do prédio fica no subsolo, com parte da sua coleção e um inesperado bar para receber amigos e clientes. “Meu maior presente é chegar aos 50 anos tendo criado uma marca de luxo brasileira que tem excelência global e uma compreensão profunda do mercado nacional”, finaliza.

Davi Brandão

Davi Brandão, jornalista com atuação no campo da Comunicação há 25 anos. Colunista do Tô na Fama/IG, teve passagem por importantes veículos, como Diário Comércio Indústria e Serviços (DCI), Shopping News, Panorama Brasil, Revista do Centro Empresarial, O Dia, Fashion a Porter, IG Gente, entre outros.
Botão Voltar ao topo