
Com uma carreira que se estende por mais de três décadas, Luiz Nantes é uma das figuras mais versáteis na implantodontia brasileira e internacional. Sua trajetória começou quase por acaso, como ele mesmo define, ao se tornar assistente de um professor sueco, por atingir um diferencial que considerava trivial, mas a profissão não apresentava muitos exemplares, o conhecimento em outros idiomas. Esse acaso revelou-se o ponto de partida de uma jornada marcada pelo ensino, inovação e envolvimento com empresas de ponta no setor. ” Dos 10 que tinham para auxiliar um professor, eu era o único que falava inglês, então mesmo sendo o décimo na linha sucessória, fui eu que fui ajudar ele.”
Nantes sempre conciliou a prática clínica com sua atuação como professor e consultor científico e com experiência em diversas regiões do Brasil e no exterior, incluindo dois anos de docência no Paraguai, ele se tornou referência em treinamentos e palestras internacionais representando a empresa S.I.N, na qual também colabora com a área de pesquisa e desenvolvimento. Ele destaca ainda a importância de manter-se em contato com a prática clínica para garantir autenticidade em suas aulas e apresentações. “Hoje dedico metade do meu tempo entre produzir materiais, encontros online e eventualmente presenciais, pois apoio a área internacional da empresa e apoio o P & D, que seria a área de pesquisa e desenvolvimento.”
Além da odontologia, Luiz também é envolvido com arte e comunicação. Ele já cogitou ser publicitário e acredita que isso influenciou sua atuação no marketing de produtos odontológicos e seu carisma e domínio de idiomas o tornaram peça-chave na internacionalização da S.I.N. Sua versatilidade se reflete ainda na música, sendo membro da “banda dos embaixadores” da empresa, que surgiu de forma despretensiosa entre colegas que compartilhavam o amor pela arte. ” A hora que você tem que juntar conhecer implante, ser dentista e falar a língua, nem sempre essa tríade é fácil de ser encontrada, então ainda hoje acaba sendo um diferencial. Adoro, quando me perguntam se gosto mais de dar aula ou de operar, digo que é como escolher entre dois filhos”,
Recentemente, enfrentou um desafio pessoal delicado, com a descoberta e cirurgia de um tumor maligno. O episódio, embora superado com sucesso, foi um divisor de águas em sua perspectiva sobre a vida e hoje, mais do que nunca, ele valoriza o tempo com o filho de 10 anos, a simplicidade do convívio e o prazer em fazer o que ama. Para ele, ser feliz no presente é mais importante do que projetar uma riqueza futura. “Prefiro acreditar que foi só um aviso, um ‘presta atenção’. Saí fortalecido. Prefiro ser feliz hoje do que ficar poupando pra amanhã”.
Apaixonado, humano e dedicado, Luiz Nantes é a representação de um profissional que não se limita a uma única função. Dentista, professor, consultor, músico, mentor, ele simboliza uma geração que, embora nascida em tempos de rigidez profissional, aprendeu a se reinventar e a transitar com fluidez entre diferentes papéis. E apesar de todas as conquistas, ele segue com humildade e afeto e o que move Luiz, afinal, é mais do que técnica, é propósito.









