
A peça “O Dinossauro de Plástico”, estrelada por Rafael Saraiva, tem estreia anunciada para o dia 6 de junho, no Teatro Rogério Cardoso, na Casa de Cultura Laura Alvim. Com direção de Barbara Duvivier e texto de Gustavo Vilela. Rafael, destaca a performance de Rafael que iniciou a carreira artísitca com 12 anos de idade e conta com formação na escola O Tablado, onde manteve presença durante sete anos.
Ele, integrou o elenco de “Paz Sem Rosto”, espetáculo realizado no teatro O Tablado, em 2015, onde foi convidado a se apresentar, e venceu, o Festival “Kids on Stage”, no Centro Europeu das Artes – Hellerau, na Alemanha. Em 2022, foi um dos protagonistas da peça “O Cálice”, cujo elenco foi indicado ao Prêmio Aptr 2023, na categoria Jovens Talentos, dirigida por Cacá Mourthé, que também dirigiu Rafael em “Camaleão e as Batatas Mágicas” e “O Boi e o Burro no Caminho de Belém”. Em 2022, o ator protagonizou “Anísio e a Devoradora de Livros”, peça infantil baseada na vida de Anísio Teixeira, de Leila Meirelles e João Sant’Anna.
Também no palco apresentou o espetáculo de improviso “Presentes”, ao lado do ator Samuel Valladares, entre agosto de 2023 e abril de 2025. Em “Quebra-Cabeça: em busca da peça que falta”, espetáculo de improviso para o público infantil, realizado em 2024 e 2025, venceu na categoria Melhor Elenco do 10° Prêmio do Centro Brasileiro Teatro para a Infância e Juventude (CBTIJ), ao lado de Samuel, Clarice Sauma, Joana Castro e Rafael Oliveira. De 30 de maio a 2 de junho, o ator estará em São Paulo, no teatro Sérgio Cardoso, com o espetáculo “Portátil”, dirigido por Barbara Duvivier.
Em 2024, o ator fez parte do elenco da novela No Rancho Fundo, da TV Globo, onde interpretou o poeta Guilherme Tell. No audiovisual, também participou do “Portugal Show”, e de “Cosme e Damião Quase Santos”, do Multishow. Trabalhou na série “A Vida Pela Frente”, do Globoplay, nos longas-metragens “Ciclo”, dirigido por Ian SBF, “Doidas e Santas”, direção de Paulo Thiago, “Desculpe o Transtorno”, dirigido por Tomás Portella, e no curta-metragem infantil “Souvernirs de Verão”. Ele ainda atuou no longa “Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa”, dirigido por Fernando Fraiha, produzido pela Biônica Filmes, lançado em janeiro de 2024, e participou do filme “O Diário de Pilar na Amazônia”, com direção de Eduardo Vaisman e Rodrigo Van Der Put, produzido pela Conspiração e Star Original Productions, que tem estreia prevista para janeiro de 2026.
Este ano gravou participação no novo humorístico “Volte Sempre”, do Multishow/ Globoplay, na série “Encantados”, do Globoplay, e na série “Choque de Cultura”, produzida pelo Canal Brasil. Também atuou no longa “Quem é morto sempre aparece”, dos Estúdios Globo, protagonizado por Marcus Majella, que conta com Luiz Fernando Guimarães no elenco.
Rafael é conhecido por desenvolver vídeos para internet, que já ultrapassaram a marca de cem milhões de visualizações, e por criar personagens como o “Cria do Leblon” e “O homem mais bonito do Brasil” que fazem muito sucesso nas Redes Sociais. No momento, o jovem ator desenvolve um projeto autoral para O Porta dos Fundos, “Paulinho, o Virgem”, que irá protagonizar. “Eu estou muito feliz com esse momento da carreira em que tantas ramificações e em tantas plataformas eu posso trabalhar, seja internet, televisão, cinema ou teatro. Isso é uma raridade! Então me sinto muito privilegiado de ser um artista com tantas portas abertas e portas dos fundos!, conclui o ator.









