BelezaCuriosidadesEspecialistas

Patricia Guedes: uma jornada entre sorrisos, estética e o ensino

Entre a vida de cirurgiã-dentista, professora e empreendedora, ela construiu sua trajetória unindo ciência, arte e propósito ao transformar rostos e vidas através da harmonização facial

Desde muito jovem, Patricia já respirava o ambiente acadêmico e a paixão pela odontologia. Filha de professores, o pai, reitor e fundador de uma universidade em Três Corações (MG), e a mãe, também professora, ela cresceu cercada pela educação e pela dedicação ao conhecimento. Entrou cedo na faculdade, aos 16 anos, e aos 23 já lecionava para mais de 20 turmas, o que lhe proporcionou uma sólida base didática e científica. “Meu sonho desde nova era ser cirurgiã-dentista. Há 28 anos me formei e desde então não parei mais e logo após a graduação, fiz especialização, mestrado e já entrei no mundo da docência”.

Sua carreira foi marcada por um olhar cirúrgico e estético ao mesmo tempo, e isso mudou sua forma de exercer a odontologia. A paixão pela área de cirurgia bucomaxilofacial a levou à vanguarda da implantodontia no Brasil, sendo uma das primeiras alunas da USP em São Paulo a se especializar em implantes dentários. “Sempre fui voltada para a cirurgia e quando a harmonização facial começou a surgir, eu já fazia alguns procedimentos estéticos, como botox, retirada de pintas e tratamento de cicatrizes. Era um universo que me fascinava”.

Com o crescimento da harmonização facial no país, Patricia e seu marido, igualmente dentista e parceiro profissional, fundaram o Instituto Thoppi em 1998, um dos pioneiros no Brasil e o nome do lugar reflete o escopo de atuação do casal, que é um Time de Harmonização Orofacial Perio Prótese Implante. “Fomos o primeiro instituto com curso de harmonização facial em Minas Gerais. A procura foi tão grande que tivemos que deixar a docência nas universidades para focar nos nossos cursos e atendimentos particulares”.
Atualmente, Patricia tem 49 anos e uma filha com 25 anos, que seguiu os passos dos pais e também é médica, assim como os filhos do meio que estão trilhando o mesmo caminho. Ela se destaca como referência na área estética, conciliando atendimentos com formações especializadas dentro e fora do país e para além de Belo Horizonte, onde mantém um instituto com estrutura completa, ela ministra cursos internacionais em locais como Assunção, no Paraguai, proporcionando ainda mais força para sua atuação. “Ministramos cursos tanto de especialização, que são cursos longos de 18 meses, quanto cursos menores, referentes a pessoas que querem vir se atualizar na área de harmonização e também na área de implantodontia”.

Apesar de já ter alcançado reconhecimento nacional e internacional, Patricia mantém os pés no chão e os olhos no futuro e para ela, o atendimento ao paciente é insubstituível. “Daqui a 10 anos, pretendo ter colhido os frutos dos conhecimentos em gestão. Quero ampliar minha equipe e abrir uma unidade em São Paulo, no qual ainda estarei atendendo, porque é isso que me realiza de verdade e se tivesse que escolher entre dar aula e atender, escolheria o atendimento, mas não largaria nenhum dos dois. ”

Seu posicionamento profissional reflete uma síntese entre ciência e sensibilidade. Embora sua formação seja odontológica, mais de 70% de sua atuação hoje é voltada à harmonização facial e isso não é coincidência, pois com sua paixão, precisão técnica e olhar humanizado, ela segue moldando não apenas rostos, mas histórias de vida. “A odontologia é a única profissão que possui especialidade em harmonização facial e a face é a parte mais visível de uma pessoa, por isso cuidar dela é uma responsabilidade enorme. Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana seja apenas

Gabriella Vivere

Gabriella Vivere, tem em seu currículo um vasto conhecimento tanto na comunicação, quanto em gestão de empresas. Além de jornalista, em seus mais de 15 anos de experiência em conectar pessoas e empresas, ela também é especialista em vendas, grandes marcas, commodities e mercado internacional. A paixão por comunicação surgiu após trabalhar em uma agência multinacional de notícias. Seu talento e expertise com novos negócios lhe deram visão para ampliar suas conexões e experiências profissionais.
Botão Voltar ao topo