LGBTQIA+Noticias

ParadaSP convida o público a levar seus leques para celebrar a memória e a história da comunidade LGBT+ em sua 29ª edição

Os eventos históricos da comunidade LGBT+ pedem leques. O uso do acessório milenar remonta a um passado distante, quando ele era usado para, além de ventilar, representar poder e status. Quando apropriado pela comunidade LGBT+, se tornou um instrumento performático nas ballrooms e, finalmente, um adereço popular que traz cores, identificação e muito barulho aos eventos em que é usado. Para dar continuidade a esse uso festivo e simbólico, a ParadaSP, organizada pela APOLGBT-SP (Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo), convida o público a levar seus leques à 29ª edição da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, que acontece no dia 22 de junho, domingo, na Avenida Paulista.

Além de ser um item fundamental nos eventos de grande porte, como os shows de Madonna e Lady Gaga, os leques nos lembram do processo de emancipação e festividade da comunidade LGBT+ na década de 1970, durante as ballrooms. Usá-los também é celebrar pessoas que abriram os caminhos para nossa população”, reforça Nelson Matias Pereira, presidente da APOLGBT-SP e sócio-fundador da Associação.

O escritor João Silvério Trevisan, de 80 anos, escreveu um post em seu Instagram sobre a experiência na ParadaSP 2024, ressaltando a relevância dos leques no evento. Em um trecho, o escritor destaca: “Foi de indescritível beleza ver e participar da orquestra de leques se abrindo e batendo em toda a avenida Paulista, como se um maestro invisível a regesse. Era assim: tlá para nossa afirmação, tlá-tlá para nossa resistência. E saibam qual a melhor: depois de muita dificuldade e treinamento, aprendi a abrir e bater leque. Eu ria sozinho ou acompanhado. Afinal, esperei meus 80 anos para usar lindamente um leque que o Põe na Roda me deu de presente anos atrás. De agora em diante vai ser assim: TLÁ-TLÁTLÁ!”.

Vale lembrar que o tema defendido pela ParadaSP neste ano é Envelhecer LGBT+: Memória, Resistência e Futuro, proposta para gerar reflexão sobre os cuidados com o envelhecimento da comunidade e também da necessidade de celebrar as histórias deste grupo. A ParadaSP 2025 reforça a importância de olhar para a longevidade da população LGBT+ com políticas públicas, oportunidades e reconhecimento social.

Para quem quiser garantir um leque criado especialmente para a ParadaSP, a loja Império dos Leques vai confeccionar uma série deles para serem comercializados na 24ª edição da Feira Cultural da Diversidade LGBT+, que acontece dia 19 de junho, quinta-feira, no Memorial da América Latina, fortalecendo o empreendedorismo LGBT+. Parte do lucro da venda dos leques será revertido para ações da ParadaSP ao longo do ano.

24ª Feira Cultural da Diversidade LGBT+
Data: 19 de junho de 2024
Local: Memorial da América Latina – Av. Mário de Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo
Entrada gratuita

29ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo

Tema: Envelhecer LGBT+: Memória, resistência e futuro

Data: 22 de junho de 2025, domingo

Concentração: a partir das 10h

Local: Avenida Paulista – São Paulo, SP

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Instagram e Twitter @thiaggocamilo
Botão Voltar ao topo