LGBTQIA+Noticias

Pedro Sampaio e o retorno de Silvetty Montilla como apresentadora oficial estão entre as atrações da Parada LGBT+ 2025

29ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo acontece dia 22 de junho, na Avenida Paulista

Os trios da 29ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, organizada pela APOLGBT-SP (Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo), começam a ser anunciados. A celebração acontece no dia 22 de junho, domingo, a partir das 10h, na Avenida Paulista, e expressa o compromisso com o debate urgente sobre a realidade das pessoas LGBT+ idosas no Brasil por meio do tema Envelhecer LGBT+: Memória, Resistência e Futuro. Entre os destaques, está o trio da Sephora, que contará com apresentação do cantor Pedro Sampaio e convidados.

Com o tema de 2025, a Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo convida toda a comunidade a refletir, honrar e cuidar das gerações que vieram antes, pois o futuro é construído sobre os alicerces da memória e da resistência. Além da Parada a ong realizará outros eventos na semana que precede a Parada, como o 6º Encontro Brasileiro de Organizações de Parada (16 a 18/06), a 24ª Feira Cultural da Diversidade LGBT+ (19/06) e a 5ª Corrida do Orgulho LGBT+ (21/06), além de outros eventos com instituições parceiras para dar visibilidade ao tema deste ano, como a transmissão ao vivo da ParadaSP pelo YouTube em parceria com a DiaTV no dia 22/06.

“Envelhecer é uma conquista, mas, para muitas pessoas LGBT+, ainda é um desafio marcado pelo abandono, pelo silenciamento e pela ausência de políticas públicas”, comenta Nelson Matias Pereira, presidente da APOLGBT-SP. “Esse ano a Parada será um ato de referência a quem veio antes de nós. Se a juventude hoje consegue usufruir de direitos ganhos, foi por conta das pessoas que lutaram antes de chegarmos”, complementa o presidente.

Cláudia Garcia, vice-presidenta da ParadaSP, começou seu trabalho de militância LGBT+ em 1980 e dá um recado às novas gerações: “É um orgulho para mim ver a juventude LGBT+ se expressando hoje em dia, algo que não pudemos fazer no passado. Prestem atenção na história e no que a gente passou. Não se sintam vitoriosos, porque a guerra nunca acaba e só venceremos quando houver leis no nosso país que criminalizem a LGBTfobia”.

Sobre medidas de inclusão e acessibilidade, a ParadaSP reforça que contará com intérpretes de Libras em suas principais atividades, além da promoção de acessibilidade comunicacional e de espaços acessíveis, com rampas e pistas adaptadas. Haverá também áreas reservadas para pessoas com deficiência, cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, garantindo que todos possam desfrutar da Parada com o maior conforto possível. Além disso, pontos de acolhimento oferecerão áreas de descanso e banheiros adaptados, com voluntários disponíveis para dar suporte.

Materiais impressos acessíveis e com linguagem acessível também são formulados, considerando a globalidade de deficiências, sejam elas motoras, visuais, auditivas, intelectuais ou sensoriais. As atividades e os treinamentos contam com o apoio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência.

Na área da sustentabilidade, a Parada dará um salto em relação à última edição, quando 17% dos resíduos descartados foram encaminhados para centros de reciclagem. Neste ano, a meta é reciclar 300 toneladas de lixo, atingindo 50% do total de resíduos gerados. A ParadaSP também convida o público a refletir sobre melhores práticas de descarte e promoverá campanhas educativas com orientações sobre a separação correta do lixo, entre outras ações cotidianas que fazem a diferença para o planeta.

Entre as novidades deste ano incluem galhardetes em postes na Avenida Paulista, bem maiores e mais visíveis do que nas edições anteriores, enfeitando a avenida e contando histórias de resistência, memória e futuro. Haverá também um bandeirão pelo fim da escala 6×1, além de um Trio para as Famílias LGBT+, Trio de Abertura dedicado a pessoas LGBT+ com mais de 60 anos e Trios específicos para a visibilidade Lésbica, Gay, Transsexual e Bissexual e outras expressões de sexualidade e gênero.

Outra campanha em curso é o Levante Seu Lequeum convite para que o público desfile seus leques na Avenida Paulista. Neste ano, será retomada a parceria com a DiaTV, que transmitirá a ParadaSP ao vivo, pelo Youtube, para que todas pessoas interessadas possam acompanhá-la.

Assim como em 2024, a Parada deste ano terá um trajeto diferente: devido às obras no final da Avenida Paulista, na virada para a Rua da Consolação, os trios percorrerão o lado ímpar da avenida, e o público será orientado a seguir o evento pelas ruas Haddock Lobo e Bela Cintra.

Sobre a ParadaSP

A ParadaSP, organizada pela APOLGBT-SP (Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo) é uma ONG, sem fins lucrativos, fundada em 1999. Detém a marca Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, que acontece desde 1997 na Avenida Paulista. Parte desses participantes fundou a ParadaSP, que, desde então, cresceu com a ajuda de voluntários. A Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo tornou-se a maior do mundo, amplificando as vozes da comunidade LGBT+ e possibilitando que a ParadaSP realizasse outros eventos militantes.

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Instagram e Twitter @thiaggocamilo
Botão Voltar ao topo