Old Rio com Vic Landim

Old Rio Com Vic Landim: “Brasil Imperial”

O ato beija-mão era sinal de respeito.

Na época imperial no Brasil, o beija-mão era uma cerimônia da côrte em que a população beijava a mão do monarca como sinal de respeito e lealdade. Era um ritual público, realizado diversas vezes, que permitia aos nobres e plebeus um contato direto com o rei, uma oportunidade para fazer petições, pedidos ou apresentar reclamações diretamente ao soberano. 

Beijar a mão do rei era um gesto que demonstrava o reconhecimento da autoridade suprema do monarca. 

Nestas cerimônias permitiam um contato físico com o monarca, aproximando a corte do povo e também era para apresentar queixas, falando dos problemas da cidade.

Esse tipo de cerimônia ocorria com regularidade, e era uma ocasião para que as pessoas fossem ao palácio, se sentindo parte daquele lugar. 

O beija-mão era, portanto, um ato simbólico e ritualístico fundamental na dinâmica imperial, servindo tanto como uma expressão de respeito hierárquico de interação entre o monarca e seus súditos. 

Old Rio - Vic Landim

Professor de inglês com mais de 20 anos de experiência, especialista em inglês para profissionais. Repórter no programa Tô Na Fama! da RedeTV! e no Tô No SBT, além de colunista no Tô Na Fama! do IG. Criador do projeto Vic Landim Old Rio. Casado com Bruno há 15 anos e pai de dois filhos. Apaixonado pela história do Rio de Janeiro. Siga no Instagram: @viclandimoldrio
Botão Voltar ao topo