Coluna Rodrigo Teixeira

Programa de escuta ativa da Ambev já soma mais de 7 mil horas de conversas com consumidores e inspira ações em mais de 20 países

“Consumer Hours”, lançado no Brasil, vira ferramenta de inteligência que conecta público ao time de marketing, fortalecendo as marcas

No bar, no supermercado ou nas redes sociais, todo mundo tem uma opinião sobre o que consome. Para a Ambev, esse fluxo de percepções, críticas e sugestões vira matéria-prima de inovação. Foi assim que nasceu no Brasil o programa “Consumer Hours” (Hora do Consumidor), que conecta o público à equipe de marketing da companhia de forma ainda mais estruturada e contínua.

Na prática, são encontros presenciais e online em que consumidores compartilham hábitos e expectativas diretamente com profissionais responsáveis pela comunicação permitindo uma compreensão mais profunda sobre quem são e como se comportam as pessoas que escolhem as bebidas da Ambev. A proposta é aproximar quem consome das decisões que conduzem as marcas, transformando opiniões em ações concretas.

A iniciativa, liderada pelo time de Strategy & Insights, rompe barreiras entre a equipe corporativa e o público, estabelecendo uma rotina de escuta ativa em canais regulares e bem definidos. O programa envolve entrevistas individuais, grupos de discussão e vivências presenciais ou virtuais, permitindo que profissionais de marketing e comunicação tenham contato direto com o que move o consumidor. Assim, as percepções coletadas são convertidas em insumos para produtos, campanhas e ativações.

Desde o piloto há pouco mais de dois anos, a metodologia se consolidou como ferramenta de inteligência e inspiração criativa para as marcas da Ambev. O impacto foi tão positivo que o modelo, criado no Brasil, passou a ser replicado em mais de vinte países onde a companhia tem operações.

O princípio por trás da iniciativa é colocar cada vez mais o consumidor no centro de todos os processos da companhia. Ao ouvir de forma contínua quem está nos bares, supermercados ou eventos, a Ambev consegue direcionar melhor planejamentos, estratégias, campanhas e criar experiências que realmente importam para o público. É dessa forma que a companhia fortalece seu portfólio e constrói marcas icônicas.

“No Brasil, a cerveja tem uma relação profunda com a cultura, pois reflete a alegria e característica do brasileiro, conectando as pessoas na forma de celebrar e compartilhar bons momentos. Assim, a categoria de cerveja está ligada à variedade de ocasiões de consumo, estilos e aspectos sociais. A ideia desde o início era aproximar nosso time de marketing de quem realmente guia nossas decisões, que são os consumidores, o centro do que fazemos. A partir da escuta, transformamos as percepções em ação, num ciclo que fortalece nossas marcas, fazendo com que continuem relevantes no dia a dia dos fãs”, afirma Gustavo Castro, Diretor de Estratégia e Insights da Ambev.

Escuta ativa como rotina

Os números brasileiros mostram a escala e o impacto: mais de 7 mil horas acumuladas em interações com consumidores, 72 jornadas de pesquisa realizadas e mais de 200 participantes ativos no Brasil, desde o lançamento do programa em 2023. Esses encontros geram insumos que trazem tendências emergentes, testam ideias e identificam oportunidades para ampliar o alcance e a relevância das categorias em que a companhia atua.

O Consumer Hours foi desenhado, inclusive, para permitir que a escuta ativa seja parte natural da rotina de trabalho. Dessa forma, as conversas com o público viram cotidianamente insumo para inovações que voltam para quem ajudou a inspirá-las. O processo se retroalimenta, com ajustes e criações que não se esgotam.

Alguns dos encontros foram cruciais para definir os caminhos e estratégias para o festival Todo Mundo no Rio, quando Corona entrou em cena como a principal patrocinadora do evento, no Rio de Janeiro. As conversas com os consumidores, fãs da marca e da Lady Gaga, mostraram quais eram as expectativas das pessoas e como a cerveja da Ambev poderia se destacar em um evento tão grande e que envolveu tantas marcas. E deu resultado, já que Corona foi a marca mais associada ao evento segundo pesquisa da Ipsos após o festival, com pessoas que marcaram presença na capital carioca.

Mais opções, mais ocasiões para celebrar

O aprofundamento da escuta ativa influencia não apenas a estratégia da companhia, mas também hábitos de consumo, ampliando e aprimorando alternativas no portfólio para diferentes perfis e momentos: de bebidas alcoólicas a opções sem álcool, de cervejas a drinks prontos, de refrigerantes com ou sem açúcar. Ao mesmo tempo, a presença das marcas em eventos culturais, esportivos e musicais ganha mais precisão, reforçando vínculos com os fãs das marcas. A consequência é um cenário em que o ato de celebrar se torna mais acessível, diverso e alinhado ao estilo de vida atual.

“Informação qualificada e proximidade com o público nos permitem garantir produtos com expectativas alinhadas ao que as pessoas valorizam. Queremos que as pessoas amem as marcas da Ambev a cada dia mais e que contribuam para que as experiências que proporcionamos sejam cada vez melhores”, conclui Castro.

Rodrigo Teixeira

Repórter com mais de 15 anos de carreira. Formado em Jornalismo e Direito pela Estácio de Sá e pós-graduado em Fiscalização, Controle e Orçamento Público e Metodologia do Ensino Superior, ambas pela Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj). Com experiência em diversos segmentos do jornalismo, entre eles, no meio corporativo, artístico, e no poder público. Com passagem pelas redações dos maiores portais de internet do país, como Terra, UOL e R7. Inclusive já produziu conteúdo para o portal iG. Experiência de gestão, redação e projetos especiais para o on-line dos Jornais O Dia e Meia Hora. Web Repórter da Rede TV, na sucursal do Rio de Janeiro e correspondente do programa "Tô na Fama", da Rede TV do Tocantins. E correspondente no Rio de Janeiro do programa Tô no SBT, do SBT Barra do Tocantis.
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