Desfrutar da boa gastronomia por um valor justo e acessível. Essa é a proposta da Rio Restaurant Week, que chega à sua 27ª edição, entre os dias 23 de maio e 23 de junho, em 50 restaurantes do Rio de Janeiro. Desta vez, o evento apresenta o tema “Revolução Vegetariana” e convida os chefs a criarem uma opção do menu com novas texturas, sabores e combinações, longe de carnes de origem animal, para acolher também esse público.
“Não se trata de uma celebração do vegetarianismo, mas um convite à reflexão sobre as escolhas alimentares, contribuindo para um futuro não apenas sustentável, mas mais consciente”, explica Fernando Reis, idealizador da Brasil Restaurant Week. O cliente, por sua vez, além da experiência, movimenta o setor e fomenta a rica cultura gastronômica do país.
Os ingredientes do Brasil são riquíssimos, é possível explorar receitas incríveis com a matéria-prima que vem dos vegetais, aliando cultura, condições climáticas favoráveis e técnicas de preparo. Uma espécie de movimento cultural que estimula a experimentação.
O tour gastronômico é o momento ideal para o público curtir restaurantes que gostaria de ir, mas que em um período normal ficam acima da média financeira. Durante o festival, as casas participantes criam um menu especial para a ocasião, com entrada + prato principal + sobremesa, em três categorias diferentes: Tradicional, Plus e Premium.
“Procuramos fazer a Restaurant Week sempre mais completa para o consumidor e, desta forma, construir pontes e elos com os restaurantes. Agregar a experiência aos sentimentos, à estética, ao repertório, à linguagem e à expressão que a quarta arte pode nos proporcionar, é também uma oportunidade para construir experiências mais prazerosas para o público”, destaca Reis.
Essa edição segue o padrão de valores fixos para cada menu. No tradicional, o almoço custa R$54,90 e o jantar R$69,90, já no plus, o almoço sai a R$68,90 e o jantar custa R$89,90. Na categoria premium, sai por R$89,00 o almoço e R$109,00 o jantar. Em todas as categorias sugerimos a doação de R$2 para o Gastromotiva. Os restaurantes participantes oferecem duas opções de cada item, para que o cliente escolha a de sua preferência. Bebidas, couvert e serviço não estão inclusos no valor.
AS AÇÕES COM OS PATROCINADORES E APOIADORES
We Super Ooh, é o patrocinador oficial do evento e, como o maior veículo de mídia DOOH em painéis de grande formato, traz a missão de unir forças no mercado nacional, com tecnologia de ponta, ferramentas de aferição e métricas.
A Rio Restaurant Week ainda conta com o media partner Brasil Ooh, referência em divulgação macro no país.
A Rádio Mix (102.1 FM) será a rádio oficial do festiva, que além de músicas, traz dicas de diversão, as melhores promoções e integração com o ouvinte.
O Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio), que traz a missão de contribuir de forma permanente para a melhoria do ambiente de negócios neste segmento na Cidade, também é um apoiador da Rio Restaurant Week.
“Eventos como a Restaurant Week são muito importantes para a gastronomia local, pois ajudam a trazer novos consumidores para as casas participantes e promovem experiências gastronômicas que contribuem com o desenvolvimento do setor. Para o SindRio é um prazer poder apoiar iniciativas como esta”, afirma Sérgio Abdon, Diretor Executivo da instituição.
Sobre a Restaurant Week Brasil:
Presente em mais de 20 cidades brasileiras, a Brasil Restaurant Week é, há 17 anos, um dos maiores e mais esperados festivais gastronômicos do mundo. Com o objetivo de criar oportunidades e acesso à boa gastronomia, movimentando e aquecendo o mercado gastronômico em período de baixa sazonalidade. Assim, durante o evento, os principais restaurantes preparam um menu especial, temático, com harmonizações diferenciadas e valor fixo para levar aos clientes experiências prazerosas.
Responsabilidade social:
A responsabilidade social é uma das marcas da Restaurant Week. O evento promove incentivo social que, nesta edição, é direcionado a Gastromotiva, organização sem fins lucrativos que transforma, através da educação, articulação comunitária, combate à fome e ao desperdício, com a contribuição adicional de R$2,00 na conta. A doação é opcional e o valor é acrescido à conta final do cliente. Conheça mais @gastromotiva.
Praticidade online:
Os comensais podem contar, também, com uma plataforma online, a Maître, de reservas para os restaurantes, que pode ser acessada diretamente no site do festival – www.restaurantweek.com.br. Para os menus Premium, a reserva é obrigatória.
Serviço:
27ª Edição Rio de Janeiro Restaurant Week
Data:
Festival: 23 de maio a 23 de junho
Valores:
Menu Tradicional: Almoço R$ 54,90 e Jantar R$ 69,90
Menu Plus: Almoço R$ 68,90 e Jantar R$ 89,90
Menu Premium: Almoço R$ 89,00 e Jantar R$ 109,00
Conheça os restaurantes participantes e menus no site: www.restaurantweek.com.br e fique por dentro das novidades @restaurantweekbrasil
Restaurantes participantes:
Categoria Tradicional:
Açougue Vegano – Shopping Uptown
Bottega 73
Maraca Sportbar – Vogue Square
Tio Ruy – Shopping Uptown
VaiBE Beach Lounge
Categoria Plus:
Abbraccio – Leblon
Abbraccio – Norte Shopping
Abbraccio – Plaza Niteroi
Abbraccio – Rio Design Barra
Abbraccio – Rio Sul
Abbraccio – Shopping Tijuca
Allma
Boteco do Amaral – Vogue Square
Cafeína – Rio Sul
Ceviche da Fabi – Shopping Uptown
Coco Bambu – Casa Gourmet
Dois em Cena – Rio Sul
Don Camillo
Ferreirinha – Leblon
Flora
Grand Cru – Centro
Grand Cru – Copacabana
Gratitude Natual Foods – Vogue Square
Mangue Seco
Matuto Nordestino – Shopping Uptown
Mundo Mineiro – Shopping Uptown
Oki Oki
Orzo Pizza Bar
Parla! Trattoria
Quintal do Zico -Vogue Square
Santo Scenarium
Vino! Botafogo
Vino! Copacabana
Vino! Flamengo
Vino! Ipanema
Categoria Premium:
Cantinho do Pará – Shopping Uptown
Didier
Gruta do Bacalhau – Shopping Uptown
Loire Bistrô
Masserini Osteria di Mare
Quitéria
Sushi Rio – Rio Sul
Tragga del Mar
Tragga Humaitá
Tragga Vogue
Vizinho Gastrobar – Vogue Square
Zazá Bistrô Tropical
Zazá Travessa – Ipanema
Zazá Travessa – Leblon