Moda

A Moda é de todos os que a consomem

Durante anos, a indústria da moda mundial sempre prezou pela padronização de um perfil específico, tanto nas passarelas quanto nas campanhas publicitárias.

Este padrão pré-estabelecido, fez com que a indústria fashion fosse vista pelo grande público, como a indústria mais elitista, vista por muitos como um dos mercados mais preconceituosos no que tange a diversidade na apresentação das novas coleções.

O padrão sempre foi o mesmo: Modelos em sua maioria com aparência européia, brancos, magros, mulheres com 1,80 e homens com corpos esculturais. Por décadas, protestos foram realizados no mundo todo, contra o racismo, pela falta de modelos negros ( fora da cota) nos desfiles, sem contar dos outros grupos que também nunca tiveram visibilidade na indústria, dentre eles, modelos Plus Size, modelos cadeirantes, baixa estatura, transsexuais entre outros.



Após da pandemia mundial da covid 19, podemos dizer que a indústria da moda tão padronizada e inflexível, também se flexibilizou, e com esse retorno dos desfiles, por exemplo na SPFW 2022 ( Semana de moda de São Paulo ) pudemos celebrar a iniciativa de vários estilistas , trazendo coleções para TODOS OS CORPOS e não para alguns!

Estes novos moldes e flexibilização da indústria nos enche de esperança e perspectiva para as próximas gerações de estilistas e produtores de moda, pois uma coisa é clara: “ Se todos consomem moda, compram roupas nas lojas, movimentam financeiramente o mercado, nada mais justo, quem consome moda ser representado nela não é?”

A moda é de todos que a consomem!

Até a próxima pessoal!

Colunista: @silviopompeu

Silvio Pompeu

Silvio Pompeu é um Ex- modelo brasileiro, conhecido hoje como um dos maiores instrutores de passarela do País. É também preparador oficial do Miss e Mister Brasil e jurado técnico dos principais concursos de Misses pelo Brasil a fora, além de assinar o caderno de Moda em sua coluna do To na Fama no Portal IG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo