Agenda

“Ai, minha coluna!” – Especialista revela os sinais cruciais para buscar ajuda médica

Dores nas costas: Quando é hora de consultar um especialista e o que os sinais estão tentando nos dizer

Você já passou pela situação de abaixar-se e ao levantar sentir dores na coluna? Mais importante do que buscar ajuda é saber quando procurar um especialista.

O Dr. Guilherme Rossoni, neurocirurgião e especialista no tratamento de doenças da coluna e dor crônica, relata que a sensação de dor tem levado pessoas ao desgaste extremo, tanto psicologicamente, quanto nas relações familiares e de trabalho, considerando que muitas vezes o outro não entende o quadro clínico da pessoa que sofre de dor.

“Muitos pacientes chegam ao consultório desacreditados, desanimados com o tratamento, sem saber qual a opinião seguir. É importante ressaltar que não existe o “time dos cirurgiões” e o “time dos conservadores”, o que existem são doenças que precisam de tratamento com atuação multidisciplinar. A fisioterapia tem papel fundamental nesse sistema, assim como a reabilitação física e os medicamentos. Contudo, nós, profissionais da saúde, precisamos estar sensíveis ao relato de dor do paciente e tentar contribuir ao máximo para o restabelecimento da sua qualidade de vida. Se a doença é cirurgia, então vamos à cirurgia, com o uso do que houver de mais moderno para o tratamento” afirma Dr. Guilherme.

Mas, quando devo procurar um especialista? É preciso atentar-se aos sinais de alerta que o nosso corpo produz. Não importa a intensidade da dor, mas a frequência que ela permanece.

Veja a seguir quais os sinais importantes para procurar ajuda de um especialista:

• ✅ Dor nas costas ao ficar em pé;

• ✅ Dores na coxa inferior ao andar;

• ✅ Dores musculares ou em articulações no corpo no geral;

• ✅ Desconforto na lombar ao sentar-se;

• ✅ Desconfortos repetitivos no pescoço e ombros;

• ✅ Sensação de queimação na coluna;

• ✅ Acordar com cansaço muscular na região das costas.

“Tratar a dor é um enorme desafio, envolve comprometimento do paciente, da família, além dos profissionais da saúde. Que o nosso olhar tenha mais empatia e solidariedade.

O “time” que ganha é sempre o do paciente.” finaliza Dr. Guilherme Rossoni. Se ficou com alguma dúvida sobre o momento de procurar um especialista, entre em contato com a central de atendimento:

SP: (11) 9.3434-1998

ES: (27) 9.9802-1998

RJ: (21) 9.9559-1998

Site: https://www.drguilhermerossoni.com.br/

Instagram: @drguilhermerossoni

Emiliano Macedo

Emiliano Macedo - Jornalista com 20 anos de carreira. Já atuou como produtor, repórter e editor de textos nas emissoras RedeTV (Rio), Globo (TV Rio Sul), Band (Rio) e SBT. Em rádios, passou pela Sociedade 104,1 FM e Band FM 94,9. Também já escreveu para os portais "A Gazeta", G1, GE e GShow. Nos Estados Unidos, trabalhou como redator na sede da Norwegian International, em Miami.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo