FamososFilmesNoticias

“Ainda Estou Aqui” de Walter Salles Concorre ao Leão de Ouro no Festival de Veneza 2024

Após 12 anos, Walter Salles retorna ao cinema com “Ainda Estou Aqui”, filme que concorre ao prestigiado Leão de Ouro no Festival de Veneza 2024, a ser realizado na Itália de 28 de agosto a 7 de setembro.

Sinopse e Inspiração

Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, o filme narra a saga de Eunice Paiva, esposa do ex-deputado socialista brasileiro Rubens Paiva, que desapareceu durante a Ditadura Militar nos anos 70. Eunice, interpretada por Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, torna-se advogada e defensora dos direitos humanos após a morte do marido. A história aborda sua luta contra o Alzheimer e seu envolvimento com movimentos políticos.

Declarações e Relevância

Em coletiva de imprensa, o diretor artístico do Festival de Veneza destacou a autenticidade e a profundidade da história, além de elogiar a atuação de Fernanda Torres. Walter Salles também compartilhou seu apreço pessoal pelo projeto: “O livro de Marcelo me marcou profundamente, e nos convida a olhar essa história do ponto de vista de sua mãe, Eunice. No centro desse relato há uma mulher que teve que se reinventar e romper com os laços patriarcais das famílias brasileiras.”

Participação em Festivais

Além de competir em Veneza, “Ainda Estou Aqui” também fará parte da competição no Festival de Toronto, o que pode posicioná-lo como um forte candidato na corrida ao Oscar 2025.

Produção e Lançamento

O filme, ainda sem data de lançamento no Brasil, é uma produção da VideoFilmes, RT Features e Mact Productions, com coprodução de Arte France Cinéma e Globoplay. O roteiro é assinado por Murilo Hauser e Heitor Lorega.

Comentários de Marcelo Rubens Paiva

Para Marcelo Rubens Paiva, ver seu livro adaptado por Walter Salles é uma grande honra. “Ter um livro adaptado por Walter Salles, que conheceu minha família e viveu aquele período como testemunha, honra a nossa família”, declarou o escritor, ressaltando a importância da participação do filme no Festival de Veneza para sua família descendente de italianos.

Considerações Finais

“Ainda Estou Aqui” promete ser um relato poderoso sobre memória, resistência e a busca pela redemocratização do Brasil, contando uma história pessoal que se entrelaça com a história coletiva do país. A expectativa é alta para a estreia do filme em Veneza e Toronto, com a possibilidade de seguir uma trajetória de sucesso até o Oscar.

Fonte: UOL

Botão Voltar ao topo