A Billboard Brasil premiará pela primeira vez – com a chancela da Billboard US – uma artista no WME Awards. O evento, que celebra a representatividade e o empoderamento feminino no universo musical, reconhecerá a cantora Ana Castela como Artista do Ano. Ela foi escolhida pela relevância de seu trabalho e por seu destaque no mercado musical em 2024. O enorme sucesso se reflete também em números: Ana permaneceu 31 semanas seguidas em primeiro lugar no Artistas 25, chart da Billboard Brasil que elenca cantores e bandas que mais emplacou canções entre as mais ouvidas.
A cerimônia acontecerá no próximo dia 17 de dezembro, no renomado Teatro Renault, em São Paulo. Reconhecido como um dos prêmios da música mais importantes do país, o WME Awards by Billboard se destaca por ser a única premiação no Brasil dedicada exclusivamente às mulheres na música.
“A conquista deste prêmio por uma artista do sertanejo representa um marco não só para o WME Awards, mas também para o cenário musical como um todo, que passa a celebrar e valorizar ainda mais as mulheres que transformam essa indústria. Esta é uma oportunidade única para prestigiar a carreira de Ana Castela e para apoiar o fortalecimento da presença feminina na música brasileira”, comenta Claudia Assef, uma das idealizadoras do prêmio.
Neste ano, o prêmio prestará homenagem a duas personalidades icônicas: Lia de Itamaracá, reconhecida como uma das mais importantes cirandeiras da cultura brasileira, além de ser cantora e compositora; e Nara Leão, a musa da Bossa Nova, cuja atuação como cantora, compositora e instrumentista foi essencial para a evolução da música brasileira.
A premiação, que reúne profissionais de diversas áreas, incluindo cantoras, empresárias, produtoras, diretoras, empreendedoras e jornalistas, se consolidou como uma plataforma essencial para a valorização feminina no setor. Além de premiar talentos, a cerimônia é um espaço de celebração e inspiração, promovendo histórias de conquistas e visibilidade para mulheres na indústria musical.
“Essa nova categoria reflete uma tendência crescente de celebrar o impacto cultural e musical dessas mulheres, que já dominam diversas frentes. Ser Artista do Ano não é apenas um reconhecimento da contribuição para o setor, mas também uma celebração de tudo o que representa para a cultura e para as mulheres na indústria” afirma Monique Dardenne, idealizadora do WME.
“O WME Awards é muito mais do que uma premiação. É um movimento que celebra e amplifica a voz das mulheres, destacando histórias de talento, resiliência e inovação que inspiram o mercado e a sociedade. Nosso objetivo é consolidar cada vez mais o evento como uma plataforma para mulheres de todos os segmentos da indústria, reconhecendo o impacto e a representatividade que cada uma traz”, diz Fátima Pissarra, CEO da Mynd.
SOBRE O WME:
O WME (Women’s Music Event) foi idealizado por Claudia Assef e Monique Dardenne em 2016, estreou em março de 2017 com a WME Conference, em São Paulo, atraindo mais de mil pessoas em paineis de debate, workshops, shows e festas. Desde então, já realizou sete edições, com mais de 280 horas de conteúdos digitais e mais de dezenas de shows, paineis e workshops ao vivo, impactando um público de cerca de 10 milhões de pessoas em sua história, além de gerar, a cada ano, cerca de 300 empregos diretos e indiretos. Além da conferência, acontece anualmente o WME Awards, premiação desmembrada em três frentes: categoria voto popular, categoria voto técnico e homenageadas pelo conjunto de sua obra.
O WME é uma plataforma de música, tecnologia e negócios, que possui 4 frentes de atuação – o prêmio (que foi a 1ª premiação brasileira dedicada exclusivamente a premiar mulheres na indústria da música), conferências (para discutir e inspirar sobre música, tendências, mercado e empregabilidade de mulheres), banco de profissionais (um aplicativo onde é possível encontrar profissionais mulheres para toda a cadeia da indústria da música) e o Selo Igual (que visa equalizar line-ups, com mais espaço igualitário além de equipes de eventos musicais em todo o país. Ele chancela iniciativas da música que tenham pelo menos 50% de mulheres, pessoas trans ou não-binaries em seus line-ups ou equipes, e ainda a consultoria Manas a Mais, que visa trabalhar junto de eventos e festivais para torná-los mais diversos e equânimes). O objetivo do WME é gerar reconhecimento, empoderamento e discutir temas plurais nas lutas femininas como música, política, saúde, esporte, entre outros.
SOBRE A BILLBOARD:
Fundada em 1894, a Billboard é a publicação mais respeitada e influente do universo musical no mundo. A versão brasileira chega pelas mãos dos sócios Fátima Pissarra, Carlos Scappini, Marcus Buaiz, Marcello Azevedo, Murilo Henare e Raquel e Michel Kury, que possuem o compromisso de oferecer aos leitores notícias atualizadas, insights profundos e análises abrangentes sobre a cena musical do país. A CEO da publicação é Fátima Pissarra e a CMO é Camila Zana.