Famosos

Ana Castela receberá o prêmio de Artista do Ano no WME Awards by Billboard

A Billboard Brasil premiará pela primeira vez – com a chancela da Billboard US – uma artista no WME Awards. O evento, que celebra a representatividade e o empoderamento feminino no universo musical, reconhecerá a cantora Ana Castela como Artista do Ano. Ela foi escolhida pela relevância de seu trabalho e por seu destaque no mercado musical em 2024. O enorme sucesso se reflete também em números: Ana permaneceu 31 semanas seguidas em primeiro lugar no Artistas 25, chart da Billboard Brasil que elenca cantores e bandas que mais emplacou canções entre as mais ouvidas.

A cerimônia acontecerá no próximo dia 17 de dezembro, no renomado Teatro Renault, em São Paulo. Reconhecido como um dos prêmios da música mais importantes do país, o WME Awards by Billboard se destaca por ser a única premiação no Brasil dedicada exclusivamente às mulheres na música.

“A conquista deste prêmio por uma artista do sertanejo representa um marco não só para o WME Awards, mas também para o cenário musical como um todo, que passa a celebrar e valorizar ainda mais as mulheres que transformam essa indústria. Esta é uma oportunidade única para prestigiar a carreira de Ana Castela e para apoiar o fortalecimento da presença feminina na música brasileira”, comenta Claudia Assef, uma das idealizadoras do prêmio.

Neste ano, o prêmio prestará homenagem a duas personalidades icônicas: Lia de Itamaracá, reconhecida como uma das mais importantes cirandeiras da cultura brasileira, além de ser cantora e compositora; e Nara Leão, a musa da Bossa Nova, cuja atuação como cantora, compositora e instrumentista foi essencial para a evolução da música brasileira.

A premiação, que reúne profissionais de diversas áreas, incluindo cantoras, empresárias, produtoras, diretoras, empreendedoras e jornalistas, se consolidou como uma plataforma essencial para a valorização feminina no setor. Além de premiar talentos, a cerimônia é um espaço de celebração e inspiração, promovendo histórias de conquistas e visibilidade para mulheres na indústria musical.

“Essa nova categoria reflete uma tendência crescente de celebrar o impacto cultural e musical dessas mulheres, que já dominam diversas frentes. Ser Artista do Ano não é apenas um reconhecimento da contribuição para o setor, mas também uma celebração de tudo o que representa para a cultura e para as mulheres na indústria” afirma Monique Dardenne, idealizadora do WME.

“O WME Awards é muito mais do que uma premiação. É um movimento que celebra e amplifica a voz das mulheres, destacando histórias de talento, resiliência e inovação que inspiram o mercado e a sociedade. Nosso objetivo é consolidar cada vez mais o evento como uma plataforma para mulheres de todos os segmentos da indústria, reconhecendo o impacto e a representatividade que cada uma traz”, diz Fátima Pissarra, CEO da Mynd.

SOBRE O WME:

O WME (Women’s Music Event) foi idealizado por Claudia Assef e Monique Dardenne em 2016, estreou em março de 2017 com a WME Conference, em São Paulo, atraindo mais de mil pessoas em paineis de debate, workshops, shows e festas. Desde então, já realizou sete edições, com mais de 280 horas de conteúdos digitais e mais de dezenas de shows, paineis e workshops ao vivo, impactando um público de cerca de 10 milhões de pessoas em sua história, além de gerar, a cada ano, cerca de 300 empregos diretos e indiretos. Além da conferência, acontece anualmente o WME Awards, premiação desmembrada em três frentes: categoria voto popular, categoria voto técnico e homenageadas pelo conjunto de sua obra. 

O WME é uma plataforma de música, tecnologia e negócios, que possui 4 frentes de atuação – o prêmio (que foi a 1ª premiação brasileira dedicada exclusivamente a premiar mulheres na indústria da música), conferências (para discutir e inspirar sobre música, tendências, mercado e empregabilidade de mulheres), banco de profissionais (um aplicativo onde é possível  encontrar profissionais mulheres para toda a cadeia da indústria da música)  e o Selo Igual (que visa equalizar line-ups, com mais espaço igualitário além de equipes de eventos musicais em todo o país. Ele chancela iniciativas da música que tenham pelo menos 50% de mulheres, pessoas trans ou não-binaries em seus line-ups ou equipes, e ainda a consultoria Manas a Mais, que visa trabalhar junto de eventos e festivais para torná-los mais diversos e equânimes). O objetivo do WME é gerar reconhecimento, empoderamento e discutir temas plurais nas lutas femininas como música, política, saúde, esporte, entre outros.

SOBRE A BILLBOARD:

Fundada em 1894, a Billboard é a publicação mais respeitada e influente do universo musical no mundo. A versão brasileira chega pelas mãos dos sócios Fátima Pissarra, Carlos Scappini, Marcus Buaiz, Marcello Azevedo, Murilo Henare e Raquel e Michel Kury, que possuem o compromisso de oferecer aos leitores notícias atualizadas, insights profundos e análises abrangentes sobre a cena musical do país. A CEO da publicação é Fátima Pissarra e a CMO é Camila Zana.

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Instagram e Twitter @thiaggocamilo
Botão Voltar ao topo