O ano era 1979. E em Varginha, no interior do Estado de Minas Gerais, ao 26º dia do mês de maio nascia uma celebridade empreendedora que revolucionou o mercado do açaí. E esse revolucionário tem nome: André Luiz Frade, mais conhecido como André Summer. Mineiro, messs, sim senhor… E dos bão! Desde criança, sem saber, mas já sabendo, ele sempre procurou sair da sua zona de conforto de uma maneira ou de outra. O menino André sempre foi agradecido, porém, insatisfeito, pois em sua mente ainda tenra, cultivava um espírito empreendedor que, foi revelando o verdadeiro empreendedor.
Os empregos não enchiam os seus olhos, mas os negócios, sim. Ele sempre fez de tudo um pouco e melhor. Ainda garoto perdeu o pai, mas não o seu rumo. Com 12 anos, conseguiu um trabalho como chapeiro de uma lanchonete conquistando a simpatia e a preferência dos clientes pelo capricho com o preparo dos suculentos lanches. E quem sabe não foi ali, o despertar para o mundo mágico dos alimentícios? Pode ser…
E aos 14, trocou o preparo dos lanches pela preparação instalações de sons automotivos e, novamente, obteve sucesso: aos 16 anos foi reconhecido entre os melhores instaladores de som do Brasil. E a sua inquietude o levou para outros segmentos comerciais porque as suas aptidões combinadas com as suas ideias fervilhavam o tempo todo e com isso, André Frade partiu para o comércio direto, como vendedor ambulante. A experiência somada ao seu desejo pelo conhecimento, cada vez mais mostrava a ele, que o saber não ocupava lugar.
E seguindo em frente, atuou em outros segmentos, porém, o seu espírito irrequieto almejava experimentar algo mais, desde que ligado diretamente com o público, porque com o público, ele aprendeu e conquistou o seu espaço. Se a Fé o levou ao sucesso, a luta pelo bom combate foram os seus aliados. E o Pr. Josué Gonçalves confirma isso.
Posto que a sua Fé gere a boa energia e, paulatinamente, atrai muitas personalidades, não só dos cenários artísticos… O prestigiado veículo de comunicação Diario do Comércio – o jornal digital do empreendedor, diz: “Foi tudo uma questão de tempo…” O olhar objetivo para a qualidade sempre o levou a obter os números mais significativos. Se ele perdesse o foco perderia, igualmente, a eficácia dos seus resultados, na maioria, positivos, mostrando que podemos obter a melhor versão de nós mesmos. Basta ter boa vontade.
Fã incondicional do açaí, toda a vez que André Frade viajava a negócios ou a passeio, ao chegar às cidades limítrofes como Itajubá e Pouso Alegre, no sul do Estado de Minas e São José dos Campos, Estado de São Paulo procurava pela iguaria, mas, ao observar o preparo, percebeu que, em cada localidade, este era feito de maneiras diferentes. E assim foi nascendo à ideia de dar um toque no sabor e na variedade, enfim… A criação de um açaí com o seu estilo.
E em 2011, dentro da garagem de sua residência, no município onde nasceu, em Varginha, Minas Gerais, a ideia tomou forma, embora na ocasião, as pessoas com maior poder aquisitivo adquirissem as barras da fruta, diretamente do Pará, pois, na cidade não havia onde comprar o açaí. E pensou consigo: “Eu posso melhorar isso!…” E com a visão e o faro de empreendedor, ele conseguiu algumas barras da fruta com um amigo e, mineiramente, começou a preparar à sua maneira.
Criativo, André Summer construiu um “dispositivo”, para bater o produto. Comprou polpas, fez algumas misturas e testou até chegar à formulação imaginada. Nascia o Açaí Summer: resultado de uma pesquisa que tornou o produto final mais cremoso e sem cristais de gelo. Basta tirar da embalagem e degustar como um verdadeiro néctar! – “Eu desenvolvi uma receita diferente, e pegou rápido!” – afirma com orgulho. E garante: o segredo começa na escolha da qualidade do açaí, que é adquirido, anualmente e dentro da safra, para não sofrer a variação da cor, da textura e do paladar oxidado pela terra.
Atraídos pelo feeling de um grande negócio, os amigos Rodrigo Resende, que hoje se tornou o diretor de operações e Leonardo Pereira, o diretor comercial, na época, investiram R$ 300 mil Reais na expansão do negócio, onde a marca Açaí Summer começou a ganhar mercado com a distribuição, e recebeu aporte para ampliar a sua produção que é exportada para quatro continentes e encontrada em países como Portugal, Itália, Alemanha, Emirados Árabes, Estados Unidos…
Além da americana FDA (Food and Drug Administration), na China, obteve o CCP (Certificado de Registro de Produto, do Ministério da Agricultura chinês); o Açaí Summer também possui outros alvarás sanitários, e com o Trade Mark™ (o símbolo de marca registrada internacional); esse é o resultado do compromisso com a qualidade e a procedência dos insumos. Esse é outro diferencial para fomentar a expansão por franquias.
Falando em franquias, a marca Açaí Summer amplia o alcance do seu full business migrando da produção para o varejo, através da franchising system. Com 15 lojas no Estado de Minas Gerais, e entrando nos mercados de São Paulo e do Rio de Janeiro. Hoje, André Summer, além de ter se tornado, por assim dizer, o Rei do Açaí, administra a carreira de artistas como “Os Meninos da Rua 13”…
… Mas, também, dos esportivos!
Kinder Bueno, Nutella, Ganache de chocolate branco e… Açaí!
Para todos os gostos, além do tradicional creme de açaí, a Açaí Summer oferece opções combinadas com frutas. E para novas lojas, foram criados novos produtos para contornar a sazonalidade e, adaptar a marca para as diferentes regiões do país. Entre as opções fora da linha de sorvetes e gelatos há combinações de inverno com bolo, waffles e o badaladíssimo petit gateau, além do chocolate quente e até, fondue. “Em regiões onde esse produto sazonal virou ‘refeição’, trabalhamos com estratégia de opções de cardápio para garantir a rentabilidade do franqueado”, explica Paola de Almeida Pires, gestora de expansão e operacional da marca Açaí Summer. Atualmente, a Açaí Summer conta com 28 distribuidoras em seis Estados brasileiros.
O seu produto-base, hoje é revendido em diversas localidades, e renomeado, ‘sob licença’, para outras marcas que a comercializam com nomes diferentes. Agora, André Summer quer ampliar o formato do negócio migrando da produção para o varejo através franchising. Mercado não falta: mesmo com o boom das “açaíterias”, especialmente no Sudeste do país. E por falar em ”ampliar”, uma nova marca está chegando para espalhar, deliciosamente, outra novidade, por enquanto, pelo Brasil: o Cascão Trufado! Aguardem… Enfim, a receita que começou na garagem, em um espaço “2×3″, continua trancada a oito chaves, e ninguém sabe. Apenas que alguns funcionários a conhecem pela metade.
Alguém duvida?… Se duvidar, eis o próprio fundador resumindo a sua deliciosa história, tal como o Açaí Summer. Confira: