
Celebrando e solidificando uma parceria de mais de 20 anos, a UGT (União Geral dos Trabalhadores) e a APOLGBT-SP (Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo) anunciam mais um passo em sua atuação conjunta. Em 2025, a parceria ganha novo fôlego ao se alinhar ao tema da Parada deste ano, destacando questões fundamentais como o envelhecimento com dignidade, os direitos da população LGBT+, e a luta por condições de trabalho mais justas.
A UGT se posiciona de forma clara contra escalas abusivas, como a de 6×1, e reforça seu compromisso com os direitos humanos e com um futuro mais saudável e digno para todas as pessoas, em especial para quem envelhece no mundo do trabalho. A união das instituições expressa também o compromisso com o debate urgente de refletir sobre a realidade das pessoas LGBT+ idosas do Brasil.
Os tradicionais galhardetes que anunciam o tema da ParadaSP ganham uma nova dimensão este ano. Com apoio da UGT, a estrutura da 11ª Exposição UGT da Paulista – Cidades: Meio Ambiente e Direitos Humanos será utilizada para ampliar a visibilidade da mensagem Envelhecer LGBT+: Memória, Resistência e Futuro, reafirmando o compromisso com os direitos humanos e a ocupação cultural do espaço público. No dia do evento, uma faixa sobre o fim da escala 6×1 será exibida na altura do primeiro trio, antes do início das falas das autoridades, a iniciativa une pautas trabalhistas e de direitos civis.
A parceria também propõe reflexões sobre cidadania, sustentabilidade e a valorização dos povos originários. “Porque um futuro melhor para a população LGBT+ é um futuro melhor para todas as pessoas, independente da sua identidade de gênero, da sua orientação sexual. A UGT tem feito esse trabalho há muitos anos e a gente tem sido parceiro. A gente quer aumentar essa parceria e levar dignidade para o povo brasileiro, principalmente para os povos originários,” afirma Diego Oliveira, Diretor Cultural da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo.
Sobre a ParadaSP
A ParadaSP, organizada pela APOLGBT-SP (Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo) é uma ONG, sem fins lucrativos, fundada em 1999. Detém a marca Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, que acontece desde 1997 na Avenida Paulista. Parte desses participantes fundou a ParadaSP que, desde então, cresceu com a ajuda de voluntários. A Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo tornou-se a maior do mundo, amplificando as vozes da comunidade LGBT+ e possibilitando que a ParadaSP realizasse outros eventos militantes.