LGBTQIA+Noticias

Após anúncio de tema da ParadaSP, organização reforça parecia com UGT focando em direitos humanos, trabalho digno e envelhecimento LGBT+

Celebrando e solidificando uma parceria de mais de 20 anos, a UGT (União Geral dos Trabalhadores) e a APOLGBT-SP (Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo) anunciam mais um passo em sua atuação conjunta. Em 2025, a parceria ganha novo fôlego ao se alinhar ao tema da Parada deste ano, destacando questões fundamentais como o envelhecimento com dignidade, os direitos da população LGBT+, e a luta por condições de trabalho mais justas.

A UGT se posiciona de forma clara contra escalas abusivas, como a de 6×1, e reforça seu compromisso com os direitos humanos e com um futuro mais saudável e digno para todas as pessoas, em especial para quem envelhece no mundo do trabalho. A união das instituições expressa também o compromisso com o debate urgente de refletir sobre a realidade das pessoas LGBT+ idosas do Brasil.

Os tradicionais galhardetes que anunciam o tema da ParadaSP ganham uma nova dimensão este ano. Com apoio da UGT, a estrutura da 11ª Exposição UGT da Paulista – Cidades: Meio Ambiente e Direitos Humanos será utilizada para ampliar a visibilidade da mensagem Envelhecer LGBT+: Memória, Resistência e Futuro, reafirmando o compromisso com os direitos humanos e a ocupação cultural do espaço público. No dia do evento, uma faixa sobre o fim da escala 6×1 será exibida na altura do primeiro trio, antes do início das falas das autoridades, a iniciativa une pautas trabalhistas e de direitos civis.

A parceria também propõe reflexões sobre cidadania, sustentabilidade e a valorização dos povos originários. “Porque um futuro melhor para a população LGBT+ é um futuro melhor para todas as pessoas, independente da sua identidade de gênero, da sua orientação sexual. A UGT tem feito esse trabalho há muitos anos e a gente tem sido parceiro. A gente quer aumentar essa parceria e levar dignidade para o povo brasileiro, principalmente para os povos originários,” afirma Diego Oliveira, Diretor Cultural da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo.

Sobre a ParadaSP

A ParadaSP, organizada pela APOLGBT-SP (Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo) é uma ONG, sem fins lucrativos, fundada em 1999. Detém a marca Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, que acontece desde 1997 na Avenida Paulista. Parte desses participantes fundou a ParadaSP que, desde então, cresceu com a ajuda de voluntários. A Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo tornou-se a maior do mundo, amplificando as vozes da comunidade LGBT+ e possibilitando que a ParadaSP realizasse outros eventos militantes.

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Instagram e Twitter @thiaggocamilo
Botão Voltar ao topo