LGBTQIA+Noticias

Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo apresenta projetos previstos para o próximo ano

Convidados de diversos segmentos estiveram presentes em encontros promovidos nos dias 13 e 14 de novembro, pela diretoria da APOLGBT-SP, ONG responsável pela Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo. Com apresentação da drag Dindry Buck, os eventos contaram com representantes de empresas patrocinadoras, parceiros comerciais, a agência Fome – responsável pela comunicação visual e institucional da ParadaSP –, ONG Mães Da Resistência e influenciadores digitais para conhecerem mais sobre a história do evento e ações previstas para 2025, além do anúncio de novidades. Com mais de 28 anos de atuação, a ONG APOLGBT-SP contribui fortemente para a luta pelos direitos LGBT+, amplificando vozes de maneira autônoma e democrática.

Algumas das novidades anunciadas são a realização da Feira Cultural da Diversidade pela primeira vez durante dois dias (19 e 20/06) e a retomada da parceria com a Dia TV para realizar a transmissão oficial da ParadaSP Ao Vivo com participação do casting da emissora, composto por nomes como Blogueirinha, Diva Depressão e Lorelay Fox.

A ParadaSP consta no calendário oficial da cidade de São Paulo e contabiliza números muito expressivos, como R$763 milhões movimentados na cidade de São Paulo durante a semana da ParadaSP e R$95,4 milhões arrecadados para o município. A transmissão pela internet (ao vivo e em reprises) conta com mais de 10 milhões de visualizações. 

“Eu ando pela Parada inteira, ano após ano, e vejo a alegria das pessoas em participarem do evento. São pessoas lutando por esperança, dignidade e pelos temas que reverberam em conquistas para nossa comunidade”, disse Nelson Matias Pereira, atual presidente da ParadaSP.

Ações previstas para 2025

No dia 2 de junho de 2025, está marcado o Lançamento da Programação Oficial da ParadaSP. Na data, a Associação revela a programação para o mês do orgulho em um evento fechado para pessoas convidadas, imprensa e influencers com o objetivo de falar sobre o tema definido para o ano e as ações realizadas em prol da população LGBT+ no período. Neste ano, a Parada também deve contar com o apoio já histórico de patrocinadores como Terra, L’Oréal e Amstel, parceira do evento há sete anos.

Nos dias 17 e 18 de junho, acontece o Encontro Brasileiros de Organizações de Paradas LGBT+, que promove a troca de experiências positivas de organizações sociais e políticas com o objetivo de fortalecer os laços, as lutas e as bandeiras de celebração do orgulho LGBT+ em todo o país, reunindo a nível nacional as organizações de paradas do Brasil, com reconhecimento internacional da InterPride.

Em 2025, a Feira Cultural da Diversidade vai acontecer em duas datas – 19 e 20 de junho de 2025. Abrindo o final de semana da Parada, o evento tem o objetivo de estimular a economia criativa por meio da geração de renda, levando espaços gastronômicos, artesanato, moda, eróticos, prestação de serviço, exposições, rodas de conversa e exibição de filmes, além de um palco repleto de shows e convidados especiais – um mix de arte e cultura que gera um momento de conexão das marcas com a população LGBT+. 

Um dos pontos que também foi destacado no encontro é a preocupação e o compromisso ambiental do evento. Em 2024, com o apoio da Fundação Heineken e da ONG Pimp My Carroça, 201 catadores recolheram resíduos durante a Parada do Orgulho LGBT+.

Desde 2020, está em curso o programa Parada Solidária, que distribui regularmente, em média, 100 cestas básicas para pessoas em situação de vulnerabilidade social, além de apoiar ações de outras ONGs e coletivos.

A Parada Acessível nasceu em 2017, em parceria com a SMPED e a SMDHC, para que as pessoas com deficiência e neurodivergentes possam desfrutar da Parada do Orgulho. Desde então, todos os eventos da Associação são pensados para serem acessíveis a todas as pessoas. 

Sobre a Parada SP
Desde 1997, a Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo mobiliza milhões na Avenida Paulista, sendo hoje a maior do mundo. Organizada pela APOLGBT-SP, a Parada promove a visibilidade e luta pelos direitos da comunidade LGBT+ em um dos mais importantes atos políticos do país. Além da marcha, a ONG realiza eventos e campanhas ao longo do ano, fortalecendo a militância e a luta pela igualdade.

Thiaggo Camilo - @thiaggocamilo

Jornalista e assessor de imprensa. Foi jurado do quadro musical do programa Mais Show com Danny Pink na Rede Vida. Colunista do Tô Na Fama!, portal parceiro de conteúdo do IG. Atualmente está a frente da sua agência de comunicação e licenciamento. Instagram e Twitter @thiaggocamilo
Botão Voltar ao topo