
É de conhecimento público que o Brasil está constantemente envolvido em aparições e experiências com outras formas de vida entre os moradores de algumas regiões, como em Varginha, no estado de Minas Gerais, que marcou a história do país com o famoso “ET de Varginha”, há cerca de 29 anos, a região Sul e Sudeste, com mais de 400 casos de avistamentos no Rio de Janeiro, em Serra da Beleza, assim como em São Paulo, Distrito Federal, Goiás e, um pouco mais acima do mapa, no Pará.
Por muito tempo, esses episódios caíram no imaginário e fizeram parte de lendas contadas de geração em geração. No entanto, com o avanço da tecnologia e o reconhecimento cada vez mais presente da ufologia, todos os casos recentes e antigos estão sendo questionados, estudados e trazendo informações não só de outros aspectos do nosso universo, como promovem a desmistificação e trazem à tona registros que o mundo tentou esconder, por medo de não serem levados a sério.
Barra do Garças, localizada em Mato Grosso, para além de abrigar o rio Garças, que se tornou patrimônio histórico, natural, cultural e turístico do município, também é famosa por registrar o contato com OVNIs, determinando um dos maiores destinos ufológicos do país. Ademais aos mistérios, há relatos de desaparecimentos repentinos, tremores na terra e visitantes não terráqueos, que iniciaram em 1920, quando o arqueólogo britânico Percy Fawcett viajou à região em busca de El Dorado.
Um dos principais aspectos que alimentam as histórias locais é o desaparecimento de Fawcett, em 1925, um ano após a fundação da cidade. Comerciantes da região afirmam que o tipo de turismo voltado a esse assunto fortalece a economia local o ano todo, já que esses visitantes são instigados a ver com os próprios olhos as luzes no céu, que estão sempre presentes na narrativa dos moradores e são guiados pela quantidade de descrições oferecidas pelos habitantes.
Além do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul também se destaca como alvo de investigações sobre atividades extraterrestres, sendo considerada um hotspot para esses avistamentos. Em 1982, a cidade ganhou reconhecimento pela aparição no Estádio do Morenão em Campo Grande, no qual durante um jogo entre Operário e Vasco, um objeto luminoso foi visto por milhares de pessoas.
A Serra do Roncador, que ambienta a região, ficou conhecida como local de visitas alienígenas e a fama tomou proporções tamanhas que a prefeitura inaugurou um aeroporto simbólico para naves de outro planeta: o discoporto com cinco hectares, em uma chance de atrair esses turistas. Após membros do próprio Pentágono se sentirem confortáveis em explicar a presença de OVNIs e confirmarem a existência de vida inteligente, o Brasil saiu em prol da ciência e da pesquisa e, só em 2024, cerca de 26 casos foram documentados.
Escrito por Kethelyn Rodrigues, supervisionada por Henrique Souza.









